Connect with us

Cuiabá

Índice de superlotação na Urgência e Emergência do HMC reduz em 28% nos últimos sete meses

Publicado

em

Com a implantação de novas ferramentas, através do Projeto Nacional Lean nas Emergências, o Pronto-Socorro “Dr. Leony Palma de Carvalho”, que fica no Hospital Municipal de Cuiabá – HMC, teve grandes avanços. A mais relevante é a redução em 28% do índice de superlotação nos últimos sete meses (julho/22 a janeiro/23), conforme o NEDOCS (indicador de lotação de urgência e emergência).  

O objetivo do Projeto Lean é reduzir a superlotação nas urgências e emergências de hospitais públicos por meio do uso da metodologia Lean. Essa metodologia visa melhorar a gestão, racionalizando recursos, otimizando espaços e insumos. Baseada em tempo e valor, para assegurar fluxos contínuos e eliminar desperdícios e atividades de baixo valor agregado. 

O Hospital Municipal de Cuiabá integra desde junho de 2022 o Projeto Nacional Lean nas Emergências do PROADI-SUS, sob a consultoria do Hospital Sírio-Libanês. 

“A Urgência e Emergência do HMC passou por reestruturação desde o início do Projeto Lean, com a adoção de inúmeras ferramentas, que otimizaram o fluxo de atendimento aos pacientes. São avanços importantes, que a gestão Emanuel Pinheiro vem alcançando através de uma equipe treinada constantemente e com todo o aparato estrutural”, enfatizou o diretor-geral da Empresa Cuiabana de Saúde Pública – ECSP, Paulo Rós. 

De acordo com o “focal point” do projeto no HMC, Muriel Alencar, o índice de superlotação apresenta redução significativa se comparado ao final da 1ª etapa do Projeto, em novembro de 2022, quando reduziu para 22%. 

“Estamos alcançando o objetivo do projeto, pois de 22% saltamos para 28% a redução do índice de superlotação, isso significa que houve mudanças e que os profissionais estão engajados. Até o final da segunda etapa do projeto, que é a fase de acompanhamento, ainda teremos mais êxito”, destacou. 

Para o prefeito Emanuel Pinheiro, quem ganha com as melhorias obtidas e qualidade do atendimento é a população. 

“Essas mudanças resultam no atendimento mais humanizado para a nossa gente, além de um ambiente de trabalho mais adequado aos colaboradores. É uma forma moderna de gestão, que torna o atendimento mais rápido e com menor tempo de espera ao paciente”, ressaltou o prefeito. 

O Hospital Municipal de Cuiabá está entre os 39 hospitais públicos do Brasil selecionados para a execução do Projeto Lean. São poucas as unidades hospitalares que integram esse programa. Este já é o terceiro projeto nacional desenvolvido na unidade.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora