Com foco na atualização dos procedimentos técnicos no gerenciamento de crises e resgate de reféns, sete operadores táticos da Gerência de Operações Especiais (GOE), da Polícia Civil de Mato Grosso, concluíram na primeira quinzena de outubro, um intercâmbio operacional, realizado com o Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) da Polícia Militar de São Paulo.
A Gate PM-SP é unidade de operações Especiais Policiais referência no Brasil e no mundo em ocorrência de gerenciamento de crises com refém, criminoso embarricado, entre outros.
A atividade teve como objetivo qualificar e atualizar os operadores da GOE-MT nos procedimentos técnicos empregados em situações de gerenciamento de crises e resgate de refém, para que esta ferramenta institucional esteja cada vez mais forte, e a resposta seja ainda mais precisa e profissional em eventos críticos.
O intercambio operacional foi idealizado pela Diretoria da Polícia Civil de Mato Grosso em parceria com a GOE após ser avaliada a necessidade de evolução técnica e tática do emprego das alternativas táticas para solucionar crises.
Entre as estratégias no treinamento estavam a negociação, o emprego de instrumento de menor potencial ofensivo, a atuação do Sniper Policial, e ação do time de Intervenção Tática.
Para o gerente de Operações Especiais, delegado Frederico Murta, a semana de intercâmbio com a equipe da Gate foi uma oportunidade de grande aprendizado com treinamentos e vivências em ocorrências reais com quem atua de forma rotineira Gerenciando Crises complexas no estado de São Paulo.
“Hoje a GOE dispõe de negociadores, snipers, e time de intervenção tática em constante evolução e atualização, para proporcionar soluções aceitáveis de eventos críticos em missões de Polícia Civil”, destacou Murta.
Na tarde de 2 de dezembro de 2024, por volta das 15h, uma ação integrada entre a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Militar (PM/MT) resultou na apreensão de uma carga de maconha no km 555 da BR-158, no município de Água Boa/MT.
Durante a abordagem a um caminhão de cor prata, as equipes constataram que o veículo estava vazio. Ao ser questionado sobre onde havia carregado ou descarregado a carga e sua origem, o motorista apresentou respostas contraditórias, o que levantou suspeitas.
Após uma fiscalização detalhada, foram encontrados cerca de 185 tabletes de substância análoga à maconha, escondidos na carroceria do veículo, acondicionados em sacos. O motorista admitiu que receberia uma quantia em dinheiro pelo transporte da droga até Água Boa/MT.
A carga e o veículo foram apreendidos, e o motorista foi preso em flagrante por tráfico de drogas. O caso foi encaminhado para as autoridades competentes para os procedimentos legais.