Connect with us

BRASIL

Hoje é Dia: datas dedicadas ao Livro, à Caatinga e à Dança se destacam

Publicado

em

A semana entre os dias 23 e 29 de abril é recheada de datas que ajudam a celebrar e conscientizar as pessoas. Este domingo (23) é marcado pelo Dia Mundial do Livro e do Direito Autoral. A data surgiu em homenagem a dois nomes da literatura mundial: Miguel de Cervantes e William Shakespeare. No ano passado, o Repórter Brasil, da  TV Brasil, falou sobre a data:

23 de abril também é o Dia Mundial dos Escoteiros (uma homenagem a São Jorge, padroeiro dos escoteiros) e o Dia Nacional do Choro. Em 2016, o Repórter Brasil fez uma matéria sobre a data, uma homenagem ao dia do nascimento de Pixinguinha.

O dia 27 de abril tem duas datas que jogam luz sobre duas profissões importantes na sociedade: o designer gráfico e a empregada doméstica. O Dia Nacional da Empregada Doméstica é uma homenagem a Santa Zita (padroeira das empregadas domésticas) e serve para lembrar a luta pelos direitos da classe. Em 2012, o Caminhos da Reportagem fez um episódio especial sobre essa categoria.

O dia 28 é marcado por três efemérides. Uma delas é o Dia Mundial da Educação, que destaca a importância do conhecimento na transformação social. A data também é o Dia Nacional da Caatinga (um bioma exclusivamente brasileiro, conhecido por sua diversidade de fauna e flora, que ocupa 11% do território nacional). A série Nossos Biomas falou sobre a Caatinga no ano passado:

O 28 de abril é, ainda, o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho. A data busca sensibilizar a sociedade sobre a importância da prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. A efeméride centraliza o movimento “Abril Verde”, que ocorre durante todo o mês e foi tema desta matéria da Radioagência Nacional.

Para fechar a semana, o dia 29 de abril é o Dia Internacional da Dança. A data foi instituída em 1982 pela Unesco e visa promover esta forma de arte em todo o mundo. A Radioagência Nacional e o Sem Censura, da TV Brasil, já fizeram conteúdos especiais sobre a data.

Confira a lista semanal* do Hoje é Dia com datas, fatos históricos e feriados:

23 a 29 de abril de 2023
23

Nascimento do físico alemão Max Planck (165 anos) – criador da teoria da física quântica

Nascimento do sambista mineiro Geraldo Pereira (105 anos) – foi um dos principais expoentes do samba sincopado, que influenciou a bossa nova. O filme O Rei do Samba, lançado em 1998, conta sua história. A obra é dirigida por José Sette, e com Gérson Rosa no papel de Geraldo Pereira

Dia Mundial do Livro e do Direito Autoral – nesta data, no ano de 1616, morreram Miguel de Cervantes, William Shakespeare e Garcilaso de la Vega

Dia Mundial dos Escoteiros

Dia Nacional do Choro

24

Nascimento do cantor argentino Carlos Galhardo (110 anos) – um dos principais cantores da Era do Rádio, passou por várias emissoras de rádio do Rio de Janeiro, tais como Mayrink Veiga, Rádio Clube, Philips, Sociedade, Cruzeiro, Cajuti, Tupi, Nacional e Mundial

25

Dia Mundial da Malária – comemoração internacional oficializada em maio de 2007 pela 60ª sessão da Assembleia Mundial da Saúde da OMS

26

Nascimento do pintor francês Eugène Delacroix (225 anos) – é considerado o mais importante representante do romantismo francês

27

Dia Mundial do Design Gráfico

Dia da Empregada Doméstica

28

Nascimento do cantor e compositor paulista Arlindo Pinto (55 anos) – considerado um dos mais importantes compositores sertanejos do fim dos anos 1940 e início da década de 1950

Fundação da escola de samba Estação Primeira de Mangueira (95 anos)

Dia Mundial da Educação

Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho

Dia Nacional da Caatinga

29

Getúlio Vargas cria o Conselho Nacional do Petróleo, precursor da Petrobras (85 anos)

Lançamento do filme 2001: Uma odisseia no espaço nos cinemas brasileiros (55 anos)

Dia Internacional da Dança – a Unesco escolheu esse dia por ser a data de nascimento do mestre francês Jean-Georges Noverre, que ultrapassou os princípios gerais norteadores da dança do seu tempo para enfrentar problemas relativos à execução da obra. Sua proposta era atribuir expressividade à dança por meio da pantomima, a simplificação na execução dos passos e a sutileza nos movimentos. Noverre se destaca na história por ter escrito um conjunto de cartas sobre o balé de sua época, Letters sur la danse

*As datas são selecionadas pela equipe de pesquisadores do Projeto Efemérides, da Gerência de Acervo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que traz temas relacionados à cultura, história, ciência e personalidades, sempre ressaltando marcos nacionais e regionais. A Gerência de Acervo também atende aos pedidos de pesquisa do público externo. Basta enviar um e-mail para centraldepesquisas@ebc.com.br.

Fonte: EBC GERAL

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

BRASIL

Pedro Paulo quer políticas para advogados com deficiência

Publicado

em

Por

Uma das propostas da Chapa 2 – “Nova OAB” para fortalecer a inclusão dentro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) é a criação de uma Comissão de Inclusão e Acessibilidade. De acordo com o candidato à presidência Pedro Paulo, o projeto visa garantir que advogados e advogadas que enfrentam dificuldades por conta de alguma deficiência encontrem portas abertas e todo suporte necessário dentro da entidade.

A ideia da implantação da comissão surgiu após sugestão da advogada Franciele Rahmeier, diagnosticada com transtorno do espectro autista. A jurista, que é candidata à secretária-geral da subseção de Primavera do Leste, declarou seu apoio a Pedro Paulo. Para ele, a Seccional mato-grossense precisa estar sempre aberta a ouvir, debater e criar medidas que garantam equidade também dentro da advocacia.

“Inclusão é conscientização. É ouvir, colocar-se no lugar do outro e permitir que cada um possa contribuir da melhor forma, com as suas experiências. Essa proposta vai auxiliar outros advogados e advogadas, que enfrentam as mesmas dificuldades da Drª Franciele, e assegurar a participação nas discussões sobre o tema em diversas esferas da política. Agradeço a ela por nos abrir os olhos para essa questão”, argumenta Pedro Paulo.

A advogada recebeu o diagnóstico há pouco mais de um ano, mas relata que desde antes tem enfrentado muitas dificuldades. Segundo ela, a principal é o julgamento preconceituoso que, muitas vezes, classifica essas pessoas como incapazes. Ainda conforme Franciele, dentro da própria OAB há esses obstáculos, principalmente quando se procura amparo para o desenvolvimento tranquilo da profissão.

“A gente precisa incluir para igualar essas classes. Tem muita gente que pergunta ‘cadê a OAB?’. A OAB, infelizmente, parece que tem medo de dar a cara a tapa em relação aos direitos que são nossos. O Pedro Paulo deu atenção a essa proposta não com teor político, mas com teor de acolhimento, no sentido de propor a mudança dessa realidade que temos hoje. Estávamos esquecidos e agora estamos sendo ouvidos”, afirma Franciele Rahmeier.

A chapa liderada por Pedro Paulo tem como vice-presidente a Drª Luciana Castrequini, como secretário-geral o Drº Daniel Paulo Maia Teixeira, a secretária-adjunta Drª Adriana Cardoso Sales de Oliveira e como tesoureiro o Drº Rodolpho Augusto Souza Vasconcellos Dias. O grupo, formado ainda por conselheiros titulares e suplentes, reúne membros da Capital e também de subseções do interior.

 

Fonte: ELEIÇÕES OAB MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora