Connect with us

Agronegócio

Investimentos em “agricultura verde” no Brasil podem superar marca de R$ 6 bilhões

Publicado

em

Os investimentos verdes no Brasil têm o potencial de atingir a marca de R$ 6 bilhões. Um dos focos mais destacados nessa perspectiva é o projeto do Arco da Restauração da Amazônia. Esse projeto busca financiar a recuperação de 24 milhões de hectares da floresta amazônica até o ano de 2050. Essa iniciativa é uma das principais abordagens em andamento para impulsionar a sustentabilidade e a preservação ambiental no país.

Segundo Natalia Dias, diretora de Mercado de Capitais e Finanças Sustentáveis do BNDES, esse memorando de entendimento prevê a colaboração entre os bancos para o desenvolvimento de projetos de financiamento verde no Brasil. Isso inclui iniciativas como a produção de hidrogênio de baixo carbono, energia solar, energia eólica e eficiência energética. Essa cooperação tem potencial para gerar até 6,5 bilhões de reais em investimentos.

O governo federal projeta que a produção de combustíveis sustentáveis poderá atrair mais de 200 bilhões de reais em investimentos para o país até 2037. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, destaca o projeto “Combustível do Futuro”, enviado pelo presidente Lula ao Congresso Nacional. Esse projeto oferece uma série de incentivos para a produção de combustíveis sustentáveis, como biodiesel, etanol e hidrogênio verde.

Fonte: Pensar Agro

Continue Lendo

Agronegócio

CMN prorroga prazo para renegociação de operações de crédito rural

Publicado

em

Por

O Conselho Monetário Nacional (CMN) publicou nesta segunda-feira (16) a Resolução nº 5.173 autorizando as instituições financeiras a prorrogarem de forma automática, para 15 de outubro, o vencimento das parcelas e juros das operações de crédito rural de custeio, investimento e industrialização em municípios do estado do Rio Grande do Sul atingidos por enchentes, alagamentos, chuvas intensas, enxurradas, vendaval, deslizamentos ou inundações.  

A medida vale para parcelas de principal e juros das operações de crédito rural vencidas ou vincendas entre 1º de maio e 14 de outubro de 2024.  

A decisão do CMN inclui ainda a extensão do prazo para solicitação de prorrogação das dívidas, também até 15 de outubro, para mutuários com perda de renda igual ou superior a 30%, que não atendem aos critérios para os descontos previstos no Decreto nº 12.138.  

Por fim, a Resolução autorizou também as instituições financeiras prorrogarem, de 15 de outubro até 30 do mesmo mês, as operações de crédito com recursos controlados, cujo vencimento das parcelas de crédito rural esteja vencido ou vincendo entre 1º de maio e 29 de outubro de 2024. 

Com os novos prazos os produtores rurais que tiveram perdas não entrarão em situação de inadimplência e terão mais tempo e tranquilidade para solicitar os descontos previstos no Decreto nº 12.138/2024; a renegociação prevista item 13 do Manual de Crédito Rural (MCR), introduzido pela Resolução CMN nº 5.164/2024; e as operações de crédito com recursos do Fundo Social, de que trata a Resolução CMN nº 5.172/2024.   

Fonte: Pensar Agro

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora