Connect with us

Cuiabá

Horto Florestal Tote Garcia intensifica programação de aniversário de 84 anos celebrado no Dia da Árvore

Publicado

em

Tem muita coisa boa no ar, especialmente no Horto Florestal Tote Garcia, em Cuiabá. Há alegria, ar fresco, conhecimento e contato com a natureza. Na semana de aniversário do Horto e no início de outubro, as portas estão abertas para receber mais de 460 pessoas, incluindo estudantes, professores e funcionários de empresas. No dia 21, que também é o Dia da Árvore, comemoram-se os 84 anos do Horto, que abriga um cantinho de pura beleza com detalhes da fauna e da flora, em meio ao agito da grande Cuiabá. A ação é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que coordena o trabalho de Educação Ambiental durante o ano todo, por meio de agendamento dos interessados, incluindo também grupos de idosos e empresas.

O passeio pelas trilhas é guiado por monitores que possibilitam uma viagem através das informações sobre a diversidade de espécies da flora e fauna presentes no espaço. Ao todo, são 13 trilhas, cada uma com um nome, que acabam se encontrando no decorrer do percurso. O trajeto por elas pode revelar informações históricas que muitas vezes passam despercebidas ou que as pessoas não conhecem.

O Horto Florestal é um espaço de conservação ambiental que foi reflorestado e agrega uma diversidade de espécies da flora não só brasileira, como de outros países. Quanto à fauna, muitos animais do cerrado, como o esquilo (caxinguelê), quatro tipos de macacos, jacarés, cutias, vários pássaros e muito mais podem ser encontrados. O rio Coxipó, que passa por ali, tem um valor histórico imensurável, pois foi o início da existência da Capital Cuiabá, além das matas ciliares que integram todo o contexto de preservação das margens de nascentes.

Muitas das visitações escolares, por exemplo, abordam temáticas que são tratadas em sala de aula. Funciona como uma aula de campo, tratando de assuntos variados, como erosão, poluição, matas ciliares e assuntos relacionados ao Dia da Árvore, que é celebrado no dia 21 deste mês. “Uma verdadeira descoberta pelas trilhas, entre elas a do Jacaré, da Manga, do Caxinguelê, da Amizade, do Ipê, do Mogno, da Teca, a Alameda das Cutieiras e outras mais”, pontuou a gerente da Unidade de Conservação, Zilda Helena da Silva.

Ainda há a possibilidade dos participantes colocarem a mão na terra de fato. “É uma experiência em que podem escolher uma mudinha de planta e plantá-la em sacolinhas para levarem para casa. Poderão acompanhar o crescimento dela e lembrar desse agradável convívio com a natureza”, explicou a educadora ambiental Analice Nazário Castelo.

Para a estudante Ana Sofia Lei, de 14 anos, foi uma experiência prazerosa. “É a primeira vez que venho aqui, e é muito legal esse contato com a natureza, conhecer mais do ecossistema, fazer esse passeio ecológico por trilhas em meio a essas árvores grandes. Minha amiga não queria vir, mas a arrastei para estar aqui. Agora, colocamos a mão na massa para plantar. Escolhi uma muda de Dama da Noite, porque ela exala um perfume gostoso à noite. Mas havia outras opções, como jabuticaba e ata”, justificou a estudante.

Para a estudante Ana Paula Araújo Gama, de 14 anos, o aprendizado sobre as árvores e as serpentes lhe despertou a atenção. “É muito importante vir e conhecer mais da natureza que faz parte do nosso cotidiano. Quem não veio ao Horto Florestal deve vir para ter esse contato com o meio ambiente”, declarou.

Ambas são alunas da Escola Farina, que visitaram o Horto Florestal na terça-feira (19), juntamente com a coordenadora pedagógica Márcia Marcondes Farina e alguns professores. No total, a equipe contou com 50 integrantes. Na oportunidade, Márcia disse que também não conhecia a unidade de conservação agregada pelo Horto Florestal.

TOTE GARCIA

O Horto Florestal de Cuiabá foi criado como Unidade de Conservação em 21 de Setembro de 1939 e posteriormente definido como Parque Florestal Municipal em 02 de Julho de 1960, transformado em Parque Zoo-Botânico em 14 de Maio de 1982 e nomeado em 19 de Julho de 1989 (Lei 2693) como Horto Florestal Tote Garcia.

O nome é uma homenagem a Tote Garcia, que foi morador antigo da região do Coxipó e um dos primeiros compositores de rasqueado cuiabano que, na primeira metade do século XX, compunha ao som de violino músicas de nossas raízes culturais. Nascido em 18 de maio de 1907, faleceu em 14 de março de 1987.

Atualmente, é administrado pela Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) e divide atribuições com outras secretarias, como a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que cuida da Educação Ambiental. Entre os projetos destacam-se a realização de oficinas, mini-cursos, noções gerais de botânica, palestras em eventos comemorativos, vídeos e as trilhas ecológicas.”

PROGRAMAÇÃO DE VISITAS

– Dia 20/09

14h – 50 alunos – Escola Senador Azeredo

– Dia 21/09

8h – 35 alunos – EMEB Quintino de Freitas

14h – 60 alunos – Escola Senador Azeredo

– Dia 22/09

8h – 45 alunos – EMEB Cândido Rondon

14h – 45 alunos – EMEB Cândido Rondon

– Dia 28/09

8h – 17 adultos (empresa) – CREAS município

14h – 17 adultos (empresa) – CREAS município

OUTUBRO

– Dia 04/10

8h – 75 alunos – EMEB tem Octacilio

– Dia 05/10

8h – 7 universitários (turismo) – IFMT

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora