A Receita Federal informou nesta quinta-feira (23) que já recebeu ;5.750.148 de declarações do Imposto de Renda 2023 , aproximadamente 15% do total de declarações esperadas pelo Fisco. O prazo para envio da declaração é de ; 15 de março a 31 de maio.
Dentre os que já enviaram a declaração, 23% optaram pela modalidade de declaração pré-preenchida, que facilita para o contribuinte. Estes terão prioridade nos lotes da restituição. ;
Os que escolheram receber a restituição via Pix são 33,3%, que também terão prioridade no recebimento da restituição. ;
Segundo a Receita, 83% dos contribuintes que já enviaram o documento têm algo a receber na restituição. ;Por outro lado, 8,55% terão impostos a pagar e 7,58% estão sem impostos a pagar e sem valores a serem reembolsados.
O estado de São Paulo é o que concentra maior número de declarantes, com 1,7 milhão até o momento. ;Em seguida, aparecem o Rio de Janeiro, com 493 mil declarações entregues, e Minas Gerais, com 488 mil acertos de contas já realizados.
Roraima está na lanterna com 11 mil declarações, atrás dos expatriados, que somam 2,7 mil. ;
Na hora da escolha pelo modelo do documento – simplificada ou completa -, 57% optaram pelo modelo simplificado, que substitui todas as deduções permitidas por um desconto padrão de 20% na base de cálculo do imposto.
Quanto ao meio para fazer a declaração, os contribuintes optam, em maioria (85%) pelo programa de computador, ;enquanto 10% fizeram pelo celular, através do aplicativo Meu Imposto de Renda, e 5% optaram pelo modelo online.