Connect with us

Diamantino

Hospital Municipal São João Batista realiza mais de 900 atendimentos em Diamantino

Publicado

em

Ampliar, humanizar e fornecer um atendimento rápido, seguro e de qualidade aos pacientes que utilizam a rede de saúde de Diamantino tem sido um dos compromissos da administração municipal. O Hospital Municipal São João Batista (HMSJB) registrou, nos primeiros 45 dias de serviço 100% público, mais de 900 atendimentos à população. Os dados são do Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde (SIA/SUS), do Ministério da Saúde.

Segundo o relatório de prestação de contas do Instituto Primeiro, Organização Social que gerencia o HMSJB sob supervisão da Secretaria Municipal de Saúde, foram realizados nesses 45 dias 378 atendimentos clínicos, 56 atendimentos de urgência e emergência (ginecologia e obstetrícia), 172 cirurgias e mais de 360 exames de eletrocardiograma, raio-x e tomografia computadorizada.

A secretária municipal de Saúde, Marinêze Meira, destacou que o Hospital Municipal São João Batista vem para complementar a rede especializada e dar resolutividade à saúde de Diamantino.

“O Hospital Municipal São João Batista é portas abertas para atendimentos de obstetrícia. A unidade agora também conta com atendimento de ginecologia, pediatria, ortopedia e radiologia 100% gratuito para a população. Esse é um grande passo na saúde pública diamantinense.”

A gestora da saúde municipal também informou que a unidade conta com um centro cirúrgico completo. “O HMSJB dispõe de duas salas cirúrgicas, uma sala de recuperação pós-anestésica, uma sala de parto natural e outra de parto cirúrgico, além de 30 leitos clínicos e 02 leitos de estabilização com suporte ventilatório. Para tornar os processos cirúrgicos ainda mais seguros, a unidade conta também com uma Central de Material e Esterilização (CME).”

Representando o Instituto Primeiro no município, o diretor-técnico, Dr. André Ribeiro, explicou que após a municipalização do hospital, os funcionários da unidade também foram atendidos com capacitações e formações para aumento na qualidade do atendimento aos pacientes.

“Durante duas semanas os servidores passaram por quatro ações de Educação Permanente, sendo elas o treinamento de registro seguro em prontuário e o treinamento de biossegurança com a Norma Regulamentadora n°32, que trata de equipamentos de proteção individual, controle de infecções e programas de vigilância à saúde”.

Com base nos dados do Sistema de Informações Hospitalares Descentralizado, o diretor-técnico do HMSJB reforçou que além de Diamantino, o hospital atendeu pacientes pactuados de Alto Paraguai, Nortelândia, São José do Rio Claro, Rosário Oeste e Nobres. A unidade também recebeu pacientes de Arenápolis, Juazeiro, Barra do Bugres, Nova Mutum, Primavera do Leste, Santa Rita do Trivelato, Sorriso, Tangará da Serra, Tapurah e Várzea Grande, reforçando assim, a capacidade e o compromisso de transformar o hospital em uma unidade de referência regional.

O Prefeito de Diamantino, Dr. Manoel Loureiro, comentou sobre o trabalho resolutivo e humanizado que vem sendo realizado na unidade e reforçou o comprometimento da administração municipal na excelência do atendimento aos pacientes.

“Estamos reduzindo a fila de espera por atendimento que agora são ofertados gratuitamente no hospital. Estamos atendendo a demanda reprimida e fazendo com que o diamantinense seja atendido em casa, aqui na cidade. Meu compromisso é com a saúde pública e todos podem ter certeza que esse é um legado que Diamantino merece ter, um hospital 100% público e de referência”, pontuou o gestor que também é médico.

Contribuindo para a formulação de políticas, coordenação e monitoramento das atividades dentro da unidade, o HMSJB conta com comissões de Controle de Infecção Hospitalar, Revisão de Óbitos, Revisão de Prontuários e Notificação de Doenças. As comissões buscam trabalhar para efetivar a qualidade no atendimento aos pacientes e promover melhorias contínuas.

Para melhoria da estrutura hospitalar, o Instituto Primeiro informou que foi realizado o levantamento das condições dos equipamentos e que existe um cronograma para manutenção preventiva dos itens. Com foco no acolhimento dos usuários que buscam o atendimento do hospital, a Prefeitura de Diamantino já realizou a manutenção externa e da recepção da unidade, pintura e jardinagem também foram executadas.

QUANDO PROCURAR O HMSJB?

A direção do HMSJB informou que para atendimentos emergenciais serão assistidos exclusivamente pacientes obstétricos em trabalho de parto ou com doenças hemorrágicas relacionadas à gravidez. Para os demais casos, os pacientes devem procurar o Pronto Atendimento Municipal, unidade responsável pelos atendimentos de urgência e emergência.

O Pronto Atendimento fica localizado na Av. Irmão Miguel Abib, no bairro Jardim Eldorado. Para mais informações o munícipe pode ligar no telefone (65) 3336-2586. A unidade fará a referência caso haja a necessidade de um atendimento mais complexo.

O Hospital Municipal São João Batista é referenciado com porta aberta para obstetrícia, complementando a rede especializada de assistência de saúde de Diamantino.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo

Diamantino

Diamantino articula o desenvolvimento de um novo protocolo na saúde

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, participou na quarta-feira, 30 de outubro, do encontro com o Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT) em Cuiabá-MT.

De acordo com o secretário de Saúde, Itamar Bonfim, o encontro teve como tema central a elaboração do “Protocolo de Prescrição de Medicamentos e Solicitação de Exames por Enfermeiro na Atenção Primária”.

“A iniciativa é inédita em nosso município e se tornará um projeto piloto a nível de Estado, com o objetivo de estabelecer diretrizes para a prescrição de medicamentos e solicitação de exames a serem realizados por enfermeiros na APS.”

Segundo a coordenadora da Atenção Primária, Bárbara Barroso, a Atenção Primária à Saúde (APS) é o primeiro nível de atendimento no sistema de saúde e como porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), a APS é crucial para a comunicação com toda a Rede de Atenção à Saúde.

Bárbara Barroso ainda destacou a importância do novo protocolo e o apoio das equipes para a realização do mesmo.

“Pela primeira vez, em 28 anos, graças ao apoio do Secretário de Saúde Itamar Bonfim e ao empenho dos próprios enfermeiros da APS, estamos tornando institucional esse tipo de protocolo na APS.”

Ela ainda completou: “Dessa forma o profissional enfermeiro seja respaldado e ganhe mais autonomia diante das suas atribuições e a população possa ter mais acesso aos serviços de saúde de acordo com a agenda de cada ESF.”

Ainda segundo a Secretária Municipal de Saúde, a comissão composta por servidores da pasta está à frente da elaboração do projeto e conta com a parceria da Universidade do Estado de Mato Grosso – Campus Diamantino (UNEMAT) e do Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT).

O Conselho Regional de Enfermagem do Mato Grosso destacou que “O desenvolvimento do protocolo representa um avanço importante para a enfermagem em Mato Grosso, oferecendo uma base de suporte contínuo e orientação para que os enfermeiros desempenhem suas atividades de forma ainda mais eficazes.”

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora