Connect with us

Cuiabá

Idosos cadastrados no CCI Padre Firmo participaram de palestra sobre isenção do pagamento do IPTU

Publicado

em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência e da Secretaria Municipal de Fazenda, promoveu na manhã desta quinta-feira (6), uma palestra no Centro de Convivência de Idosos (CCI) Padre Firmo. O evento foi dedicado a informar aos idosos sobre os seus direitos e os procedimentos necessários para obter descontos ou isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

De acordo com o Código Tributário Municipal (Lei Complementar 043/1997), para obter a isenção do IPTU o contribuinte deve preencher os seguintes requisitos: ser aposentado (a), ou idoso (a), ou viúvo (a); possuir apenas um imóvel cadastrado em seu nome e residir nele; ter renda familiar de até três salários mínimos.

A iniciativa é parte de um esforço contínuo da gestão Emanuel Pinheiro, alicerçada pela primeira-dama, Márcia Pinheiro para assegurar que a população idosa, especialmente aqueles com baixa renda, esteja ciente dos benefícios fiscais disponíveis. A palestra abordou detalhadamente os critérios para a concessão da isenção do IPTU, que é um direito garantido aos idosos acima de 60 anos que se enquadram nas condições estabelecidas pela lei municipal.

Durante a apresentação feita pelo auditor fiscal responsável pelo IPTU, Arnildo Lino dos Santos, além das informações teóricas, foram dadas orientações práticas. Técnicos especializados no assunto estiveram presentes para atender os idosos individualmente, verificando questões específicas e tirando dúvidas dos participantes, como documentos necessários, os prazos para a solicitação e os passos a serem seguidos para efetuar o pedido junto à Secretaria Municipal de Fazenda. “Para os contribuintes aposentados e idosos que já são isentos do IPTU e cujo benefício encerrou em 2023, cuja renovação da isenção esteja prevista para 2024, essas isenções serão renovadas automaticamente mediante sistema informatizado’, lembrou Arnildo.

Responsável pelas ações ofertadas nos centros de convivência, a gerente do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, Jenail Almeida destacou a importância de iniciativas como esta para promover a inclusão social e o bem-estar da população idosa. “Nosso objetivo é garantir que todos os cidadãos tenham acesso aos seus direitos de forma clara e simples. Sabemos que muitos idosos podem enfrentar dificuldades para obter essas informações, por isso estamos aqui para orientá-los”, afirmou.

Os idosos presentes demonstraram grande interesse e gratidão pela ação da prefeitura, reconhecendo a relevância de receber informações diretas e precisas sobre os benefícios que podem aliviar suas despesas. “É muito bom saber que temos esse apoio da prefeitura. Agora, sabemos exatamente o que precisamos fazer para solicitar a isenção do IPTU”, comentou Dona Maria, uma das participantes do evento.

A programação se estenderá para as demais unidades de CCI, coordenadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência. Para a próxima semana, no dia 11 de junho (terça-feira), a palestra será ministrada no Centro de Convivência Maria Ignês, localizado no bairro CPA III. Já no dia 20, será a vez dos idosos cadastrados no CCI Aidee Pereira, situado no bairro Novo Horizonte, em Cuiabá. E para encerrar, no dia 25 de junho, o encontro acontecerá no CCI João Guerreiro, localizado no bairro Altos do Coxipó. Os encontros ocorrerão sempre no mesmo horário, a partir das 8h.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Após obra da intervenção do Estado na saúde, parte do teto da USF Campo Velho desaba e água ‘escorre’ do forro da unidade do Jardim Imperial

Publicado

em

Por

Na tarde desta sexta-feira (08), o teto da sala de odontologia da Unidade Básica de Saúde (UBS) Campo Velho desabou devido às fortes chuvas que atingiram a cidade. A UBS havia sido reformada no ano passado durante a intervenção do governo estadual na saúde municipal. O incidente ocorreu durante o horário de funcionamento da unidade, mas, por sorte, não havia pacientes ou funcionários na sala no momento da queda. Segundo relatos dos funcionários, o barulho do desabamento foi extremamente alto, o que causou alarme entre os presentes.

Outro problema estrutural foi observado na UBS Imperial 2, também reformada pela mesma intervenção estadual. Durante as chuvas de hoje, os funcionários notaram um vazamento intenso na sala de odontologia da unidade, onde o gesso do teto já apresenta sinais visíveis de infiltração. “O material, quando exposto à umidade, pode encharcar e aumentar de peso, correndo o risco de ceder, o que representa uma ameaça à segurança dos frequentadores e trabalhadores da unidade”, explicou José Ricardo Santana, secretário adjunto da Atenção Básica.

De acordo com o secretário adjunto, ambas as obras ainda estão no prazo de garantia, e o município irá solicitar que a empresa responsável realize os reparos necessários o mais breve possível.

Cabe lembrar que, durante o período de intervenção, o Conselho Municipal de Saúde realizou vistorias nas reformas e identificou uma série de irregularidades que deveriam ter sido corrigidas antes da entrega das unidades. Contudo, os problemas persistem e geram preocupação entre funcionários e a população atendida, que esperava que as reformas trouxessem melhorias e segurança nas unidades básicas de saúde.

A intervenção estadual na saúde do município durou de março a dezembro de 2023. Após retomar a gestão da saúde, em 2024, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde realizou um diagnóstico situacional onde constava todas as irregularidades encontradas nas obras realizadas pela intervenção, que foram denunciadas pelo prefeito Emanuel Pinheiro.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora