Foi no dia 25 de maio, mas do ano de 1963, em Adis Abeba, na Etiópia, que foi criada a Organização da Unidade Africana (OUA). Sucedida pela União Africana, que atualmente reúne os 55 países do continente, a criação da OUA foi o marco para as Nações Unidas instituírem, em 25 de maio, o Dia da África. Por isso, o Hoje é Dia desta semana começa com este episódio do Nossa África, que foi ao ar na TV Brasil, que explica por que a África é chamada de berço da humanidade: o programa passa pela Etiópia, Quênia, África do Sul e Egito e mostra onde e como o homem começou a caminhar, descobriu o fogo e iniciou sua longa marcha rumo aos tempos modernos:
No Brasil, 25 de maio é o Dia Nacional da Adoção. De acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que é responsável pelo Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA), mais de quatro mil crianças e adolescentes, em todo o país, esperam por uma família. O Programa Especial, da TV Brasil, tratou da adoção de crianças com deficiência, e explicou o passo a passo para se adotar uma criança ou adolescente no país – especialmente se o adotante tiver alguma necessidade especial:
Nações e povos do Brasil
Neste domingo (21) é celebrado o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, data estabelecida pela Unesco para falar sobre a diversidade dos povos de todo o planeta. Em 2013, o Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, mergulhou na riqueza das culturas de outros países, como Alemanha, Portugal, Ucrânia, Japão e países árabes, sem sair do país: são as muitas nações do Brasil:
Falando ainda sobre tradição e cultura, em 24 de maio celebra-se o Dia Nacional dos Ciganos – em reverência à contribuição dos ciganos na formação da história e identidade cultural do Brasil. O episódio Ciganos: “Minha pátria é onde estão meus pés”, do Caminhos da Reportagem, mostrou como vivem os ciganos que estão no país, e tratou de questões como os costumes e mitos dos povos ciganos, problemas sociais, preconceito e marginalização que as comunidades enfrentam:
Também na quinta-feira (24), o calendário marca o dia nacional de uma das bebidas mais apreciadas pelos brasileiros: o café. O Brasil é o segundo maior consumidor de café do mundo (atrás apenas dos Estados Unidos) e o maior produtor do grão no planeta. O Caminhos da Reportagem foi até a Mantiqueira saber o que faz um café ser considerado especial, e como esta região do sul de Minas virou referência na produção desses grãos selecionados:
A floresta mais antiga da América do Sul
Fechando a semana, no sábado (27) é o Dia Nacional da Mata Atlântica – uma das florestas com maior diversidade de espécies em todo o planeta: são cerca de 20 mil tipos de plantas diferentes – muitas, que só existem por lá. Este bioma, que está presente em 15% do território nacional, passa por 17 estados e serviu de berço para o país, rendeu um dos episódios da série Nossos Biomas, que foi ao ar pela TV Brasil e está disponível no TV Brasil Play:
O TV Brasil Play também apresenta a série documental Mata Viva – Ciência e Aventura na Mata Atlântica, que acompanha as expedições de estudiosos em busca de descobertas científicas em uma reserva de mata conservada. São oito episódios, que contam desde os dias e as noites que duraram uma campanha de captura de onça pintada, até a fauna invisível e as vidas subaquáticas da Mata Atlântica (confira a relação completa de episódios).
Confira a lista semanal* do Hoje é Dia com datas, fatos históricos e feriados:
21 a 27 de maio de 2023
21
Morte do astrônomo e matemático polonês Nicolau Copérnico (480 anos) – desenvolvedor da teoria heliocêntrica do sistema solar
Início da greve dos caminhoneiros (5 anos) – durou dez dias e paralisou serviços, como fornecimento de combustíveis e distribuição de alimentos e insumos médicos
Nascimento do ator pernambucano Germano Haiut (85 anos)
24
Dia Nacional dos Ciganos – data instituída em 2006, por meio de decreto em reconhecimento à contribuição dos ciganos na formação da história e da identidade cultural brasileira
Dia da África – neste dia, em 1963, foi criada a Organização de Unidade Africana (OUA), na Etiópia, com o objetivo de defender e emancipar o continente africano
26
Morte do ator fluminense Carlos Eduardo Dolabella (20 anos)
Morte do cineasta, produtor e ator norte-americano Sydney Pollack (15 anos)
Nascimento do cantor, empresário, ator de rádio, cinema e televisão brasileira uberabense Ayres Campos (100 anos)
Dia Nacional de Combate ao Glaucoma– criado no Brasil, conforme Lei n° 10.456, de 13 de maio de 2002, para alertar sobre essa doença silenciosa
27
Nascimento do professor e médico paulista Zeferino Vaz (115 anos) – conduziu a construção, estabelecimento e desenvolvimento da Universidade Estadual de Campinas, localizada em Campinas, em São Paulo, durante as décadas de 1960 e 1970
Dia Nacional da Mata Atlântica
*As datas são selecionadas pela equipe de pesquisadores do Projeto Efemérides, da Gerência de Acervo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que traz temas relacionados à cultura, história, ciência e personalidades, sempre ressaltando marcos nacionais e regionais. A Gerência de Acervo também atende aos pedidos de pesquisa do público externo. Basta enviar um e-mail para centraldepesquisas@ebc.com.br.
Uma das propostas da Chapa 2 – “Nova OAB” para fortalecer a inclusão dentro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) é a criação de uma Comissão de Inclusão e Acessibilidade. De acordo com o candidato à presidência Pedro Paulo, o projeto visa garantir que advogados e advogadas que enfrentam dificuldades por conta de alguma deficiência encontrem portas abertas e todo suporte necessário dentro da entidade.
A ideia da implantação da comissão surgiu após sugestão da advogada Franciele Rahmeier, diagnosticada com transtorno do espectro autista. A jurista, que é candidata à secretária-geral da subseção de Primavera do Leste, declarou seu apoio a Pedro Paulo. Para ele, a Seccional mato-grossense precisa estar sempre aberta a ouvir, debater e criar medidas que garantam equidade também dentro da advocacia.
“Inclusão é conscientização. É ouvir, colocar-se no lugar do outro e permitir que cada um possa contribuir da melhor forma, com as suas experiências. Essa proposta vai auxiliar outros advogados e advogadas, que enfrentam as mesmas dificuldades da Drª Franciele, e assegurar a participação nas discussões sobre o tema em diversas esferas da política. Agradeço a ela por nos abrir os olhos para essa questão”, argumenta Pedro Paulo.
A advogada recebeu o diagnóstico há pouco mais de um ano, mas relata que desde antes tem enfrentado muitas dificuldades. Segundo ela, a principal é o julgamento preconceituoso que, muitas vezes, classifica essas pessoas como incapazes. Ainda conforme Franciele, dentro da própria OAB há esses obstáculos, principalmente quando se procura amparo para o desenvolvimento tranquilo da profissão.
“A gente precisa incluir para igualar essas classes. Tem muita gente que pergunta ‘cadê a OAB?’. A OAB, infelizmente, parece que tem medo de dar a cara a tapa em relação aos direitos que são nossos. O Pedro Paulo deu atenção a essa proposta não com teor político, mas com teor de acolhimento, no sentido de propor a mudança dessa realidade que temos hoje. Estávamos esquecidos e agora estamos sendo ouvidos”, afirma Franciele Rahmeier.
A chapa liderada por Pedro Paulo tem como vice-presidente a Drª Luciana Castrequini, como secretário-geral o Drº Daniel Paulo Maia Teixeira, a secretária-adjunta Drª Adriana Cardoso Sales de Oliveira e como tesoureiro o Drº Rodolpho Augusto Souza Vasconcellos Dias. O grupo, formado ainda por conselheiros titulares e suplentes, reúne membros da Capital e também de subseções do interior.