Connect with us

Cuiabá

Horto Florestal: Um espaço natural de aprendizado e refúgio para crianças e comunidade

Publicado

em

Com o clima quente característico dessa época do ano, o Horto Florestal se destaca como um local natural de aprendizado e refúgio para crianças e comunidade em geral. Só no mês de outubro, o espaço recebeu por meio de agendamento cerca de 530 estudantes e educadores comprometidos em repassar conhecimentos sobre os biomas que compõem a natureza. Por conta do calor excessivo, a programação ocorreu apenas nos períodos matutinos. Além de centenas de pessoas que visitam por iniciativa própria.

Segundo os professores, o ambiente de aprendizado ao ar livre proporciona às crianças a oportunidade de explorar riquezas da flora e fauna local, além de compreender a importância da preservação ambiental.

Entre as atividades desenvolvidas estão as trilhas ecológicas, observação de aves, exploração de diferentes ecossistemas e orientações sobre conservação. São experiências que proporcionam um aprendizado prático que não pode ser replicado em sala de aula e que evidencia a relevância do Horto Florestal na educação ambiental.

“É sem dúvida uma verdadeira descoberta tanto para os estudantes como para turistas e demais pessoas ao transitar pelas trilhas do Horto Florestal. São várias delas, como a do Jacaré, da Manga, do Caxinguelê, da Amizade, do Ipê, do Mogno, da Teca, da Alameda das Cutieiras, e outras mais. É uma viagem de onde se leva uma bagagem de conhecimento”, pontuou o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável (SMADES), Renivaldo Alves do Nascimento.

Além do público infantil, moradores de diferentes regiões da Capital tem procurado se refugiar na natureza para driblar o calor intenso de Cuiabá. Ou seja, muitas pessoas visitaram o Horto Florestal Tote Garcia sem agendamento. No caso, não estão inclusos no total de visitantes contabilizados no mês. “Em busca de alívio por conta do calor e de ambiente fresco ao ar livre, os visitantes encontram no Horto Florestal um refúgio ideal e se encantam com o que descobrem. Além disso, a sombra das árvores e as áreas verdes oferecem um alívio em meio às altas temperaturas”, explicou a educadora ambiental, Analice Nazário Castelo.

De fato, não tem sido fácil para os moradores da calorosa Cuiabá. Este mês a Capital dos mato-grossenses se destacou como a cidade mais quente do país por diversas vezes, com temperatura acima de 42º.

Vale ressaltar que espaços como o do Horto Florestal desempenham um papel fundamental no bem-estar da comunidade. Oferece um ambiente tranquilo e natural para recreação, exercícios e relaxamento, que contribuem para o bem da saúde física e mental das pessoas.

O trabalho de Educação Ambiental é coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável e acontece durante o ano todo. Interessados, incluindo também grupos de idosos e empresas, além das escolas, podem marcar a visita por meio do telefone (65) 9358-7483.

EM NOVEMBRO

Para o mês de novembro o Horto Florestal já tem programação prevista para atender cinco escolas, sendo que uma delas já confirmou sua visita no dia 1º do mês. Essas visitas promovem a educação ambiental, inspirando as crianças a se tornarem defensoras da natureza e incentivando a próxima geração a cuidar do nosso planeta.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora