Connect with us

BRASIL

Ibaneis começa a consultar secretários sobre trechos polêmicos do PPCub

Publicado

em

Ibaneis começa a consultar secretários sobre trechos polêmicos do PPCub
Caio Barbieri

Ibaneis começa a consultar secretários sobre trechos polêmicos do PPCub

O governador Ibaneis Rocha (MDB) começará a se reunir com secretários para colher opiniões sobre os temas mais polêmicos do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCub) que foram incluídos pelos deputados distritais após o envio do texto pelo Palácio do Buriti.

A ideia é ouvir os titulares das pastas que têm algum tipo de relação com os impactos e o conteúdo da nova legislação, caso seja sancionada na íntegra pelo titular do Palácio do Buriti.

O texto controverso foi aprovado pela Câmara Legislativa do Distrito Federal ( CLDF ) no último dia 19 de junho e gerou intensos debates e críticas entre os defensores do plano original de Lúcio Costa.

Tombamento

O PPCub foi criado para garantir a proteção da área tombada de Brasília, mas acabou virando alvo de críticas de urbanistas e especialistas, . No centro das preocupações estão as mudanças que permitem a expansão do gabarito de hotéis nas áreas das asas Norte e Sul, possibilitando a construção de edifícios de até 12 andares em terrenos antes restritos a três andares.

Além disso, o plano prevê a autorização para construções em áreas do setor Oeste do Eixo Monumental, o que tem gerado críticas severas de urbanistas, arquitetos e ambientalistas. Há também polêmica em torno da possibilidade de instalação de funerárias e motéis nas proximidades do Plano Piloto, especialmente na W3, uma das avenidas mais icônicas da capital.

Diante da má repercussão das mudanças propostas, Ibaneis Rocha busca agora ouvir seus aliados e especialistas para mitigar os impactos negativos dessas mudanças.

Em entrevista ao GPS|Brasília , o governador adiantou que pretende vetar pontos específicos do texto aprovado, como os motéis na W3 e a exploração comercial de terrenos próximos ao Eixo Monumental.

Justiça

A oposição já anunciou que pretende contestar judicialmente o novo texto do PPCub. Os distritais querem questionar a “rapidez” da aprovação, a falta de debate adequado e o potencial impacto negativo no tombamento de Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

The post Ibaneis começa a consultar secretários sobre trechos polêmicos do PPCub first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Nova pesquisa mostra PP na liderança na OAB-MT; Gisela despenca e Xênia cresce

Publicado

em

Por

Faltando apenas 12 dias para as eleições para a seccional de Mato Grosso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), a disputa ganha contornos de extrema emoção com o pleito mais disputado da história. É o que aponta pesquisa do instituto Índice Pesquisas, contratada pelo portal de notícias FOLHAMAX, revela que o candidato de oposição lidera a disputa.

Na segunda posição, estão tecnicamente empatadas a atual presidente Gisela Cardoso e a advogada Xênia Guerra, que representa uma divisão do atual grupo que comanda a entidade. A amostra foi realizada proporcionalmente com juristas do Estado.

Na modalidade espontânea, onde os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor, o advogado Pedro Paulo foi o mais lembrado, com 24%, mas com uma diferença de apenas meio ponto percentual, já que a atual presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, foi apontada por 23,5% dos entrevistados. Xênia Guerra aparece como intenção de voto de 18% dos juristas, enquanto Pedro Henrique teve o nome apontado por 1,5%. Segundo a pesquisa, 32,5% estão indecisos ou não votarão em nenhum e 0,5% citaram outros nomes.

Já na modalidade estimulada, onde os nomes dos postulantes à presidência da OAB-MT são divulgados ao eleitorado, Pedro Paulo abre uma distância maior, com 32,5%, contra 28% de Gisela Cardoso. Xênia Guerra aparece na terceira colocação, com 24%, enquanto Pedro Henrique registrou 3% dos entrevistados e outros 12,5% não souberam responder.

O Índice também projetou os votos válidos. Pelo cálculo, Pedro Paulo tem 37%; Gisela 32%; Xênia 27,5% e Pedro Henrique 3,5%.

O instituto ouviu 836 advogados, entre os dias 30 de setembro e 5 de novembro, por telefone. A pesquisa tem margem de erro de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. Não foi realizada amostragem sobre a rejeição aos candidatos. A eleição da OAB-MT será online, no dia 18 de novembro, das 9h às 17h, no horário de Cuiabá.

 

Fonte: OAB MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora