Os profissionais da Educação Básica, efetivos ou estáveis, com interesse em exercer a função de diretor escolar no biênio 2016/2017 em escolas da rede pública estadual devem se inscrever até segunda-feira (07.12) junto à Assessoria Pedagógica do município em que se localiza a unidade escolar. A abertura da segunda fase do processo de seleção de gestor em forma de indicação foi publicado na Portaria Nº 461 da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), no Diário Oficial de sexta-feira (27.11).
No ato da inscrição os candidatos precisam apresentar currículo e documentos que atestem aptidão bancária, adimplência com o Conselho Deliberativos da Comunidade Escolar (CDCE) e termos de compromisso para a participação de formações e elaboração de proposta de trabalho que pretende redigir, por exemplo.
Os profissionais com interesse em se candidatar à função de diretor escolar devem atender a algumas prerrogativas, como: ocupar cargo efetivo ou estabilizado na Educação Básica; ter no mínimo dois anos de efetivo ininterruptos até a data da inscrição em qualquer escola no município em que se localiza a escola estadual na qual pretende concorrer; ser habilitado em nível de licenciatura; inscrever-se para escola distinta da qual tenha concorrido como candidato único e não obteve 50% dos votos válidos; inscrever-se para escola distinta da qual tenha ocupado cargo no biênio 2014/2015, entre outras.
O candidato também precisa se inscrever para escola distinta da qual esteja lotado; não ter exercido dois mandatos consecutivos, mesmo em escolas distintas; estar em dia com a prestação de contas da escola na qual tenha exercido a função de diretor nos últimos cinco anos; estar regular com o credenciamento no sistema online do Conselho Estadual de Educação; e estar em dia com o preenchimento do diário eletrônico.
As Assessorias Pedagógicas deverão encaminhar a documentação apresentada pelos candidatos à Comissão Eleitoral Estadual. Os currículos e demais documentos serão analisados pela comissão e homologados pelo secretário de Estado de Educação, Permínio Pinto Filho, até o dia 16 de dezembro. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Eleitoral Estadual que atenderá a superintendência de Gestão escolar, na sede da Seduc em Cuiabá.
A posse dos profissionais homologados para exercer a função de diretor de unidade escolar para o biênio 2016/2017 acontece no dia 04 de janeiro de 2016. Para acessar mais informações e lista das escolas nas quais o processo de seleção ocorre por meio de indicação clique aqui.
Fonte: Governo MT – MT