Com foco na atualização dos procedimentos técnicos no gerenciamento de crises e resgate de reféns, sete operadores táticos da Gerência de Operações Especiais (GOE), da Polícia Civil de Mato Grosso, concluíram na primeira quinzena de outubro, um intercâmbio operacional, realizado com o Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) da Polícia Militar de São Paulo.
A Gate PM-SP é unidade de operações Especiais Policiais referência no Brasil e no mundo em ocorrência de gerenciamento de crises com refém, criminoso embarricado, entre outros.
A atividade teve como objetivo qualificar e atualizar os operadores da GOE-MT nos procedimentos técnicos empregados em situações de gerenciamento de crises e resgate de refém, para que esta ferramenta institucional esteja cada vez mais forte, e a resposta seja ainda mais precisa e profissional em eventos críticos.
O intercambio operacional foi idealizado pela Diretoria da Polícia Civil de Mato Grosso em parceria com a GOE após ser avaliada a necessidade de evolução técnica e tática do emprego das alternativas táticas para solucionar crises.
Entre as estratégias no treinamento estavam a negociação, o emprego de instrumento de menor potencial ofensivo, a atuação do Sniper Policial, e ação do time de Intervenção Tática.
Para o gerente de Operações Especiais, delegado Frederico Murta, a semana de intercâmbio com a equipe da Gate foi uma oportunidade de grande aprendizado com treinamentos e vivências em ocorrências reais com quem atua de forma rotineira Gerenciando Crises complexas no estado de São Paulo.
“Hoje a GOE dispõe de negociadores, snipers, e time de intervenção tática em constante evolução e atualização, para proporcionar soluções aceitáveis de eventos críticos em missões de Polícia Civil”, destacou Murta.
A Promotoria de Justiça de São Félix do Araguaia (a 1.200km de Cuiabá), em parceria com o Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso, Polícia Judiciária Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, Conselho Tutelar e Conselho de Segurança do município, organizou a distribuição de 5.208 presentes para as crianças matriculadas na rede de ensino das quatro cidades que compõe a comarca (São Félix do Araguaia, Alto Boa Vista, Luciara e Novo Santo Antônio). Os presentes foram adquiridos com recursos oriundos de Termos de Ajustamento de Conduta (TACs).