Connect with us

MATO GROSSO

Inscrições abertas: comunicação não-violenta é tema de curso credenciado pela Enfam

Publicado

em

Nos dias 24, 25 e 26 de abril, a Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT) realiza o curso “Comunicação não-violenta: conexões mais humanizadas no trabalho”. Voltado a juízes(as) e desembargadores(as), a iniciativa contará com dois formadores: o pedagogo e servidor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), Fernando de Assis Alves, e o juiz federal Vlademir Santos Vitovsky, titular da 9ª Vara Federal de Execuc¸a~o Fiscal do Rio de Janeiro.
 
O curso de Formação de Formadores (correspondente ao Nível 2 do Fofo) será ofertado na modalidade presencial, com 24 horas/aula, entre os dias 24 e 26 de abril, das 9h às 12h e das 14h às 19h. São ofertadas 45 vagas.
 
Segundo a diretora-geral da Esmagis-MT, desembargadora Helena Maria Bezerra Ramos, o objetivo da iniciativa é capacitar os magistrados a compreender as consequências dos processos de comunicação não-violenta no ambiente de trabalho, analisando e aplicando os tipos de comunicação nas situações concretas, de forma assertiva e humana, favorecendo a comunicação.
 
São objetivos específicos do curso: compreender o fenômeno das mudanças nos processos de comunicação não-violenta no ambiente de trabalho; discutir a transposição da comunicação presencial para a não presencial, bem como as síncronas e assíncronas; compreender os impactos das inovações nas formas de comunicação; utilizar a comunicação não-violenta no ambiente de trabalho; planejar ações de comunicação, articulando ferramentas da comunicação no ambiente corporativo; e aplicar princípios da comunicação não-violenta.
 
Inscrições – O prazo de inscrições termina nesta quarta-feira (10 de abril) para os juízes do interior (10 vagas). Já os juízes da Capital, Várzea Grande ou do interior que queiram participar por expensas próprias podem se inscrever até 19 de abril. Caso sobrem vagas remanescentes, essas serão ofertadas para assessores de gabinete.
 
 
Formadores – Fernando de Assis Alves é graduado em Pedagogia pela Universidade de Brasi´lia, especialista em Gesta~o Pu´blica e Sociedade, mestre em Educac¸a~o e Comunicac¸a~o (UnB) e doutorando em Cie^ncias da Educac¸a~o pela Universidade de Lisboa.
 
Diretor-presidente do Grupo Educando para a Vida (Educavida), é professor volunta´rio na UnB. Tem experie^ncia na a´rea de Educac¸a~o, Tecnologias da Informac¸a~o e Comunicac¸a~o, Inovac¸a~o Tecnolo´gica e Empreendedorismo, com e^nfase em Educac¸a~o e Promoc¸a~o de Sau´de, atuando principalmente nos seguintes temas: poli´ticas e gesta~o pu´blica, educac¸a~o, sau´de, ecopedagogia, sexualidade, viole^ncia, adolesce^ncia e juventude.
 
Vlademir Santos Vitovsky é doutor em Direito e Sociologia da Universidade de Coimbra, membro da Comissa~o do CAE/EMARF, e coordenador da Comissa~o de Gesta~o da Administrac¸a~o Judicia´ria. Juiz Formador, coordenador do Curso de Formac¸a~o Inicial de Magistrados (2012, 2015 e 2020) e do Curso de Vitaliciamento de Magistrados (2021-2022).
 
Lígia Saito
Assessoria de Comunicação
Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT)
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Forças de segurança impedem mais uma invasão de terra em MT; 44ª ação realizada para combater ocupações ilegais

Publicado

em

Por

As forças de segurança de Mato Grosso impediram, neste sábado (09.11), uma invasão de terra em Barão de Melgaço. Essa já é a 44ª ação realizada desde 2023 para impedir ocupação de terras ilegais no Estado.

Conforme informações da Polícia Militar, um grupo de cerca de 30 pessoas quebrou o cadeado da porteira, arrebentou as cercas da fazenda e invadiu o local. Quando a polícia chegou eles já estavam levantando barracas de lona.

Os invasores foram detidos e levados para a delegacia de Santo Antônio do Leverger.

O secretário de Estado de Segurança Pública, César Roveri, lembra que Mato Grosso foi o primeiro Estado a declarar tolerância zero com as invasões de Terras.

“É uma determinação do governador Mauro Mendes, para impedir que os invasores se instalem em propriedades urbanas e rurais aqui no Estado, e assim foi feito. Logo que o boletim de ocorrência foi registrado, a polícia deu início ao atendimento e aplicação do programa tolerância zero à invasão de terras, da mesma forma como já foi feito nos 43 casos anteriores, desde março de 2023”, disse o secretário.

“As forças de segurança no Estado trabalham integradas para impedir as invasões, dando uma resposta rápida ao cidadão, e mantendo a ordem e a segurança pública”, ressaltou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Mendes.

Tolerância Zero

Desde 2023, o Governo de Mato Grosso tem atuado com tolerância zero com as invasões de terras no Estado.

As forças de segurança do Estado atuam de forma integrada para impedir invasões ilegais. A atuação é realizada por agentes da Polícia Militar, Polícia Civil, Politec, unidades especializadas como Rotam e Força Tática, e também o Corpo de Bombeiros, quando necessário.

Monitoramento constante é realizado pela Secretaria Adjunta de Inteligência, da Secretaria de Estado de Segurança Pública, bem como pela Polícia Judiciária Civil (PJC).

A Patrulha Rural, da Polícia Militar, também atua com apoio. Diariamente, os policiais realizam o monitoramento georreferenciado das propriedades rurais e visitam os moradores, buscando estabelecer um diálogo e promover maior proximidade com os cidadãos locais.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora