Connect with us

Cuiabá

Inscrições para o 7º Pedal da Semob ainda podem ser feitas; evento será domingo (21) e possui número de participantes limitado

Publicado

em

As inscrições para o 7º Pedal Ecológico da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), que será realizado no início da manhã do próximo domingo, dia 21 de abril, ainda podem ser feitas. Os ingressos podem ser adquiridos nas lojas Ciclo Machado de Cuiabá e Várzea Grande até sábado, dia 20, mas as vagas são limitadas a 500 participantes. Até a manhã desta quarta-feira (17), 430 pessoas já haviam se inscrito.

O coordenador do evento, Raimundo Ribeiro, lembra que a participação é garantida através de cinco quilos de arroz ou um kit contendo: um quilo de feijão, outro de açúcar, litro de óleo e outro de leite. As alternativas possuem valor estimado de R$ 25. Os alimentos arrecadados serão doados para famílias em situação de vulnerabilidade social.

“Não fique de fora, ainda dá tempo de participar. É uma oportunidade para fazer amizades, reencontrar os amigos, se divertir, mandar o estresse embora, sair do sedentarismo. É uma rota inédita, uma região onde poucos ciclistas costumam ir por causa do movimento da rodovia, mas com o apoio da Semob no suporte à segurança, tudo se tornará mais fácil”, garante ao informar que um ônibus será disponibilizado como opção de retorno após o almoço festivo que será servido aos participantes do pedal. Sendo assim, os ciclistas que se sentirem cansados terão a opção de voltar no ônibus com suas bikes.

A concentração do Pedal Semob será em frente ao Shopping Estação às 6h, com destino ao Distrito Aguaçu, um percurso de 43 quilômetros entre vias pavimentadas e não pavimentadas. Haverá vários pontos de hidratação pelo caminho, música ao vivo e sorteio de prêmios, inclusive, de uma bicicleta Audax profissional. O ciclista Thiago Campos, 39 anos, que participa todos os anos do pedal, disse que já está com tudo pronto para domingo e que a expectativa é concluir o trajeto e trazer mais um prêmio.

“É a sexta vez consecutiva que participo do evento. Estou ansioso para aproveitar o momento, ver os rios, paisagens, os lugares maravilhosos que vamos passar. Vai ser um domingo de alegria, junto de amigos e algumas pessoas da família”, exalta Thiago.

Criado pela gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, o Pedal da Semob tem entre as finalidades principais ajudar o próximo e fazer com que a população pratique esporte. Para a realização dessa grande iniciativa de cunho social, lazer e fomento turístico, a Semob conta com patrocínios de várias empresas privadas.

Nas seis edições realizadas até hoje, já foram arrecadadas 10 toneladas de alimentos que foram doadas a comunidades como: Apoio à Criança com Câncer (AACC), Hospital de Câncer de Mato Grosso, Legião da Boa Vontade (LBV), Casa Caminho Redentor, Casa São Vicente de Paula e Pastoral da Família da Igreja São Gonçalo do Porto.

A cada edição, cerca de 500 ciclistas participam. Nestes quatro anos de realizações consecutivas, mais de 4.000 pessoas participaram da iniciativa de esporte, lazer e entretenimento.

Para mais detalhes, siga a página no Instagram: @pedaldasemobcuiaba

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora