Câmeras de segurança do programa Vigia Mais MT, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), levaram as forças de segurança a prender quatro pessoas envolvidas no sequestro de dois homens e cárcere privado de uma família, nesta quinta-feira (20.06), em Vila Bela da Santíssima Trindade (520 km de Cuiabá). A ação contou com equipes do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), 2ª Companhia da Polícia Militar e da Polícia Civil.
A primeira vítima foi rendida por dois indivíduos armados ao chegar em casa. Os criminosos anunciaram o assalto e levaram uma Fiat Strada, um celular e um relógio. Em seguida, os assaltantes foram a uma segunda residência, onde sequestraram outro homem e roubaram seu carro, um Chevrolet Spin.
Os sequestradores também mantiveram a esposa dele e os quatro filhos, com idades entre 10 meses e 10 anos, presos em um quarto do imóvel.
Os criminosos saíram de Jauru com a picape roubada e o Chevrolet Spin, levando os dois homens em direção à cidade de Vila Bela da Santíssima Trindade. No caminho, câmeras do Vigia Mais MT filmaram os veículos ocupado pelos sequestradores e as vítimas.
A partir dessas informações e da análise das imagens, as forças policiais chegaram a localização de uma chácara na cidade de Vila Bela da Santíssima Trindade, onde prenderam quatro pessoas e libertaram as vítimas. Os veículos estavam escondidos no local e foram devolvidos aos proprietários.
Na ocasião, também foram apreendidas munições calibre 9 mm e calibre 38, aparelhos celulares, porções de maconha, um relógio e a dinheiro em espécie.
Três homens e uma mulher que estavam na chácara foram encaminhados para a Delegacia de Vila Bela da Santíssima Trindade, onde foram autuados pelo delegado Luiz Camargo por roubo com restrição de liberdade com emprego de arma de fogo, posse de munição de uso permitido e associação criminosa. Também foi lavrado um termo circunstanciado de ocorrência contra a mulher que guardava pequena quantidade de maconha.
“As forças de segurança estão integradas e contam com o auxílio da população para elucidar crimes graves como o de ontem, que resultou na prisão de quatro criminosos e na liberação das vítimas com suas integridades físicas preservadas”, destacou o delegado Luiz Carmago.
Na tarde desta quinta-feira (21), por volta das 14h20, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) abordou um ônibus de passageiros na BR-364, km 211, em Rondonópolis (MT). O veículo seguia a linha Cascavel (PR) – Rio Branco (AC).
Durante a fiscalização, dois viajantes, uma mulher de 24 anos e um homem de 20 anos, chamaram a atenção por não responderem a questionamentos simples sobre o motivo da viagem, a origem e o destino. Eles informaram que residiam em Jaciara (MT), estavam vindo de Dourados (MS).
Ao verificar a bagagem registrada nas passagens, os policiais localizaram, no compartimento de carga do coletivo, 217 dispositivos eletrônicos de fumar, além de três resistências e 10 essências.
Esses itens, conhecidos como cigarros eletrônicos, têm comercialização e importação proibidas no Brasil, conforme a Resolução RDC nº 855/2024 da Anvisa, o que configura, em tese, o crime de contrabando.
Os dois passageiros foram encaminhados à Delegacia de Polícia Federal em Rondonópolis para os procedimentos cabíveis.