Connect with us

Cuiabá

Hospital Municipal São Benedito aborda o tema “Mulher e a Sexualidade Saudável” no Dia Internacional da Mulher

Publicado

em

“Mulher e a Sexualidade Saudável” foi tema de palestra para as colaboradoras do Hospital Municipal São Benedito, no Dia Internacional da Mulher (8), e também no dia 9, em horários diferentes, para contemplar todos os plantões. Cerca de 300 colaboradoras participaram. 

A enfermeira sexóloga, Sheila Cristina, que atua há 10 anos na enfermagem e há três anos na especialidade de sexologia, explica que o tema abordado é uma solicitação das próprias colaboradoras. 

“Abordei este assunto, assim como a saúde da mulher no geral. Falei sobre a necessidade do fortalecimento do assoalho pélvico, que previne doenças, bem como os cuidados necessários para manter-se saudável. Expliquei sobre as formas de prevenção e a necessidade de estar bem emocionalmente para não interferir em outros aspectos. Acredito que todas as dúvidas foram sanadas. A participação foi bem expressiva e atendeu as minhas expectativas”, destacou. 

Segundo a técnica em saúde bucal, Fabiana de Lima, a palestra foi bem proveitosa. “O assunto abordado gera muitas dúvidas entre as mulheres, então o aprendizado é válido, pois o tema ainda é tabu e as mulheres muitas vezes demoram para buscarem ajuda profissional. Acredito que a palestra serviu como estímulo para cuidar da saúde íntima”, observou. 

A enfermeira do Núcleo de Segurança do Paciente, Abgair Miranda, também participou da palestra. “Gostei bastante e achei interessante a parte do controle emocional e os exercícios íntimos para o fortalecimento da musculatura pélvica”, relatou. 

O médico e diretor técnico do Hospital Municipal São Benedito, Diego Flores, destaca que esta ação partiu da diretoria da ECSP e do Núcleo de Educação Permanente em Saúde, ligada a diretoria técnica da unidade hospitalar. 

“Aproveitamos a data alusiva ao Dia da Mulher para trazer uma palestra orientativa. O intuito é também aprimorar as habilidades e conhecimentos das nossas colaboradoras”, disse. 

Para o gestor hospitalar do Hospital Municipal São Benedito, Cézar Cotrim, a palestra é um incentivo para conduzir as colaboradoras à refletirem sobre o autocuidado em todos os aspectos físico, mental e sexual. 

O diretor-geral da Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP), Paulo Rós, responsável pela gestão do Hospital Municipal São Benedito, sob a administração do prefeito Emanuel Pinheiro, ressalta que a educação continuada é fundamental no ambiente hospitalar. 

“A gestão Emanuel Pinheiro procura atuar de maneira humanizada, não só com os pacientes, mas com os colaboradores, pois entendemos que quando o colaborador não está bem fisicamente e emocionalmente, ele não terá condições de prestar serviço de qualidade. Espero que a palestra ajude no anseio dos colaboradores para que possam buscar ajuda, se acharem necessário. A Gestão oferece apoio aos colaboradores na rede pública e está à disposição”, concluiu Rós.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Continue Lendo
1 Comment

1 Comment

  1. binance anm"alan

    abril 19, 2024 at 2:35 pm

    Can you be more specific about the content of your article? After reading it, I still have some doubts. Hope you can help me.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora