Connect with us

Cuiabá

IPTU 2023: CIAC abrirá neste sábado (13) para atendimento e emissão de guias para pagamento

Publicado

em

Os contribuintes que desejam emitir as guias para pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2023 poderão procurar o Centro Integrado de Atendimento ao Contribuinte (Ciac), instalado na Rua Barão de Melgaço, 3.814, Centro, no sábado (13), a partir das 9h. Além da emissão de guias, a equipe da Secretaria Municipal de Fazenda estará no local para esclarecimentos, informações e dúvidas. O horário de atendimento será das 9h às 13h.

Como forma de aproximar ainda mais a Prefeitura do cidadão, além do Ciac, a Loja de Atendimento ao Cidadão (LAC Sul) também irá funcionar no mesmo horário, a partir das 09h. A unidade está situada a Rodovia Palmiro Paes de Barros, S/nº (acesso a Santo Antônio de Leverger).

O vencimento da cota única com desconto de 10% à vista, como a primeira parcela para àqueles que optarem pelo pagamento em até oito vezes fixas e sem juros, é dia 19 de maio.

Essa é mais uma ferramenta adotada pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda para prestação de serviços às pessoas que não têm acesso a internet.

INTERNET- Para realizar a emissão de Guias pela internet, basta entrar no Portal do Contribuinte https://emissao.cuiaba.mt.gov.br/portalfazenda, clicar no botão Cadastro Imobiliário e informar o número da Inscrição Municipal, ou o CPF. O passo seguinte é clicar em avançar para ter acesso ao extrato das guias, tanto de Exercício 2023, como de anos anteriores.

O contribuinte poderá também enviar um e-mail para o endereço: iptu@cuiaba.mt.gov.br, onde uma equipe de plantão fiscal irá sanear as dúvidas.

O contribuinte possui também a opção de realizar o pagamento através do Carnê Digital. Todavia, o contribuinte que possuir crédito lançado em sua inscrição, para utilizar no abatimento do IPTU lançado, deverá selecionar a parcela (dívida) e o Crédito disponível e em seguida emitir a Guia DAM. A opção de pagamento do IPTU pelo Carnê Digital não permite a utilização do crédito disponível.

As guias emitidas via Carnê Digital poderão ser pagas no Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Casas Lotéricas. Se pagar pelo QR CODE PIX poderá ser em qualquer instituição bancária.

A guia de pagamento gerada pelo Portal do Contribuinte poderá ser paga em qualquer outra instituição bancária.

Para obter mais informações:

Centro Integrado de Atendimento ao Contribuinte – CIAC – Rua Barão de Melgaço, 3814 – Centro Norte, Cuiabá – MT, 78005-300);

Loja de Atendimento ao Cidadão (LAC Sul): Rodovia Palmiro Paes de Barros, S/nº (acesso a Santo Antônio de Leverger).

LAC Norte: Espaço no Ganha Tempo CPA;

E-mail: iptu@cuiaba.mt.gov.br

Telefones do IPTU – Telefone – (65) 3317-5616

Whatsapp – (65) 99226-0758

Emissão de guia – Whatsapp – (65) 99206-3609

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora