Pesquisadores acadêmicos da rede de escolas técnicas e de Instituições de Ensino Superior (IES) ainda podem inscrever seus trabalhos científicos para publicação da terceira edição da “Revista Educação C&T”. Os artigos devem ser enviados até o dia 15 de junho no e-mail revista@secitec.mt.gov.br.
A obra tem a finalidade de disseminar o conhecimento pedagógico, científico, profissional e tecnológico, produzido nos mais diferentes ambientes de ensino e pesquisa do Estado.
Serão selecionados trabalhos com o tema Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação: Impactos no desenvolvimento econômico, social e ambiental, a fim de promover discussões sobre essa temática para impulsionar estudos e pesquisas direcionados ao avanço da CT&I em colaboração com diversos setores da sociedade.
Em sua 3ª edição, a revista da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) foi lançada pela primeira vez no ano de 2022, durante a abertura da 19ª Semana de Ciência e Tecnologia. O conteúdo ainda promove o debate sobre o papel da ciência no desenvolvimento social, econômico e cultural de Mato Grosso. ¿¿¿¿¿¿¿ A obra será disponibilizada em sua versão online na plataforma da Seciteci. Para saber mais, acesse AQUI o template com as recomendações completas.
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) realizou, nesta quarta-feira (20.11), o resgate de um gato e duas cobras que se encontravam em situações de risco em diferentes municípios do Estado. As equipes foram acionadas através do número de emergência 193.
No município de Primavera do Leste (a 234 km de Cuiabá), a equipe da 6ª Companhia Independente Bombeiro Militar (6ª CIBM) foi acionada por volta das 7h40 para resgatar um gato que estava preso dentro do motor de um veículo, na Avenida Eudevir Viecelli.
No local, os bombeiros militares constataram que o gato apresentava ferimentos em uma das patas e cuidadosamente realizaram a retirada do animal, evitando causar estresse desnecessário. Após o resgate, o gato foi encaminhado para uma clínica veterinária, onde recebeu os cuidados necessários.
Já na tarde do mesmo dia, no município de Guarantã do Norte (a 709 km de Cuiabá), a equipe do 4º Núcleo Bombeiro Militar (4º NBM) foi acionada para capturar uma jiboia de aproximadamente 1,30 metro que estava no quintal de uma residência no bairro Rio de Janeiro.
Durante o resgate, os bombeiros realizaram a captura manual da cobra e, em seguida, a transportaram para uma área de mata, onde foi solta em seu habitat natural.
Em Campo Verde (a 131 km de Cuiabá), a equipe da 11ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (11ª CIBM) foi acionada para capturar uma jiboia encontrada em uma propriedade na rodovia BR-070. Ao chegar no local, os bombeiros constataram que a cobra estava na estrutura do telhado de um galinheiro.
Para o resgate, a equipe utilizou uma pinça apropriada para captura de pequenas serpentes, transferindo o animal com segurança para um tambor próprio para transporte. Em seguida, a jiboia foi solta em seu habitat natural.