Connect with us

MATO GROSSO

Ipem-MT orienta sobre segurança de produtos e consumo seguro

Publicado

em

Presente na 6ª edição da Caravana da Transformação em Porto Alegre do Norte, o Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT) órgão delegado do Inmetro e vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) esclarece dúvidas e orienta sobre os produtos com certificação compulsória, regulamentados e serviços de registros de empresas, como reformadora de pneus, extintores, descontaminadora.

Itens de segurança de produtos comerciais que integram o trabalho de fiscalização de consumo seguro, como capacetes (de uso industrial e de motociclistas), fios e brinquedos também estarão expostos para demonstração dos serviços que são realizados pelo Ipem no Estado.

“Vamos falar da Rede Consumo Seguro e Saúde. E o setor de metrologia vai tratar da verificação dos esfigmomanômetros (medidor de pressão). A Caravana é uma oportunidade para demonstração dos tipos de serviços desempenhados pelo Instituto de Pesos e Medidas no Estado e para levar orientação ao consumidor na hora de adquirir produtos seguros”, revelou a diretora da Avaliação da Conformidade do Ipem, Marli do Nascimento.

Pela primeira vez na Caravana, a equipe participa das ações nos dias 28 e 29 (sexta-feira e sábado) e já tem planos para as próximas edições. Segundo a diretora, a previsão é de não perder mais nenhuma oportunidade. “Estamos confiantes no respaldo da população e já nos programando para a próxima edição”, frisou Marli.

Além de duas técnicas metrológicas da área da Avaliação da Conformidade, outros dois profissionais da diretoria de instrumento integram os trabalhos em Porto Alegre do Norte.

Auditorias

As ações na Caravana compreendem dois dias, sendo 28 e 29 (sexta-feira e sábado), mas a equipe está na cidade desde o início da semana em outra missão. Estavam realizando auditorias em empresas locais. Em uma delas, reformadora de pneus, a auditoria visava a manutenção do registro, que é uma medida anual e obrigatória.

Já a outra é para concessão do registro para abertura da empresa, no segmento de manutenção e recarga de extintores.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Polícia Civil prende em Rondônia foragido por homicídio ocorrido em MT há 29 anos

Publicado

em

Por

Em uma operação conjunta realizada na manhã desta terça-feira (05.11), a Polícia Civil de Mato Grosso, em parceria com a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Rondônia, prendeu em Porto Velho o autor de um homicídio ocorrido na cidade de Juína.

Eládio Lopes de Amorim, de 53 anos, foi condenado por um homicídio cometido no garimpo Mutum. Ele era procurado pela polícia desde 2011, quando foi sentenciado a 14 anos de prisão pelo assassinato de Noel Carlos da Silva, conhecido como ‘Baixinho’.

De acordo com o histórico do caso, o crime aconteceu na noite do dia 21 de maio de 1995, no garimpo localizado em Juína, quando a vítima e o autor estavam em uma cantina no local. Testemunhas relataram que Noel Carlos se aproximou de Eládio e, em tom desafiador, pediu a ele que atirasse em uma garrafa de cachaça que estava no chão. Diante da recusa de Eládio, a vítima o provocou e mandou que atirasse em seu peito. Em resposta, o autor fez três disparos contra Noel, que morreu imediatamente. Após o crime, Eládio fugiu do garimpo e permaneceu desaparecido por anos.

A condenação, em 2011, ocorreu após um longo processo judicial, após o Tribunal do Júri considerar o crime como homicídio qualificado por motivo fútil e mediante recurso que dificultou a defesa da vítima. Contudo, Eládio já estava foragido e entrou na lista de procurados pelas forças de segurança.

Nesta terça-feira, após diligências e apoio estratégico da Ficco/RO, as equipes da Regional de Juína conseguiram localizar e prender o réu. Eládio Lopes de Amorim será posteriormente enviado ao sistema prisional de Mato Grosso para o cumprimento da pena em regime fechado.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora