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Lucas do Rio Verde

II Fórum Comunitário Selo Unicef apresenta ações de Lucas do Rio Verde

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Para debater as políticas públicas que garantem os direitos das crianças e adolescentes, foi realizado, na tarde de segunda-feira (24), o II Fórum Comunitário Selo Unicef 2021-2024. O evento contou com a participação de mais de 100 jovens envolvidos nas ações propostas pelo Selo.

O Fórum foi organizado pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio das secretarias de Assistência Social e Habitação, Educação, Saúde, Esporte, Cultura e Lazer e o Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA).

“Nestes praticamente 4 anos de aplicação do Selo Unicef, tivemos vários desafios, principalmente em 2021 com a Covid-19, onde precisamos criar estratégias por conta dos impactos sofridos durante o período. Mas continuamos firmes e fortes na aplicação e cumprimento das ações, seja na Assistência Social, na Educação ou na Saúde, e muito importante ressaltar que muitas destas ações o nosso município já realiza. Agradeço a equipe que está na linha de frente deste trabalho, em especial a Fabiana, Gisele e a todas as equipes da Secretaria de Assistência Social, Saúde e Educação por desenvolverem com muito profissionalismo e dedicação este trabalho”, ressaltou a secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro.

(Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão)

A articuladora do Selo Unicef em Lucas do Rio Verde, a assistente social Gisele Bellotti de Rezende fez uma apresentação dos indicadores e resultados sistêmicos do Selo Unicef.

“Trabalhar os indicadores são desafiadores para nós, das políticas públicas, assistência, educação, saúde, quando começamos a trabalhar com os jovens. E o processo de articulação com as outras políticas nos traz um ganho muito grande. Conseguimos avançar na política de educação, trabalhamos as questões de qualidade do ensino, estratégias para que eles possam permanecer. Na época da Covid-19, tiveram novas estratégias frente a pandemia na assistência social, com destaque aos acompanhamentos do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família, no Conselho Tutelar, foram vários ganhos que nós tivemos e o principal com o envolvimento do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA), que faz com que a gente fortaleça o protagonismo da criança, do adolescente, junto às políticas públicas”, esclareceu Gisele.

A mobilizadora do Nuca, Fabiana Vaz avaliou os trabalhos com os jovens participantes feitos até o momento.

“O Núcleo de Cidadania de Adolescentes atua como um espaço de diálogo, debate e formação, proporcionando o acesso à informação e o desenvolvimento de habilidades necessárias para exercerem a cidadania. É um local onde os adolescentes têm voz e participação ativas, aprendem sobre seus direitos e deveres, bem como sobre os problemas e desafios que enfrentam em suas comunidades”, disse.

Os representantes do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca) apresentaram o Plano de Participação Cidadã de Adolescentes que mostrou as ações realizadas de 2021 a 2024, como encontros, palestras e rodas de conversa envolvendo temas como: combate ao machismo, prevenção da gravidez na adolescência, enfrentamento ao racismo e violências.

Desde 2021, o Selo Unicef trabalha os seguintes resultados sistêmicos dentro das políticas públicas para manter o Selo nos municípios:

• Resultado Sistêmico 1
Desenvolvimento Infantil na primeira infância

• Resultado Sistêmico 2
Educação de qualidade para todos

• Resultado Sistêmico 3
Hábitos de Higiene e acesso à água e saneamento assegurados para crianças e adolescentes nas escolas

• Resultado Sistêmico 4
Oportunidade de educação, trabalho e formação profissional para adolescentes e jovens

• Resultado Sistêmico 5
Desenvolvimento integral, saúde mental e bem-estar de crianças e adolescentes na segunda década da vida

• Resultado Sistêmico 6
Prevenção e resposta às violências contra crianças e adolescentes

• Resultado Sistêmico 7
Proteção social e atenção integral para famílias vulneráveis via serviços intersetoriais

• Resultado Sistêmico 8
Participação Cidadã e Gestão por Resultado

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

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Lucas do Rio Verde

Mais de 470 animais foram microchipados em Lucas do Rio Verde

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Desde setembro deste ano, mais de 470 animais já foram microchipados em Lucas do Rio Verde. O serviço oferecido gratuitamente para cães e gatos atendidos na Unidade Permanente de Castração – UPC, passa a ser ofertado a toda cidade.

O pequeno dispositivo de identificação eletrônica é implantado sob a pele e é praticamente indolor, como se fosse uma vacina. O chip permite que o tutor seja localizado em caso de perda ou abandono.

“Mais um passo importante estamos dando nessa nobre frente que é a causa animal. A microchipagem eh uma ferramenta fundamental para avançarmos na luta contra o abandono, além de outros benefícios, como a redução de pets perdidos e informações do animal”, explicou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palis.

A microchipagem passou a ser obrigatória em Lucas do Rio Verde, por meio da Lei nº 3.716, de setembro de 2024 e tem como slogan de campanha “Cuidado Inteligente”. O chip implantado no cão ou gato, contém informações como o telefone de contato do tutor e endereço, além da raça do pet, nome, idade e se ele tem algum tipo de doença ou usa medicação específica (em caso de doença).

Inicialmente a UPC estava realizando a microchipagem nos cães e gatos que já estavam agendados para a castração na unidade. Desde a abertura da UPC, o número de animais já castrados pela Prefeitura chega a mais de 3.290 cães e gatos, entre fêmeas e machos.

Cadastro para microchipagem
Inicialmente, apenas os cães e gatos da UPC estão sendo atendidos. A partir do dia 22 de novembro, a ação será estendida para todas as pessoas, mediante ao cadastro prévio. O atendimento será toda sexta-feira, na UPC.

Para tanto é necessário realizar um cadastramento no seguinte endereço eletrônico: https://www.animalltag.net/

O cadastramento é simples e contém dados sobre o tutor, o animal e foto do cão ou gato.

Mais informações ou dúvidas entre em contato no 65 3549 -7197 ou 3549 -7172.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

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