A in-Próprio Coletivo apresenta, no próximo sábado (17) e domingo (18), sempre às 19h, o espetáculo “VERNIZ Náutico para Tufos de Cabelo”, no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros. Os ingressos são gratuitos e estão disponíveis na plataforma 1º Piso, neste link: https://www.aprimeiropiso.com/event-details/espetaculo-verniz-nautico-para-tufos-de-cabelo-in-proprio-coletivo.
O coletivo traz ao público uma pesquisa que vem desenvolvendo nos últimos anos, durante um intercâmbio artístico que proporcionou intenso vai-e-vem entre a Baixada Cuiabana e as terras mineiras. A montagem conta com recursos do Edital Viver Cultura, da Secretaria de Estado da Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel/MT) e tem apoio da Assembleia Social, do Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, do Spectrolab e da 1º Piso.
“Nosso teatro está sempre aberto para impulsionar a produção cultural mato-grossense que, aliás, é de excelente qualidade. Vamos assistir na primeira fila e convido a todos a virem, porque será incrível”, convida a diretora geral do Teatro Zulmira Canavarros, Daniella Paula Oliveira.
No enredo, duas mulheres preparam uma festa de aniversário para uma terceira, que se encontra inerte. Na medida que a ação evolui, apresenta-se uma trama nonsense de frases feitas, de acúmulo inútil de objetos, de terríveis relações coisificadas.
Com uma ficha técnica formada por artistas renomados de Cuiabá, além da diretora e atriz Dani Leite e da iluminadora e atriz, Karina Figueredo, estão a atriz Débora Vecchi, a parceria cenotécnica de Douglas Peron, do coletivo Spectrolab, o músico e arranjador Jhon Stuart, o dramaturgista e sonoplasta Gus Lima, além da designer de moda Bianca Poppi. A comunicação e identidade visual é de Alexandre Cervi e a produção, de Yasmin Moreira.
Segundo Gus Lima, “a discussão inicial pautou-se na atual crise dos sistemas produtivos. […] Assim, optamos pelo lado sombrio e incerto que passou a regular as relações trabalhistas após a recente reforma, implementada em 2017”. Karina Figueredo complementa: “Afinal, toda pessoa artista independente é uma trabalhadora precarizada no Brasil. Apostamos numa abordagem ligada ao teatro do absurdo e ‘VERNIZ’ convoca a atenção da plateia ao expor questões como o consumismo desenfreado”.
Dani Leite, por sua vez, afirma que a encenação colocou uma lupa no esvaziamento dos vínculos humanos e na opressão enquanto sintoma de um projeto político que privilegia uma vida ensimesmada e autofágica.
O texto, publicado em 2016, foi premiado pelo Aplauso Brasil de Teatro daquele ano e é de autoria do dramaturgo Victor Nóvoa, cuja intensa produção artístico-literária tem obtido uma coleção de indicações a prêmios como os aclamados Shell e APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte). O dramaturgo estará presente na estreia do espetáculo.
Recebem agradecimentos especiais também a Fazenda São Benedito, Eletrônica Radar, Carlos Magalhães, Léo Brucks, Matheus Leite, Amanda Leite, Luiz Gustavo Lima, Rozi Lima e Casa Cuiabana.
Mais informações: pelo perfil @in.propriocoletivo no Instagram ou pelo telefone (65) 99952-3165 (Yasmin Moreira).
Ficha técnica
Direção – Dani Leite
Dramaturgia – Victor Nóvoa
Atuação – Karina Figueredo, Debora Vecchi e Dani Leite
Iluminação – Karina Figueredo
Trilha sonora original – Jhon Stuart
Maquinaria sonora e sonoplastia – Jhon Stuart e Gus Lima
Figurino – Bianca Poppi
Cenografia – Douglas Peron
Dramaturgismo – Gus Lima e Dani Leite
Operação de iluminação: Everton Brito
Comunicação e Identidade visual – Alexandre Cervi
Coordenação técnico-artística e produção executiva – Karina Figueredo
Produção – Yasmin Moreira
Serviço:
Espetáculo VERNIZ Náutico para Tufos de Cabelo
Datas: Sábado (17) e domingo (18), às 19h
Local: Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros
Ingressos gratuitos – retirar antecipadamente no link https://www.aprimeiropiso.com/event-details/espetaculo-verniz-nautico-para-tufos-de-cabelo-in-proprio-coletivo
Informações: @in.propriocoletivo no Instagram ou pelo telefone (65) 99952-3165 (Yasmin Moreira)
Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros
Telefone: (65) 3313-6876