Connect with us

MATO GROSSO

Inscrições para o Prêmio Inova MT são prorrogadas até 15 de dezembro

Publicado

em

As inscrições para participar da 3ª edição do Prêmio Inova MT foram prorrogadas até dia 15 de dezembro. A ação visa reconhecer as ações inovadoras desenvolvidas na gestão ou desenvolvimento de produtos nas empresas mato-grossenses. Os micro, pequenos e médios empresários interessados em participar deverão preencher um formulário online gratuitamente, disponível clicando aqui.

A iniciativa é uma parceria entre Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci-MT), Parque Tecnológico Mato Grosso e Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat), sendo considerada uma das principais oportunidades para o fortalecimento do ecossistema de inovação do Estado.

Uma das principais articulações garantidas para os vencedores do prêmio é a conexão entre pesquisadores e representantes de empresas, proporcionando o impulsionamento das ações inovadoras por meio de uma consultoria exclusiva por até um ano.

Nesta edição, o Governo de Mato Grosso aumentou de seis para nove o número de bolsas para os pesquisadores que vão atuar junto às empresas, promovendo também a interação entre teoria e prática. Com o incentivo, os vencedores terão a chance de desenvolver novos projetos de inovação e aumentar sua competitividade no mercado.

De acordo com o coordenador do Parque Tecnológico MT, Rogério Nunes, o prêmio é uma ação inédita no país e coloca o Estado em uma posição de destaque no incentivo à inovação.

“É um prêmio praticamente único no Brasil. Para essa terceira edição, a gente tem muita expectativa, principalmente porque o prêmio cresceu e se difundiu entre as empresas do Estado. Pretendemos ampliar esse alcance cada vez mais e contemplar essas empresas pelos seus méritos”, afirmou o coordenador.

Edições anteriores

Uma das empresas participantes do prêmio é a Teak Resources Co (TRC), que ficou em 1º lugar na categoria média empresa durante a 2ª edição do prêmio. Segundo o gerente administrativo, Adriano Teixeira, o prêmio colaborou com o desenvolvimento de um adubo verde que hoje é considerado destaque no mercado global.

“Agradecemos a iniciativa por nos proporcionar ambiente aberto e seguro para inovarmos todos os dias. Atualmente, o prêmio está alavancando uma bolsa de pesquisa de um novo adubo verde, o Biochar, uma iniciativa pioneira em nosso portfólio, que foi especialmente destacada pelo Prêmio Inova MT, consolidando nossa posição no mercado global”, disse Adriano.

Já Tarcisio Marchiore, proprietário da Jong Kombucha, ressaltou o impacto que ações como essa causam em empresas que estão começando. Contemplado com o segundo lugar na edição de 2021 e primeiro na de 2023, sua empresa recebeu uma bolsista na área de engenharia de alimentos.

“Foi um prêmio que agregou muito para o crescimento da nossa marca e do nosso produto. Nós estávamos iniciando a comercialização da Kombucha e não tinha como manter uma engenheira efetiva. Com a bolsista nós conseguimos estudar melhor, aprofundar mais algumas questões e padronizar o nosso produto. Por causa da engenheira disponível, hoje nós temos um produto padronizado”, afirmou Tarcísio.

O Cartório do Terceiro Ofício de Cuiabá também foi premiado em 2023, levando o segundo lugar na categoria médio porte. Daniel Benedito, oficial tabelião e registrador civil do cartório, apontou a oportunidade que o Prêmio Inova proporciona para aqueles que querem se inserir nesse circuito de inovação,

“Participando do prêmio, indo na premiação, você é inserido nesse ecossistema e conhece pessoas, auditores, empresas e empresários que estão nessa jornada da inovação e entendem que inovação é um negócio para ganhar dinheiro e virar produtividade”, ressaltou Benedito.

Para saber mais sobre as categorias e informações para inscrição, o participante deve ler a íntegra do edital, disponível clicando aqui. Já para realizar a inscrição, basta clicar aqui.

*Com colaboração de Gabriel Vieira

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Primeira-Dama do Estado participa de assinatura do contrato que pode aumentar em mais de 80% atendimentos oncológicos no HCanMT

Publicado

em

Por

A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, juntamente com o governador Mauro Mendes, participou, nesta quarta-feira (18.09), da assinatura do contrato entre o Governo do Estado e o Hospital de Câncer de Mato Grosso (HCanMT) com a finalidade de formalizar os serviços de saúde ambulatoriais, transformando a unidade hospitalar em um Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon).

Para Virginia Mendes, os esforços para a conclusão do processo serão um alívio para a população e para os pacientes que enfrentam a saga dos processos de regulação, já que os atendimentos serão realizados todos no HCanMT, ainda definiu como uma ação histórica.

“Uma ação histórica. Foi uma alegria testemunhar este momento histórico para o Hospital de Câncer. Eu sei muito bem o que é passar por um câncer. São muitas dúvidas, medos e tantas situações que a gente enfrenta; o mínimo que uma pessoa nessa situação precisa é de um cuidado apropriado. Com o novo contrato, os pacientes não ficarão andando de um lado para o outro, pois tudo será realizado em um só lugar”, disse a primeira-dama de MT.

Ela agradeceu a união de esforços para a formalização do contrato. “Gratidão ao Governo do Estado pela sensibilidade, por entender a importância dessa ação; ao diretor-presidente do Hospital, Laudemi Nogueira, e sua equipe; ao meu querido amigo Gilberto Figueiredo, que, enquanto esteve à frente da SES, se dedicou a este projeto juntamente com sua equipe, e ao atual secretário da Saúde, Juliano Melo. Com certeza, muitas vidas serão salvas a partir desta iniciativa”, ratificou Virginia Mendes.

O governador Mauro Mendes também recordou o diagnóstico de câncer da primeira-dama Virginia Mendes e falou do desejo de ver mais pessoas contando histórias de superação da doença. “Cuidar da saúde nesta área é algo diferenciado, porque eu já vivi isso dentro da minha casa. Ver a agonia e descobrir que alguém que você ama está com câncer é muito dolorido. Graças a Deus conseguimos superar. Espero que mais pessoas possam contar a nossa história, que eu contei e conto da minha esposa ter passado por isso e por ter tido um bom tratamento”.

Com a formalização do contrato, a assistência oncológica no Estado será ampliada em mais de 80%. A parceria permitirá que a capacidade de atendimentos da unidade suba de 310.893 para 562.008 por ano, resultando em um acréscimo de 251.115 procedimentos.

O contrato prevê um investimento anual que passará de R$ 48,7 milhões para R$ 93,9 milhões. A proposta para o novo contrato foi elaborada pela equipe técnica da Secretaria de Estado de Saúde (SES), levando em consideração a real capacidade física e técnica do Hospital de Câncer, com base na produção ambulatorial e hospitalar de 2019 a 2023.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora