Connect with us

MATO GROSSO

Homenagens e memórias marcam 39º aniversário da Escola Superior da MagistraturaHomenagens e memórias

Publicado

em

Muitas homenagens, histórias e memórias marcaram o aniversário de 39 anos de criação da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (TJMT), celebrados nessa quinta-feira (13 de junho), na sede da escola, no anexo do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, em Cuiabá.
 
Centenas de autoridades compareceram para prestigiar a instituição, bem como os 47 homenageados com a outorga da Medalha do Mérito Acadêmico Professor Desembargador Mauro José Pereira.
 
Os elogios à Esmagis e a todo o papel que ela representa para o Poder Judiciário e para a sociedade foram ressaltados por todos os presentes.
 
“A Esmagis é o nosso porto seguro. É o nosso lugar de fala dos magistrados, aqui começa inclusive a história de muitos de nós na preparação do concurso. Essa casa tem um valor inestimável, além do compromisso constante com a qualidade da magistratura mato-grossense”, destacou a presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Clarice Claudino da Silva.
 
A diretora-geral da Esmagis, desembargadora Helena Maria Bezerra Ramos, estava muito emocionada com o momento. Ela relembrou a importância que o desembargador Mauro José Pereira, patrono da honraria entregue na solenidade, teve em sua vida e sua carreira, desde quando foi seu professor na Universidade Federal de Mato Grosso, lhe ajudava dando livros, oferecendo carona, incentivando-a sempre a estudar, até quando ela foi assessora jurídica de seu gabinete antes de ser aprovada no concurso da magistratura.
 
“Eu me sinto honrada por ele dar nome à nossa medalha, pois ele é um homem estudioso, inteligente, bom, gentil, ético e justo. Estou muito emocionada como diretora neste momento de comemorar. Fui aluna da primeira turma, em 1985, então me sinto muito honrada de hoje ser a diretora. Temos que comemorar porque foram muitos cursos, muita preparação de juízes, agora com tantas parcerias com escolas de governo. Me sinto muito feliz nesse dia”, expressou a desembargadora-diretora.
 
Dentre os homenageados com a medalha, estavam os desembargadores Rubens de Oliveira Santos Filho e Guiomar Teodoro Borges, integrantes do Tribunal de Justiça de Mato Grosso desde 1998 e 2005, respectivamente, pelo quinto constitucional.
 
“Temos que contextualizar que por muitos anos foi sonho que o Poder Judiciário tivesse sua escola da magistratura. Hoje estamos comemorando 39 anos da sua existência, com imensos serviços prestados, no preparo, educação e aprimoramento dos nossos magistrados, estendendo seu trabalho para todas as entidades. Temos que comemorar. É motivo de orgulho estarmos aqui participando dessa festividade e recebendo essa homenagem que leva o nome de um grande professor e um grande desembargador”, afirmou o desembargador Rubens.
 
“Essa solenidade é profundamente significativa. Eu sempre gostei da academia, sou daqueles que gostam de estudar e prestigiam o conhecimento. O conhecimento ilustra, humaniza, nos faz crescer. Tenho observado a evolução da escola, tem sido feitos cursos muito interessantes de pós-graduação, mestrado, que tem aperfeiçoado muito a magistratura. Quem ganha com isso é o jurisdicionado. À medida que temos um juiz mais preparado, mais humanizado, com uma visão de mundo mais aberta, ele seguramente vai prestar uma jurisdição de uma forma diferenciada que vai satisfazer a expectativa do cidadão e o objetivo do judiciário, que é a pacificação social de forma justa e humanizada”, completou o desembargador Guiomar.
 
A diretora-geral do TJMT, Euzeni Paiva de Paula, representou os demais servidores que foram homenageados. “Eu acredito muito que a educação e o conhecimento têm o poder transformador nas pessoas. Ser homenageada por uma instituição de ensino é uma honra muito grande para mim. Fui aluna dessa escola em 1999, isso para mim é muito gratificante, me sinto feliz e honrada com esta linda homenagem”, expressou.
 
Falando em nome dos magistrados homenageados, a juíza Helícia Vitti Lourenço fez seu pronunciamento destacando o trabalho coletivo que fez com que a Esmagis chegasse onde chegou, citando Zilda Arns. “Não se enganem. Uma gotinha no oceano faz, sim, muita diferença. A palavra é gratidão. É muito mais que um reconhecimento do Poder Judiciário para conosco, é também uma motivação para que possamos continuar a trilhar esses novos caminhos em busca do conhecimento”, afirmou.
 
Instituições parceiras – Integrantes de instituições parceiras também foram agraciados com a medalha, como conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE), membros do Ministério Público e da advocacia.
 
“É uma escola importantíssima criada em 1985 que vem preparando juízes, preparando os membros do Poder Judiciário, para que cada vez mais possam atender a sociedade. Nós, do Tribunal de Contas, através da nossa escola, temos feito muitas parcerias, sempre no sentido de contribuir com a educação e servirmos melhor à sociedade”, destacou o presidente do TCE, conselheiro Sérgio Ricardo de Almeida.
 
“O desembargador Mauro José Pereira é um exemplo de homem público, de uma pessoa que exerceu a judicatura e a cátedra com maestria, então me senti honrado e lisonjeado com essa referência da Esmagis. Há uma simbologia muito intensa. A Esmagis tem um papel fundamental no fomento da cultura, na difusão do conhecimento, no preparo dos magistrados e essa interlocução com o sistema de justiça é fundamental. O conhecimento é uma ferramenta fundamental e necessária na formação”, defendeu o Antônio Sérgio Cordeiro Piedade.
 
O advogado Geovane Santin é diretor-presidente da Escola Superior da Advocacia e também foi um dos homenageados. “O dia é de gratidão por tudo que pudemos promover entre a Escola Superior da Advocacia e a Escola da Magistratura, promovendo aprendizado, qualificação, especialização e o aprimoramento de advogados, magistrados e todos os atores do sistema de justiça. A Esmagis é de fundamental importância para que possamos, enquanto atores do sistema de justiça, entregar ao jurisdicionado o exercício da justiça cada vez mais qualificado”, afirmou.
 
#Paratodosverem
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Imagem 1: foto horizontal colorida da plateia na solenidade. Todos estão sentados em cadeiras pretas em uma sala da Esmagis e aplaudem. Imagem 2: a presidente Clarice faz seu pronunciamento, o público está de costas para a câmera desfocado e à frente é projetada na tela a logo da Esmagis e uma marca 39 anos na cor verde. Imagem 3: foto horizontal colorida da desembargadora Helena em seu pronunciamento. Ela está diante de um púlpito com microfone e bandeiras atrás. Imagem 4: foto horizontal colorida dos magistrados exibindo a medalha e o certificado da homenagem, ao centro da solenidade, onde há um tapete. Imagem 5: foto horizontal colorida da diretora Euzeni em seu pronunciamento, em um microfone, com bandeiras atrás. Imagem 6: foto horizontal colorida do presidente do TCE Sérgio Ricardo em seu pronunciamento em um microfone. Ele gesticula com as mãos, há bandeiras ao fundo. Imagem 7: foto horizontal colorida em detalhe da medalha. Em uma caixa de veludo preta, a medalha é exposta, com a logo da Esmagis e um mapa de Mato Grosso e uma balança da justiça em verde e fita verde.
 
Mylena Petrucelli/Fotos: Ednilson Aguiar
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Pagamento de 1/3 de férias de contratados: Governo de MT encontra solução para impasse que durava 40 anos

Publicado

em

Por

O governador Mauro Mendes assinou, nesta quarta-feira (18.09), o Decreto nº 656, que regulariza o pagamento de 1/3 de férias para servidores contratados pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT). Com um investimento de R$ 26 milhões, o Estado põe fim a uma reivindicação que já durava cerca de 40 anos.

Mauro Mendes disse que era um direito conquistado, mas que, infelizmente, foi negligenciado por gestões anteriores gerando inúmeras demandas judiciais, além de uma dívida enorme. O governador destacou que para dar maior celeridade aos processos judiciais em andamento que tratam do pagamento de 1/3 de férias retroativas dos professores temporários da educação básica, assinou o decreto em cooperação com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).

“Estamos reconhecendo esse direito e aplicando o que é correto. Além de regularizar o pagamento correspondente a 1/3 das férias dos professores temporários, o Governo também implementará uma extensão do decreto para servidores temporários contratados em outras áreas da Seduc. Todos os professores no regime temporário vão ter esse direito reconhecido e pago nas próximas oportunidades”, explicou.

Na avaliação da presidente do TJMT, desembargadora Clarice Claudino, todas as partes estão de parabéns porque não vão mais precisar litigar para receber esse direito. “É muito bom ter um governador que tem essa sensibilidade. Precisamos reconhecer o esforço dos nossos gestores. Dos que fazem o que tem que ser feito. Esses registros ficam na nossa memória para sempre, porque são cerca de 25 mil processos que teremos condição de liquidar positivamente. É momento de celebração”, completou.

A solenidade teve representantes de todos os poderes e o deputado estadual Valmir Moretto falou em nome do Legislativo. “A Assembleia não mediu esforços para contribuir com a solução de um tema tão relevante como esse. Nada mais justo do que atender um pedido dos nossos professores. É com esse trabalho que vamos ficar entre as redes mais bem avaliadas no País. Vamos colocar Mato Grosso no cenário que o Estado realmente merece”, falou o parlamentar.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, destacou a sensibilidade ao resolver o problema que se arrastava há décadas. “É uma gestão de eficiência que está fazendo uma transformação na educação e garantindo a valorização profissional necessária para que tenhamos ainda mais qualidade no ensino e na aprendizagem. Esse decreto assinado hoje impactou, certamente, na vida dos servidores da educação”.

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) contribuiu com o processo de resolução do pagamento aos servidores da Educação, tanto na elaboração do Decreto e do Termo de Cooperação, do sistema que irá gerir os pedidos de quitação de valores, entre outras soluções, como explica o chefe da pasta, Basílio Bezerra.

“Após detectarmos e analisarmos a dimensão da situação e o nível de importância de propor uma solução, trabalhamos em conjunto com os demais órgãos na construção de soluções, para garantir aos servidores o que lhes é de direito. A Superintendência de Tecnologia da Informação da Seplag está finalizando um sistema para que o servidor faça o processo de solicitação do pagamento. Esse sistema estará disponível dentro do Portal do Servidor, garantindo transparência e celeridade ao processo”, ressalta o secretário Basílio.

O presidente da Associação Mato-grossense dos Servidores Públicos da Educação (AMPE), professor Fábio Bernardo da Silva, destacou a atuação no estado em resolver uma demanda que se arrastaa por décadas. “Esse é um marco histórico não só para os profissionais, mas para toda a população que recebe os serviços da Educação”, diz.

Também participaram da solenidade o vice-governador Otaviano Pivetta; o Procurador-geral do Estado, Francisco Lopes; o Corregedor-Geral do TJMT, desembargador Juvenal Pereira da Silva; a desembargadora do Núcleo de Cooperação Judiciária do TJMT, Antônia Siqueira Gonçalves; entre outros.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora