Connect with us

Cuiabá

“Impressionada com tamanha magnitude”, conta cadeirante que é frequentadora assídua do Mercado do Porto

Publicado

em

Promover a entrega de estruturas adaptadas, resultando em uma sociedade mais inclusiva. Essa é mais uma das determinações da gestão Emanuel Pinheiro ao entregar na última sexta-feira (21), a 1ª etapa da reforma e revitalização da estrutura do Mercado Antônio Moisés Nadaf, o Mercado do Porto.

Cuiabá conta com um novo cartão postal de fomento ao desenvolvimento econômico, ao turismo, à cultura e gastronomia, alicerçados pelo respeito à acessibilidade e ao meio-ambiente.

“A acessibilidade é um direito fundamental de todos os cidadãos, garantindo que as pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida possam participar plenamente da sociedade em igualdade de condições. Além disso, respeitar a acessibilidade é mais do que cumprir leis e normas, é um ato de empatia e consideração ao próximo, promovendo a construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária”, declarou o prefeito Emanuel Pinheiro.

O espaço conta com dois pisos, banheiros exclusivos para pessoas com algum tipo de deficiência (PCD), bem como mecanismos que facilitam o acesso dessas pessoas com modalidade reduzida banheiros também contam com ferramentas para facilitar o trânsito de pessoas com mobilidade reduzida. Na parte interna na parte interna, além de dispor de rampas, dois elevadores, a fim de garantir maior comodidade não só para os turistas e visitantes, mas como também aos trabalhadores que ali trabalham.

O espaço conta ainda com uma rampa destinada exclusivamente para atendimento aos 18 restaurantes e lanchonetes, que irão funcionar no segundo piso do empreendimento. Um sonho concretizado e esperado há mais de trinta anos. Ainda foram instalados 19 climatizadores.

Quem pode comprovar e aprovar as melhorias executados em um dos espaços públicos mais tradicionais da cuiabania foi o casal João Domingos de Souza e Maria José de Campos, frequentadores assíduos da Feira do Porto há cerca de 30 anos. “Ficamos impressionados com tamanha magnitude. Nós que dependemos de locais com espaços adequados, ficamos muito felizes em saber que o prefeito Emanuel Pinheiro respeita e cuida de nós cadeirantes. Estamos por aqui todos os dias, só não vamos quando não temos condução. De verdade, superou nossas expectativas”, ressaltou Maria. O casal mora num assentamento na região do Altos da Glória.

Nessa primeira etapa, foram entregues 54 boxes definitivos. Os demais, irão atuar provisoriamente (até a conclusão da segunda etapa do projeto) em 16 tendas instaladas (cada uma de 10×10). A administração instalou, na parte externa (tenda), 16 climatizadores ecologicamente adequados e que garantem a redução da temperatura ambiente em até 15º C.

“Respeitar o cidadão é um elemento essencial para garantir a efetivação da acessibilidade. Isso envolve tratar cada pessoa com dignidade, ouvir suas necessidades e opiniões, e considerar suas experiências e perspectivas. E é assim que a nossa administração trabalha. Preocupado em oferecer melhores condições e qualidade de vida à população. Transformar a nossa querida e amada Cuiabá muito melhor para se viver. Esse foi apenas o começo. Temos muito mais entregas pela frente”, finalizou o prefeito Emanuel Pinheiro.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Após obra da intervenção do Estado na saúde, parte do teto da USF Campo Velho desaba e água ‘escorre’ do forro da unidade do Jardim Imperial

Publicado

em

Por

Na tarde desta sexta-feira (08), o teto da sala de odontologia da Unidade Básica de Saúde (UBS) Campo Velho desabou devido às fortes chuvas que atingiram a cidade. A UBS havia sido reformada no ano passado durante a intervenção do governo estadual na saúde municipal. O incidente ocorreu durante o horário de funcionamento da unidade, mas, por sorte, não havia pacientes ou funcionários na sala no momento da queda. Segundo relatos dos funcionários, o barulho do desabamento foi extremamente alto, o que causou alarme entre os presentes.

Outro problema estrutural foi observado na UBS Imperial 2, também reformada pela mesma intervenção estadual. Durante as chuvas de hoje, os funcionários notaram um vazamento intenso na sala de odontologia da unidade, onde o gesso do teto já apresenta sinais visíveis de infiltração. “O material, quando exposto à umidade, pode encharcar e aumentar de peso, correndo o risco de ceder, o que representa uma ameaça à segurança dos frequentadores e trabalhadores da unidade”, explicou José Ricardo Santana, secretário adjunto da Atenção Básica.

De acordo com o secretário adjunto, ambas as obras ainda estão no prazo de garantia, e o município irá solicitar que a empresa responsável realize os reparos necessários o mais breve possível.

Cabe lembrar que, durante o período de intervenção, o Conselho Municipal de Saúde realizou vistorias nas reformas e identificou uma série de irregularidades que deveriam ter sido corrigidas antes da entrega das unidades. Contudo, os problemas persistem e geram preocupação entre funcionários e a população atendida, que esperava que as reformas trouxessem melhorias e segurança nas unidades básicas de saúde.

A intervenção estadual na saúde do município durou de março a dezembro de 2023. Após retomar a gestão da saúde, em 2024, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde realizou um diagnóstico situacional onde constava todas as irregularidades encontradas nas obras realizadas pela intervenção, que foram denunciadas pelo prefeito Emanuel Pinheiro.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora