Connect with us

Cuiabá

HMC promove 1ª campanha de prevenção contra queimaduras em parceria com o CTQ, que é referência nacional em tratamento de queimados

Publicado

em

A Campanha Junho Seguro foi iniciada na quinta-feira (6), com foco na prevenção de queimaduras, como parte de uma série de iniciativas da Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP), através do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), reiterando o compromisso da gestão Emanuel Pinheiro com a promoção da saúde e segurança da população cuiabana. A escolha desta data para o lançamento da campanha coincide com o Dia Mundial de Prevenção a Queimaduras, celebrado em 6 de junho. Esta é a primeira vez que o município realiza uma campanha tão abrangente sobre o tema, destacando o trabalho realizado no Centro de Tratamento de Queimaduras (CTQ), que é referência estadual e atende pacientes de todo o Mato Grosso.

Atualmente, 16 pacientes estão recebendo tratamento na unidade, sendo que apenas três são residentes de Cuiabá, enquanto os demais residem no interior do estado. O CTQ possui 20 leitos, incluindo 6 leitos de UTI para adultos e 14 leitos de enfermaria. Quatro dos pacientes em tratamento estão na UTI.

O diretor geral do HMC, Giovani Valar, inaugurou o evento e destacou as ações em andamento na unidade, em colaboração com os funcionários, com o objetivo de oferecer à população um serviço mais humanizado.

“Somos hoje uma unidade de referência, até mesmo nacionalmente, e única em todo o estado. Nosso objetivo é reduzir o número desses casos, buscando não apenas prevenir, mas também conscientizar a população em geral”, afirmou o gestor.

A responsável técnica do CTQ, Nayara Quaresma, explicou que o objetivo da campanha é alertar toda a população para a prevenção e evitar outros acidentes, considerando os números expressivos de casos. “O foco da campanha é chamar a atenção da sociedade para o alto número de acidentes domésticos que resultam em queimaduras graves. Somente de janeiro a maio deste ano, já atendemos mais de 400 pacientes no CTQ”, disse a técnica.

Durante a palestra ministrada pelo cirurgião plástico que integra a equipe médica do CTQ do HMC, Dr. Carlos Maranhão, foram abordados o tema, seus parâmetros e possíveis medidas de prevenção. O discurso destacou o aumento absurdo no número de acidentes envolvendo o manuseio de uma churrasqueira conhecida como ‘disco de arado’, inclusive com registros de óbitos.

“Precisamos conscientizar a todos. O uso inadequado desse utensílio coloca muitas pessoas em risco. Estamos considerando até mesmo uma campanha voltada especificamente para este assunto, dada a quantidade de casos e sempre com registros de queimaduras graves”, explicou o profissional.

Programação:

Dia 12/06: das 13h às 15h, na Upa Verdão

Workshop e Palestras com o Dr° Manoel Romulo – Cirurgião Plástico CTQ; Enfermeiros CTQ; Técnicos de enfermagem CTQ; Engenheiros Ambiental e Elétrico HMC.

Dia 19/06: das 13h às 15h, na Upa Leblon

Workshop e Palestras com o Dr° Manoel Romulo – Cirurgião Plástico CTQ; Enfermeiros CTQ; Técnicos de enfermagem CTQ; Engenheiros Ambiental e Elétrico HMC.

Dia 26/06: das 13h às 15h, na Upa Morada do Ouro

Workshop e Palestras com o Dr° Manoel Romulo – Cirurgião Plástico CTQ; Enfermeiros CTQ; Técnicos de enfermagem CTQ; Engenheiros Ambiental e Elétrico HMC.

Dia 03/07: das 13h às 15h, na Upa Pascoal Ramos

Workshop e Palestras com o Dr° Manoel Romulo – Cirurgião Plástico CTQ; Enfermeiros CTQ; Técnicos de enfermagem CTQ; Engenheiros Ambiental e Elétrico HMC.

Dia 06/07: das 17h às 19h, no Parque das Águas

Encerramento da campanha com Stand – HMC/CTQ

Equipe Colaboradores do HMC; Corpo de Bombeiros; Doutores Palhaços.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora