Cuiabá

Idealizado pela primeira-dama Márcia Pinheiro, o Siminina Sorridente inicia tratamento ortodôntico para 180 assistidas pelo programa social

Publicado

em

Os cuidados com a saúde bucal vão além de prevenir problemas odontológicos, eles também impactam diretamente na autoestima, especialmente entre as crianças. Pensando nisso, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, deu início nesta quarta-feira (4) ao tratamento ortodôntico de 180 meninas atendidas pelo Programa Siminina. A ação faz parte do projeto Siminina Sorridente, idealizado pela primeira-dama Márcia Pinheiro.

A iniciativa inclui desde exames de imagem para garantir a instalação correta dos aparelhos dentários até manutenções e outros tratamentos necessários, respeitando as particularidades de cada paciente. “A saúde bucal é fundamental, não só para evitar problemas futuros, mas também para fortalecer a autoestima das crianças. Por isso, lutamos para implantar o Siminina Sorridente. Queremos que as nossas meninas se sintam livres para sorrir, gargalhar e serem felizes”, destacou Márcia Pinheiro.

Durante a triagem, foram avaliadas as condições ortodônticas de cada participante, considerando a anatomia e o estágio de desenvolvimento da dentição permanente. Nesta primeira etapa, 23 meninas foram selecionadas para iniciar o tratamento. “Estamos priorizando aquelas que atendem todos os critérios para um tratamento ortodôntico eficaz e confortável. O objetivo é garantir todo o suporte necessário para que o processo seja seguro e para que cada uma delas saia daqui com um sorriso ainda mais bonito”, explicou a coordenadora do Programa Siminina, Dalma Beatriz.

A dentista Denise Caffe, especialista em ortodontia, será a responsável pelo acompanhamento técnico das assistidas. Para ela, o projeto tem um impacto transformador. “Essa iniciativa da primeira-dama é fantástica. Além de melhorar a saúde bucal, promove benefícios como uma respiração adequada, fala mais clara, melhor mastigação e até um sono de qualidade. É emocionante contribuir para o desenvolvimento dessas meninas em um programa tão especial”, afirmou a profissional.

O entusiasmo também ficou evidente entre as participantes. Durante os exames iniciais, muitas já discutiam as cores dos elásticos que escolheriam para os aparelhos. “Eu vou começar com roxo, depois coloco rosa para combinar com o uniforme, que é todo rosa. Mas primeiro vai ser roxo, porque é minha cor preferida. Eu já queria colocar aparelho porque meus dentes me incomodavam, agora vou poder fazer todo o tratamento”, celebrou Sara Mendes, de 10 anos.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Copyright © 2022 Oeste News