Connect with us

BRASIL

Inmet emite alerta de geada no Rio Grande do Sul e frio em demais regiões do Brasil

Publicado

em

O vale do Caminhos da Neve co geada
Foto: Mycchel Legnaghi

O vale do Caminhos da Neve co geada

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo potencial de geada para o Rio Grande do Sul, com início previsto para a madrugada deste sábado e duração até 7h30. Além disso, as temperaturas em São Paulo devem permanecer baixas durante o fim de semana. O órgão também alertou para o declínio de temperatura no Paraná, Santa Catarina, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Acre.

Segundo Andrea Ramos, meteorologista do Inmet, esses fenômenos são consequência de uma onda de frio que começou na quarta-feira e deve se estender até domingo. Ela explica que isso ocorre devido à atuação de um anticiclone, que mantém uma massa de ar frio de origem polar sobre o país.

As geadas devem atingir a região oeste do Rio Grande do Sul. Cidades como Quaraí e Sant’Ana do Livramento registrarão mínimas de 1°C e máximas de 12°C. Em Porto Alegre, a máxima será de 14°C e a mínima de 10°C, com possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas isoladas durante a tarde e a noite. Em Curitiba, o Inmet prevê máxima de 13°C e mínima de 10°C.

De acordo com Ramos, essas chuvas resultam da instabilidade trazida por uma baixa pressão associada a um cavado — área alongada de baixa pressão. Esse fenômeno também trará chuvas para São Paulo e para o sul do estado do Rio de Janeiro, já neste sábado. A meteorologista alerta para a possibilidade de precipitações na capital fluminense a partir de amanhã.

Em São Paulo, os termômetros marcarão máxima de 17°C e mínima de 13°C. No Rio de Janeiro, a máxima será de 24°C e a mínima de 20°C.

No Nordeste, o Inmet alertou para perigo potencial de vendaval em quase todos os estados da região, exceto Sergipe e Maranhão. Os ventos podem variar entre 40 km/h e 60 km/h, com risco de queda de galhos de árvores.

Além disso, o instituto sinalizou a possibilidade de chuvas isoladas em todo o litoral durante a manhã de hoje. Para a tarde e a noite, as precipitações isoladas não devem atingir Fortaleza, Salvador e o litoral do Piauí.

No Recife, João Pessoa e Aracaju, as máximas serão de 28°C e as mínimas de 23°C. Em Salvador, a máxima será de 29°C e a mínima de 23°C. Para Fortaleza, a previsão é de máxima de 31°C e mínima de 22°C.

Para o Norte, o Inmet emitiu um alerta de chuvas intensas na porção norte e sul do Amazonas e de Roraima, além do centro amazonense. Em Manaus, a previsão é de início das chuvas na parte da tarde, com máxima de 32°C e mínima de 25°C.

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Publicado

em

Por

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição
André Braga

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Neste mês de setembro , o Dia Mundial do Daltonismo tem o objetivo de esclarecer alguns pontos envolvendo o distúrbio da visão, como os sinais para identificá-lo ainda na infância. De acordo com a oftalmologista Mayra Melo, o diagnóstico é crucial para garantir o suporte adequado no desenvolvimento escolar e social.

O daltonismo é conhecido como discromatopsia, sendo portanto, alteração na percepção das cores que afeta cerca de 8% dos homens e 0,5% das mulheres no mundo.

“Os pais devem observar sinais como dificuldade em distinguir cores básicas, como vermelho e verde, ou quando a criança troca frequentemente as cores ao desenhar ou colorir”, orienta Mayra.

É comum também que os pais notem uma certa preferência por roupas de cores neutras ou frequência da dificuldade em atividades que envolvam a diferenciação de cores, como jogos e brincadeiras.

“Em muitos casos, a criança pode sentir frustração ou desinteresse em atividades escolares que envolvem cores, o que pode ser erroneamente interpretado como falta de atenção ou interesse”, alerta a especialista.

O diagnóstico é feito por um oftalmologista, utilizando testes específicos como o de Ishihara, que avalia a percepção das cores. Apesar de não haver cura para a condição, o diagnóstico precoce permite que a criança seja orientada e adaptada para lidar melhor.

“O uso de ferramentas adequadas, como material escolar com contrastes fortes e a utilização de óculos ou lentes com filtros especiais, pode fazer toda a diferença no desenvolvimento acadêmico e na autoestima da criança”, afirma.

The post Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora