Connect with us

Cuiabá

Investimento da gestão Emanuel Pinheiro serão apresentados na XI Feira Socioambiental de Bonito

Publicado

em

A Assessora Especial Executiva, Luciana Zamproni, representará a Prefeitura de Cuiabá na XI Feira Socioambiental de Bonito (Mato Grosso do Sul), que será aberta nesta segunda-feira (5), a partir das 18h, no Espaço de Eventos do SESC. O evento, que ocorre anualmente em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, terá uma programação diversificada até quarta-feira (7), incluindo uma roda de conversa sobre Gestão Sustentável para o Setor Público e Privado.

“A Agenda Cuiabá 2030, que estabelece objetivos e metas a serem alcançados pela administração municipal nos próximos dez anos, visa tornar Cuiabá uma referência mundial como uma capital humanizada, sustentável, moderna e repleta de oportunidades. Sou imensamente grata por representar a Prefeitura de Cuiabá e falar sobre essas duas ferramentas de trabalho, aplicadas na gestão do nosso prefeito Emanuel Pinheiro, que tem como premissa a humanização dos serviços e a excelência no atendimento a toda a população cuiabana”, declarou Luciana Zamproni, Assessora Especial Executiva.

A Agenda Cuiabá 2030, um compromisso assumido pela Prefeitura de Cuiabá em consonância com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), abordará estratégias de planejamento nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção.

Aliado à Agenda 2030, Luciana Zamproni abordará temas como o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) Sustentável e Saneamento Básico. Cuiabá possui uma cobertura de rede de esgoto de 80%, e a meta da gestão Emanuel Pinheiro é alcançar 91% até o final de 2024. Além disso, no que diz respeito à água potável, a população cuiabana já tem acesso contínuo a esse serviço.

O IPTU Sustentável, iniciativa idealizada pela gestão Emanuel Pinheiro e regulamentada pela lei municipal nº 515/2022, já beneficia mais de 1.100 municípios desde a sua implementação. A instalação de energia solar e calçadas verdes são algumas das medidas destacadas.

Participarão da discussão Luciana Zamproni Branco, Mario Saladine e Cácia Pimentel. O evento é organizado pelo Instituto das Águas da Serra da Bodoquena (IASB), SESC MS e Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA).

Durante esses três dias, serão oferecidas dezenas de atividades lúdicas e pedagógicas para crianças e adolescentes da Rede Municipal, Estadual e Particular, proporcionadas pelo IASB, SEMA e diversos parceiros, como SANESUL, ENERGISA, PMA, Corpo de Bombeiros, Coletivo Mil pelo Planeta, Ciclo Azul e outras empresas e ONGs.

No período noturno, a programação inclui apresentações musicais, dança e seminários selecionados cuidadosamente para abordar a temática da Sustentabilidade nos espaços de governança pública, agronegócio e serviços. Cada noite terá um tema específico, sob a moderação do SESC MS. Todo o evento é gratuito e aberto ao público em geral.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Após obra da intervenção do Estado na saúde, parte do teto da USF Campo Velho desaba e água ‘escorre’ do forro da unidade do Jardim Imperial

Publicado

em

Por

Na tarde desta sexta-feira (08), o teto da sala de odontologia da Unidade Básica de Saúde (UBS) Campo Velho desabou devido às fortes chuvas que atingiram a cidade. A UBS havia sido reformada no ano passado durante a intervenção do governo estadual na saúde municipal. O incidente ocorreu durante o horário de funcionamento da unidade, mas, por sorte, não havia pacientes ou funcionários na sala no momento da queda. Segundo relatos dos funcionários, o barulho do desabamento foi extremamente alto, o que causou alarme entre os presentes.

Outro problema estrutural foi observado na UBS Imperial 2, também reformada pela mesma intervenção estadual. Durante as chuvas de hoje, os funcionários notaram um vazamento intenso na sala de odontologia da unidade, onde o gesso do teto já apresenta sinais visíveis de infiltração. “O material, quando exposto à umidade, pode encharcar e aumentar de peso, correndo o risco de ceder, o que representa uma ameaça à segurança dos frequentadores e trabalhadores da unidade”, explicou José Ricardo Santana, secretário adjunto da Atenção Básica.

De acordo com o secretário adjunto, ambas as obras ainda estão no prazo de garantia, e o município irá solicitar que a empresa responsável realize os reparos necessários o mais breve possível.

Cabe lembrar que, durante o período de intervenção, o Conselho Municipal de Saúde realizou vistorias nas reformas e identificou uma série de irregularidades que deveriam ter sido corrigidas antes da entrega das unidades. Contudo, os problemas persistem e geram preocupação entre funcionários e a população atendida, que esperava que as reformas trouxessem melhorias e segurança nas unidades básicas de saúde.

A intervenção estadual na saúde do município durou de março a dezembro de 2023. Após retomar a gestão da saúde, em 2024, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde realizou um diagnóstico situacional onde constava todas as irregularidades encontradas nas obras realizadas pela intervenção, que foram denunciadas pelo prefeito Emanuel Pinheiro.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora