Connect with us

Diamantino

IBGE registra alto número de recusa e ausência de moradores para responder Censo 2022 em Diamantino

Publicado

em

Desde o mês de agosto em campo, recenseadores do IBGE têm enfrentado dificuldades ;para concluir o Censo 2022 em razão do alto número de recusas e ausência para responder ao questionário em Diamantino. De acordo com o Instituto, pelo menos 245 moradores se recusaram a prestar informações ao IBGE e outros 710 estavam ausentes. Também já foram registradas 6.480 entrevistas durante as visitas e a meta é concluir a coleta até o mês de Abril. O Disque-Censo 137 é a ferramenta disponível em todo o país para quem ainda não respondeu ao questionário e deseja agendar uma visita do recenseador. ;

O coordenador de Área do Censo na região, Olinto Souza Machado, explica que a recusa e ausências prejudicam o cronograma do trabalho assim como a falta de informações para os índices implicam em prejuízos para o futuro da cidade, comprometendo, por exemplo, o repasse de recursos financeiros para diversas áreas. Pode interferir também na baixa no Índice de Desenvolvimento Humano do município (IDH).

“Faço esse apelo a toda a população de Diamantino para que recebam a equipe do IBGE. Se tiverem dúvidas e não foi recenseado, ligue para o número 137 que vamos agendar uma visita do recenseador a fim de que a população possa responder os questionários do Censo”, alertou. ;

Obrigatoriedade e sigilo ;

É importante destacar que as informações obtidas pelo IBGE são sigilosas e utilizadas exclusivamente para os índices do Censo Demográfico. “As pessoas podem ficar tranquilas com relação a isso porque esses dados são resguardados por lei”, completou. ;

A lei nº 5.534/68 rege a obrigatoriedade de prestação de informações estatísticas pelo cidadão e dispõe ainda sobre sua responsabilidade de ajudar o país. O mesmo dispositivo assegura aos informantes seu direito de sigilo estatístico e seu dever de prestar informações estatísticas ao IBGE.

Disque-Censo 137

O Disque-Censo 137 é uma operação censitária inédita disponibilizada pelo IBGE que facilita o acesso às pessoas que ainda não foram recenseadas. ;Os moradores podem ligar e solicitar a visita de um recenseador a fim de contribuir com a pesquisa. ;

Além do 137, o morador que ainda não respondeu ao questionário do IBGE pode procurar a agência do IBGE anexa à Rodoviária de Diamantino, localizada na Rua Desembargador Joaquim Pereira Ferreira Mendes.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Diamantino

Programa remédio em casa em Diamantino- MT

Publicado

em

Por

A prefeitura municipal, por meio da secretaria de saúde, informa sobre o programa: “Remédio em Casa” em Diamantino–MT, é uma iniciativa importante para promover uma saúde mais acessível e humanizada, para os pacientes da rede Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (REMUME) Os principais pontos desse programa são:

Remédio em Casa para Diabéticos e Hipertensos:

– O programa visa facilitar o acesso a medicamentos para diabéticos e hipertensos cadastrados na rede municipal.

– Os pacientes receberão seus medicamentos diretamente em casa, garantindo a continuidade do tratamento.

. Critérios para o Público Prioritário:

– O programa atenderá pessoas com dificuldade de locomoção, restrição ao leito, deficiência física, síndrome de imobilidade ou déficit cognitivo.

– Os beneficiários devem residir em Diamantino, estar sob acompanhamento da Estratégia de Saúde da Família e manter seus dados de cadastro atualizados.

Essas medidas certamente contribuirão para uma saúde mais inclusiva em Diamantino, compromisso com o bem-estar dos cidadãos!

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora