Connect with us

MUNDO

Índia: rumores apontam troca de nome do país após convite do G20

Publicado

em

Bharat é a palavra em hindi para Índia, e é considera um dos nomes oficiais do país, segundo a Constituição vigente
Naveed Ahmed Unsplash

Bharat é a palavra em hindi para Índia, e é considera um dos nomes oficiais do país, segundo a Constituição vigente

A Índia se prepara para a recepção dos líderes do G20 neste fim de semana, na cidade de Nova Délhi. Entretanto, com o envio dos convites, rumores foram levantados sobre uma possível não utilização do nome “Índia” oficialmente pela nação. Isso se deve pelos convites não conter a denominação em inglês, mas sim, “Bharat”, para em hindi que denomina o país e é um dos nomes oficiais previsto na Constituição vigente.

O termo “Bharat” tem ganhado força nos últimos anos, devido à relevância política que está sendo atrelado a ele, sendo a nomenclatura preferida do BJP (partido nacionalista hindu).

Outro nome que é utilizado pelo país é o “Hindustão”. Segundo o Artigo 1 da Constituição Indiana, as nomenclaturas são utilizadas de formas intercambiáveis. ” A Índia, isto é, Bharat, será uma União de Estados”.

“Bharat” vem dos antigos textos hindus, que forma escritos em sânscrito, sendo uma abreviação de Bharatvarsha, “a terra dos descendentes dos Bharatas”. Bharata é relacionado ao Rei Bharata, filho de Dushyant e Shakuntala. Entretanto, a origem é muito discutida por conta do tamanho geográfico e populacional do país, o que varia de acordo com a cultura.

Em contrapartida, o nome Índia é derivado do rio Indo — conhecido atualmente como Sindhu. A palavra é relacionada ao país há muitos séculos, ganhando maior força quando os britânicos governaram o país. Após a conquista da liberdade, as autoridades indianas acabaram adotando o nome, e utilizando nos documentos oficiais.

Mas, a onda de anticolonialismo tem feito com que os governos indianos tenham trabalhado, durante décadas, para apagar a marca colonial britânica no país. Para isso, ruas e cidades foram renomeadas. Segundo o político do BJP à emissora indiana ANI, Harnath Singh Yadav, a “palavra ‘Índia’ é um abuso que nos foi dado pelos britânicos, enquanto a palavra ‘Bharat’ é um símbolo da nossa cultura.”

Fonte: Internacional

Continue Lendo

MUNDO

Putin confirma encontro com Xi Jinping na Rússia em outubro

Publicado

em

Por

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho
Sputnik

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho


O presidente da Rússia, Vladimir Putin,  confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.

O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.

De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.

Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.

“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.

O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.

A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.

Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do  nosso canal no WhatsApp e da  nossa comunidade no Facebook.

Fonte: Internacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora