Connect with us

Cuiabá

“Integrando a estrutura de segurança alimentar na capital, o Restaurante Popular já serviu mais de 83 mil refeições”, cita a primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro

Publicado

em

Reaberto no mês de novembro de 2023, após uma reforma completa e revitalização do espaço promovida pela Prefeitura de Cuiabá, o Restaurante Popular ‘Elza Fortunato Biancardini’, que funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 14h, excluindo feriados e fins de semana, já serviu mais de 83 mil refeições. A um preço simbólico de R$ 2, o cardápio diário é composto por arroz, feijão, proteína e salada. O cliente ainda tem direito a um copo de suco. O espaço recebe pessoas de diferentes localidades e, independentemente do cadastro em programas sociais, qualquer cidadão tem acesso ao serviço.

Conforme levantamento feito pela Empresa Norte Sul, responsável pela administração da unidade da Prefeitura de Cuiabá, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência e com o apoio da primeira-dama Márcia Pinheiro, em média são fornecidas 900 refeições por dia, totalizando 83.675 atendimentos nesses cinco meses de funcionamento após a reabertura ao público de forma presencial.

“Destaque da estrutura de segurança alimentar na capital, o Restaurante Popular já serviu mais de 83 mil refeições e demonstra a aceitação da população, que a cada mês vem aumentando à procura pelos serviços oferecidos pelo Restaurante Popular. A gestão Emanuel Pinheiro atua efetivamente na aplicação de políticas contra a fome. Além do Restaurante Popular, temos outras políticas que, juntas, asseguram mais de 80 mil refeições por mês, com grande alcance social como o Prato Cheio, que descentraliza a política de segurança alimentar, proporcionando acesso à alimentação social nos bairros mais distantes. Só o Restaurante Popular comercializa uma média de 18 mil refeições ao mês”, afirmou a primeira-dama. Márcia Pinheiro relembra ainda que, diariamente, são fornecidas 450 marmitas, à população em situação de rua, nos principais pontos de concentração desse público, como o Beco do Candeeiro, Morro da Luz, Rodoviária, CPA, entre outros.

“Desde que assumi o cargo, tenho trabalhado, sempre tendo ao meu lado a primeira-dama de Cuiabá, para fortalecer políticas que atendam às necessidades daqueles em situação de vulnerabilidade social. Meu compromisso é garantir o desenvolvimento das pessoas, possibilitando uma cidade mais inclusiva, que potencialize o desenvolvimento de sua população. Uma cidade é feita daqueles que vivem nela”, declarou o prefeito Emanuel Pinheiro.

Para garantir o atendimento, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, elaborou um projeto de reforma completa e revitalização do local, cuidadosamente planejado para garantir que todos os clientes, incluindo pessoas com deficiência, pudessem desfrutar de um ambiente confortável e acessível. As novas instalações contam com banheiros adaptados e equipamentos de última geração, assegurando um serviço de alta qualidade, sendo dois pisos, ambos preparados para atender o público. As instalações foram atualizadas para garantir que os padrões de higiene e segurança alimentar sejam rigorosamente mantidos, desde a modernização da cozinha até a renovação da área de atendimento e refeições.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora