Connect with us

Cuiabá

Investimento em educação é prioridade desde o começo da gestão Emanuel Pinheiro

Publicado

em

A educação em Cuiabá está passando por uma grande transformação, liderada pelo prefeito Emanuel Pinheiro. Desde o início de sua gestão, diversas escolas foram totalmente reformadas e novas unidades foram entregues. O prefeito também tem investido em materiais pedagógicos, equipamentos e climatização dos espaços escolares.

Este ano, a gestão já entregou três escolas completamente reformadas. Em janeiro, foi entregue a reforma geral e ampliação do Centro Educacional Infantil Cuiabano (CEIC) Colomba Cacélia Lombardi Dorileo, no bairro Jardim Imperial. A unidade foi totalmente climatizada com aparelhos de ar-condicionado do Programa Climatizar é Humanizar.

Em março, a Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Prof. Filogônio Corrêa da Costa, no bairro Campo Velho, também passou por reforma geral e ganhou 17 novos aparelhos de ar-condicionado. Já em maio, foi a vez da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Profª. Maria Ambrósio Pommot, no bairro Jardim Imperial, ser totalmente reformada e climatizada.

Além dessas reformas, a gestão de Emanuel Pinheiro construiu 16 novas unidades em substituição a antigos prédios. Também foram reformadas 40 unidades, entre Centros Educacionais Infantis Cuiabano (CEIC), Creches e Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) e escolas do campo (EMEBC), além de cinco quadras poliesportivas e três bibliotecas públicas.

Atualmente, 15 obras estão em andamento, incluindo a construção de novas unidades nos bairros Altos do Parque, Voluntários da Pátria e Serra Dourada, com capacidade para atender 340 estudantes cada.

Além das reformas e construções, a gestão municipal implementou diversas iniciativas na rede pública de ensino, como a distribuição de kits de material escolar e uniformes para os 57.654 estudantes matriculados, uniforme para os servidores e entrega de notebooks para unidades e assessores pedagógicos.

No pedagógico, a rede desenvolve programas e projetos para melhorar a aprendizagem dos alunos, como o Cantinho Cuiabano, o Programa de Alfabetização Cuiabano (ProAC) e o Programa de Melhoria da Proficiência (PROMP), os Projetos Educando para Cuiabania e Sem Platéia Não Tem Bullying, entre outros. A aquisição de novas tecnologias, como notebooks, laboratórios ProCiência e mesas tabletes também têm sido priorizada para garantir uma educação de qualidade para todos.

“Desde o primeiro dia do nosso mandato, ainda em 2017, eu e a primeira-dama Márcia Pinheiro assumimos esse compromisso de transformar a educação pública de Cuiabá. Desde então temos trabalhado incessantemente, com inúmeros investimentos que estão fazendo a diferença para nossos alunos. A cada 2 anos estamos alcançando Índices de Desenvolvimento da Educação Básica cada vez melhores. Isso é prova do comprometimento, do amor, da causa e da dedicação desta gestão, que não mede esforços para oferecer uma educação pública digna, de qualidade, igualitária e que dê oportunidade para todas as crianças”, comentou o prefeito.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora