Na última segunda-feira (03), o Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, recebeu no Palácio do Buriti uma visita especial: Ryan Maia, o mais jovem membro da Academia de Letras do Brasil, atualmente com 12 anos. O garoto, que atualmente reside em São Paulo mas é natural de Brasília, voltou à sua cidade natal para exames médicos, rever a família e para este importante encontro.
Ryan Maia é um jovem de notável talento, diagnosticado com superdotação e altas habilidades. Desde cedo, ele tem se destacado como escritor, palestrante e empreendedor. Com apenas 6 anos, ele publicou seu primeiro livro. Aos 8, tornou-se o empreendedor mais jovem do Brasil ao abrir sua primeira hamburgueria. Não parando por aí, aos 9 anos lançou seu segundo livro, e aos 10 anos, foi reconhecido como o membro mais jovem da Academia de Letras do Brasil. Recentemente, aos 11 anos, Ryan concluiu sua formação em língua inglesa.
Durante o encontro, Ryan expressou sua satisfação em reencontrar o governador, a quem havia conhecido cinco anos atrás. “Eu me senti muito honrado vendo ele de novo. A primeira vez foi há cinco anos, e muita coisa mudou tanto na minha vida como na vida dele” , comentou Ryan, destacando a evolução pessoal e profissional que ambos experimentaram nesse período.
O jovem escritor compartilhou ainda seus planos para o futuro, ressaltando sua vontade de continuar inspirando crianças e adolescentes pelo Brasil. “Até agora, tenho seis anos de carreira. Sou escritor, palestrante e empreendedor. Escrevi meu primeiro livro aos 6; aos 8 anos, me tornei empreendedor e abri minha hamburgueria, me tornando o empreendedor mais jovem do Brasil. Aos 9, escrevi o meu segundo livro e, com 10 anos, eu me tornei o membro mais novo da Academia de Letras do Brasil” , disse ele, relembrando suas conquistas.
Ryan revelou que pretende escrever mais livros e realizar uma turnê pelo Brasil com suas palestras, um projeto que ele acredita ser de grande valia para o futuro da nação. “Quero continuar inspirando muitos jovens, quero escrever mais livros, quero que esse projeto de turnê pelo Brasil com as palestras dê certo, porque o que eu mais amo na vida é inspirar pessoas e falar para o público sobre o que eu acho correto e o que eu acho que vai ser de grande valia para o futuro dessa nação, que somos nós, crianças hoje em dia.”
Uma das propostas da Chapa 2 – “Nova OAB” para fortalecer a inclusão dentro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) é a criação de uma Comissão de Inclusão e Acessibilidade. De acordo com o candidato à presidência Pedro Paulo, o projeto visa garantir que advogados e advogadas que enfrentam dificuldades por conta de alguma deficiência encontrem portas abertas e todo suporte necessário dentro da entidade.
A ideia da implantação da comissão surgiu após sugestão da advogada Franciele Rahmeier, diagnosticada com transtorno do espectro autista. A jurista, que é candidata à secretária-geral da subseção de Primavera do Leste, declarou seu apoio a Pedro Paulo. Para ele, a Seccional mato-grossense precisa estar sempre aberta a ouvir, debater e criar medidas que garantam equidade também dentro da advocacia.
“Inclusão é conscientização. É ouvir, colocar-se no lugar do outro e permitir que cada um possa contribuir da melhor forma, com as suas experiências. Essa proposta vai auxiliar outros advogados e advogadas, que enfrentam as mesmas dificuldades da Drª Franciele, e assegurar a participação nas discussões sobre o tema em diversas esferas da política. Agradeço a ela por nos abrir os olhos para essa questão”, argumenta Pedro Paulo.
A advogada recebeu o diagnóstico há pouco mais de um ano, mas relata que desde antes tem enfrentado muitas dificuldades. Segundo ela, a principal é o julgamento preconceituoso que, muitas vezes, classifica essas pessoas como incapazes. Ainda conforme Franciele, dentro da própria OAB há esses obstáculos, principalmente quando se procura amparo para o desenvolvimento tranquilo da profissão.
“A gente precisa incluir para igualar essas classes. Tem muita gente que pergunta ‘cadê a OAB?’. A OAB, infelizmente, parece que tem medo de dar a cara a tapa em relação aos direitos que são nossos. O Pedro Paulo deu atenção a essa proposta não com teor político, mas com teor de acolhimento, no sentido de propor a mudança dessa realidade que temos hoje. Estávamos esquecidos e agora estamos sendo ouvidos”, afirma Franciele Rahmeier.
A chapa liderada por Pedro Paulo tem como vice-presidente a Drª Luciana Castrequini, como secretário-geral o Drº Daniel Paulo Maia Teixeira, a secretária-adjunta Drª Adriana Cardoso Sales de Oliveira e como tesoureiro o Drº Rodolpho Augusto Souza Vasconcellos Dias. O grupo, formado ainda por conselheiros titulares e suplentes, reúne membros da Capital e também de subseções do interior.