Connect with us

BRASIL

Irã promete retaliação contra Israel após assassinato de líder do Hamas

Publicado

em

Irã promete retaliação contra Israel após assassinato de líder do Hamas
Redação GPS

Irã promete retaliação contra Israel após assassinato de líder do Hamas

O governo do Irã anunciou que irá retaliar Israel em resposta ao assassinato de Ismail Haniyeh, líder político do Hamas, morto em um ataque aéreo nesta quarta-feira (31) em Teerã. Haniyeh estava na capital iraniana para participar da posse do novo presidente do país, Masoud Pezeshkian.

A morte do líder do Hamas, classificado como grupo terrorista por diversos países, incluindo Israel, ocorreu nas primeiras horas da manhã, gerando imediata condenação e promessa de vingança por parte do governo iraniano.

Segundo a missão permanente do Irã na Organização das Nações Unidas (ONU), a resposta será contundente e destinada a causar “profundo arrependimento” em Israel.

“A resposta a um assassinato será, de fato, operações especiais – mais difíceis e destinadas a incutir profundo arrependimento no perpetrador [Israel]”, declarou a missão diplomática iraniana em um comunicado divulgado na rede social X, sem fornecer mais detalhes sobre as ações planejadas.

O aiatolá Ali Khamenei, líder supremo do Irã, já havia prometido retaliação, embora sem especificar as medidas que seriam tomadas. A tensão entre Irã e Israel, que já vinha crescendo, intensificou-se ainda mais após este incidente. Em abril, os dois países trocaram ataques com drones e mísseis, evidenciando a volatilidade da região.

Recentemente, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, acusou o Irã de apoiar financeiramente e militarmente diversos grupos rebeldes no Oriente Médio, como o Hamas, Hezbollah e os Houthis, aumentando as fricções entre as duas nações.

Este novo episódio representa uma escalada significativa na já delicada relação entre Irã e Israel, com potenciais repercussões para toda a região. A comunidade internacional aguarda com apreensão os desdobramentos desta crise, temendo uma nova onda de violência no Oriente Médio.

The post Irã promete retaliação contra Israel após assassinato de líder do Hamas first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Nova pesquisa mostra PP na liderança na OAB-MT; Gisela despenca e Xênia cresce

Publicado

em

Por

Faltando apenas 12 dias para as eleições para a seccional de Mato Grosso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), a disputa ganha contornos de extrema emoção com o pleito mais disputado da história. É o que aponta pesquisa do instituto Índice Pesquisas, contratada pelo portal de notícias FOLHAMAX, revela que o candidato de oposição lidera a disputa.

Na segunda posição, estão tecnicamente empatadas a atual presidente Gisela Cardoso e a advogada Xênia Guerra, que representa uma divisão do atual grupo que comanda a entidade. A amostra foi realizada proporcionalmente com juristas do Estado.

Na modalidade espontânea, onde os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor, o advogado Pedro Paulo foi o mais lembrado, com 24%, mas com uma diferença de apenas meio ponto percentual, já que a atual presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, foi apontada por 23,5% dos entrevistados. Xênia Guerra aparece como intenção de voto de 18% dos juristas, enquanto Pedro Henrique teve o nome apontado por 1,5%. Segundo a pesquisa, 32,5% estão indecisos ou não votarão em nenhum e 0,5% citaram outros nomes.

Já na modalidade estimulada, onde os nomes dos postulantes à presidência da OAB-MT são divulgados ao eleitorado, Pedro Paulo abre uma distância maior, com 32,5%, contra 28% de Gisela Cardoso. Xênia Guerra aparece na terceira colocação, com 24%, enquanto Pedro Henrique registrou 3% dos entrevistados e outros 12,5% não souberam responder.

O Índice também projetou os votos válidos. Pelo cálculo, Pedro Paulo tem 37%; Gisela 32%; Xênia 27,5% e Pedro Henrique 3,5%.

O instituto ouviu 836 advogados, entre os dias 30 de setembro e 5 de novembro, por telefone. A pesquisa tem margem de erro de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. Não foi realizada amostragem sobre a rejeição aos candidatos. A eleição da OAB-MT será online, no dia 18 de novembro, das 9h às 17h, no horário de Cuiabá.

 

Fonte: OAB MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora