A noite de terça-feira (6) trouxe uma novidade que promete elevar o turismo de Brasília a outro patamar. Em um evento realizado no Museu de Arte de Brasília, foram revelados os quatro influencers que irão protagonizar o projeto “Turismo de Brasília ao Quadrado” .
Com uma proposta de destacar as belezas e peculiaridades da capital federal, o projeto conta com Bárbara Lins, Eldo Gomes, Cris Marques e Dudu Carlin, que se uniram para mostrar as diversas faces de Brasília através de webséries e campanhas nas redes sociais.
Bárbara Lins, jornalista e repórter com uma trajetória consolidada na cobertura do turismo local, foi uma das estrelas da noite. “Queremos mostrar, não só para Brasília, mas para todo o Brasil e o mundo, as belezas do Distrito Federal. Somos apaixonados por essa cidade e queremos atrair mais pessoas para conhecer nossa riqueza cultural” , destacou Lins, que também compartilha suas aventuras no site Descobertas Bárbaras e no Instagram @babilins.
Cris Marques, que comanda o perfil @raizesdomundo e é produtora de conteúdo há mais de 14 anos, enfatizou seu amor pela cidade onde nasceu. “Brasília é uma cidade plural, com roteiros para todos os gostos: gastronômicos, de aventura e culturais. Meu objetivo é mostrar o lado de Brasília que poucas pessoas conhecem” , comentou.
Eldo Gomes, jornalista especializado em conteúdo multiplataforma, acrescentou: “Vai ser muito bom podermos falar de Brasília para outros estados e países, e com a websérie, essa luz será lançada em diversas mídias.” Gomes é um dos nomes por trás do blog que há mais de uma década explora as atrações da cidade, além de manter o perfil @eldogomes e o projeto #ViagensDoEldo.
Dudu Carlin, com 25 anos de experiência em marketing orgânico e produção de eventos, completou o quarteto. “Brasília tem um mercado de eventos amplo, e muitos desconhecem. Meu foco será mostrar esses eventos e as ricas histórias das cidades satélites” , afirmou Carlin, que compartilha sua rotina no perfil @duducarlin.
Ewandro Cardoso, vice-presidente do Instituto Cerrado Livre, organizador do projeto, ressaltou a importância da escolha dos influencers: “Eles já compartilham suas experiências, dicas e conselhos, agregando valor emocional e aspiracional à experiência de viagem.”
O lançamento oficial do projeto está previsto para novembro, quando o público poderá conferir os conteúdos produzidos pelos influencers no YouTube e Instagram. Até lá, mais detalhes podem ser encontrados nas redes sociais do projeto no Instagram, @turismodebsb.
Confira como foi o dia do anúncio pelas lentes de Rayra Paiva:
Vyctor Hugo Ribeiro e Eduardo Ganassin
Tonny Guardieiro, Patrícia Gonçalves e Cleo Assis
Patrícia Gonçalves, Diandra Alves e Eliel Salustiano
Luiza Nogueira, Júnior Martins, Thayzza D_avila e Rúbia Manazek
Luan Guedes, Andrezza Amoras, Daniel Pitta e Ewandro Teixeira
Lu Alves e Luana Alves
Laryssa Santana e Regnaldo Neto
Iêda Tunes, Gabriela Tunes e Terra Thais
Gabriela Artemis e Camila Pozzer
Evelyn Silva Gomes e Maurício Nunes de Morais
Eldo Gomes, Bárbara Lins, Luana Alves, Cris Marques e Dudu Carlin
Eldo Gomes e Bárbara Lins
Cantor Rubinho Gabba
Caio e Henrique, dupla sertaneja
Ariela Oumori, Caio Lucas, Eldo Gomes, Rogério Duarte, Lu Correia e Altair Henrique
Neste mês de setembro , o Dia Mundial do Daltonismo tem o objetivo de esclarecer alguns pontos envolvendo o distúrbio da visão, como os sinais para identificá-lo ainda na infância. De acordo com a oftalmologista Mayra Melo, o diagnóstico é crucial para garantir o suporte adequado no desenvolvimento escolar e social.
O daltonismo é conhecido como discromatopsia, sendo portanto, alteração na percepção das cores que afeta cerca de 8% dos homens e 0,5% das mulheres no mundo.
“Os pais devem observar sinais como dificuldade em distinguir cores básicas, como vermelho e verde, ou quando a criança troca frequentemente as cores ao desenhar ou colorir”, orienta Mayra.
É comum também que os pais notem uma certa preferência por roupas de cores neutras ou frequência da dificuldade em atividades que envolvam a diferenciação de cores, como jogos e brincadeiras.
“Em muitos casos, a criança pode sentir frustração ou desinteresse em atividades escolares que envolvem cores, o que pode ser erroneamente interpretado como falta de atenção ou interesse”, alerta a especialista.
O diagnóstico é feito por um oftalmologista, utilizando testes específicos como o de Ishihara, que avalia a percepção das cores. Apesar de não haver cura para a condição, o diagnóstico precoce permite que a criança seja orientada e adaptada para lidar melhor.
“O uso de ferramentas adequadas, como material escolar com contrastes fortes e a utilização de óculos ou lentes com filtros especiais, pode fazer toda a diferença no desenvolvimento acadêmico e na autoestima da criança”, afirma.