Connect with us

BRASIL

Homem ataca cães da irmã do ministro Cristiano Zanin, do STF

Publicado

em

Homem ataca cães da irmã do ministro Cristiano Zanin, do STF
Reprodução / redes sociais – 16.10.2023

Homem ataca cães da irmã do ministro Cristiano Zanin, do STF

Por volta das 17h30 de segunda-feira (16), a advogada Carolina Zanin, de 42 anos, estava passeando com seus dois cães quando os animais foram agredidos por um homem que passava na rua. O agressor desferiu chutes contra os dois pets simplesmente por eles terem latido.

Irmã do ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), Carolina estava na entrada do edifício onde mora em Perdizes, zona oeste de São Paulo, quando houve a agressão.

A agressão aos dois cães da raça corgi – que são de pequeno porte – foi flagrada pela câmera de segurança que filma a área externa do prédio. Ela também foi atingida pelos chutes.

“Eu nunca vi esse cara. Ele olhou para mim e disse: ‘Vou dar um chute em você, vou dar um chute nos seus cachorros’. Eu ainda falei ‘não, imagina’ e fui entrando no meu prédio. Mas aí ele foi chutando”, contou a advogada ao portal Metrópoles.

A ocorrência foi registrada na delegacia do bairro como agressão, que descreve a conduta criminosa como ofensa à saúde ou lesão ao corpo de alguém. A pena é de três meses a um ano de detenção.

Já a agressão a animais de estimação – que é o caso de cães – é considerada crime previsto pelo 32 da lei nº 9.605, com alteração da lei nº 14.064/2020, prevendo pena de reclusão de 2 a 5 anos, multa de um a quatro salários mínimos e proibição da guarda, caso o agressor seja tutor do animal.

Uma pesquisa do Instituto Pet Brasil (IPB) divulgada em julho de 2022 constatou um aumento no número de Animais em Condição de Vulnerabilidade (ACVs), que foi de 3,9 milhões em 2018 para 8,8 milhões em 2020.

Há, ainda, cerca de 184.960 animais abandonados ou resgatados por maus-tratos sob a tutela de aproximadamente 400 Organizações Não Governamentais (ONGs) e grupos de proteção animal. Os números, contudo, estão muito abaixo da realidade, devido à subnotificação.

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Pedro Paulo quer políticas para advogados com deficiência

Publicado

em

Por

Uma das propostas da Chapa 2 – “Nova OAB” para fortalecer a inclusão dentro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) é a criação de uma Comissão de Inclusão e Acessibilidade. De acordo com o candidato à presidência Pedro Paulo, o projeto visa garantir que advogados e advogadas que enfrentam dificuldades por conta de alguma deficiência encontrem portas abertas e todo suporte necessário dentro da entidade.

A ideia da implantação da comissão surgiu após sugestão da advogada Franciele Rahmeier, diagnosticada com transtorno do espectro autista. A jurista, que é candidata à secretária-geral da subseção de Primavera do Leste, declarou seu apoio a Pedro Paulo. Para ele, a Seccional mato-grossense precisa estar sempre aberta a ouvir, debater e criar medidas que garantam equidade também dentro da advocacia.

“Inclusão é conscientização. É ouvir, colocar-se no lugar do outro e permitir que cada um possa contribuir da melhor forma, com as suas experiências. Essa proposta vai auxiliar outros advogados e advogadas, que enfrentam as mesmas dificuldades da Drª Franciele, e assegurar a participação nas discussões sobre o tema em diversas esferas da política. Agradeço a ela por nos abrir os olhos para essa questão”, argumenta Pedro Paulo.

A advogada recebeu o diagnóstico há pouco mais de um ano, mas relata que desde antes tem enfrentado muitas dificuldades. Segundo ela, a principal é o julgamento preconceituoso que, muitas vezes, classifica essas pessoas como incapazes. Ainda conforme Franciele, dentro da própria OAB há esses obstáculos, principalmente quando se procura amparo para o desenvolvimento tranquilo da profissão.

“A gente precisa incluir para igualar essas classes. Tem muita gente que pergunta ‘cadê a OAB?’. A OAB, infelizmente, parece que tem medo de dar a cara a tapa em relação aos direitos que são nossos. O Pedro Paulo deu atenção a essa proposta não com teor político, mas com teor de acolhimento, no sentido de propor a mudança dessa realidade que temos hoje. Estávamos esquecidos e agora estamos sendo ouvidos”, afirma Franciele Rahmeier.

A chapa liderada por Pedro Paulo tem como vice-presidente a Drª Luciana Castrequini, como secretário-geral o Drº Daniel Paulo Maia Teixeira, a secretária-adjunta Drª Adriana Cardoso Sales de Oliveira e como tesoureiro o Drº Rodolpho Augusto Souza Vasconcellos Dias. O grupo, formado ainda por conselheiros titulares e suplentes, reúne membros da Capital e também de subseções do interior.

 

Fonte: ELEIÇÕES OAB MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora