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Instituto de Pesquisa e Estatística completa dois anos de atuação no DF

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Instituto de Pesquisa e Estatística completa dois anos de atuação no DF
FABIO

Instituto de Pesquisa e Estatística completa dois anos de atuação no DF

Fundado em junho de 2022, por meio da Lei nº 7.154, o Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal ( IPEDF ) surgiu para dar continuidade ao legado de mais de cinco décadas da Companhia de Planejamento do DF (Codeplan), atuando como autarquia dedicada a desvendar a realidade da capital federal e sua área de influência. Essa trajetória, marcada por conhecimento e inovação, fortalece a missão de servir a sociedade com responsabilidade.

O IPEDF tem se destacado pela excelência técnico-científica de pesquisas e estudos. A credibilidade é um dos pilares fundamentais do instituto, onde cada produto entregue é um reflexo do rigor metodológico e da dedicação em produzir dados relevantes, fazendo da informação uma ferramenta poderosa para a tomada de decisões estratégicas e eficazes.

Arte: IPEDF

“Nossa missão é trabalhar como um órgão que dá apoio à tomada de decisão. Esse é o nosso DNA. Sabemos que a ciência é complexa e não conseguiríamos isso sem a participação e colaboração de todos que contribuem para a produção de conhecimento”, disse o diretor-presidente, Manoel Barros, em agradecimento aos empregados e servidores.

Ao longo desses dois anos, o instituto passou por uma reestruturação e criou a Diretoria de Estratégia e Qualidade (Diesq), que segue os mesmos padrões da Secretaria Executiva de Valorização e Qualidade de Vida (Sequali), ligada à Secretaria de Economia do Distrito Federal (Seec-DF).

O ato solene em comemoração aos dois anos do instituto contou com a presença do diretor-presidente Manoel Clementino, que também representou as diretoras de Estatística e Pesquisas Socioeconômicas e de Estratégia e Qualidade de Vida, Dea Fioravante e Sônia Gontijo; da diretora de Estudos e Políticas Sociais, Marcela Machado; do diretor de Administração Geral, Leandro Mota; do diretor de Estudos e Políticas Ambientais e Territoriais, Werner Vieira; do tenente Ferreira e subtenente Mata, do Corpo de Bombeiros do DF (CBMDF); e da subcontroladora de Governança e Compliance da Controladoria-Geral do DF (CGDF), Cecília Fonseca, que ministrou a palestra Ética e integridade no poder público .

Durante o evento, o diretor-presidente falou sobre o plano de carreira que está sendo desenvolvido. “Estamos trabalhando em conjunto com a Secretaria de Economia para viabilizar a aprovação da carreira. O projeto de lei está praticamente pronto para a carreira dos novos servidores que ingressarão”. Barros apresentou os três primeiros contratados por meio do concurso público para a carreira Políticas Públicas e Gestão Governamental (PPGG-DF). “Parece pouco, mas isso é muito significativo dentro do contexto do GDF. Sinal de que o governo olha para nós, se preocupa e valoriza a nossa instituição”, finalizou.

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Fonte: Nacional

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Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

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Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição
André Braga

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Neste mês de setembro , o Dia Mundial do Daltonismo tem o objetivo de esclarecer alguns pontos envolvendo o distúrbio da visão, como os sinais para identificá-lo ainda na infância. De acordo com a oftalmologista Mayra Melo, o diagnóstico é crucial para garantir o suporte adequado no desenvolvimento escolar e social.

O daltonismo é conhecido como discromatopsia, sendo portanto, alteração na percepção das cores que afeta cerca de 8% dos homens e 0,5% das mulheres no mundo.

“Os pais devem observar sinais como dificuldade em distinguir cores básicas, como vermelho e verde, ou quando a criança troca frequentemente as cores ao desenhar ou colorir”, orienta Mayra.

É comum também que os pais notem uma certa preferência por roupas de cores neutras ou frequência da dificuldade em atividades que envolvam a diferenciação de cores, como jogos e brincadeiras.

“Em muitos casos, a criança pode sentir frustração ou desinteresse em atividades escolares que envolvem cores, o que pode ser erroneamente interpretado como falta de atenção ou interesse”, alerta a especialista.

O diagnóstico é feito por um oftalmologista, utilizando testes específicos como o de Ishihara, que avalia a percepção das cores. Apesar de não haver cura para a condição, o diagnóstico precoce permite que a criança seja orientada e adaptada para lidar melhor.

“O uso de ferramentas adequadas, como material escolar com contrastes fortes e a utilização de óculos ou lentes com filtros especiais, pode fazer toda a diferença no desenvolvimento acadêmico e na autoestima da criança”, afirma.

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Fonte: Nacional

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