Um helicóptero de resgate foi encontrado na noite do último domingo (10), em uma região montanhosa do Panamá. A aeronave estava com três pessoas a bordo, que trabalhavam em uma missão de resgate e socorro, quando se envolveu em um acidente na região. Ela havia desaparecido por volta das 11h30 da manhã de ontem.
A tripulação do helicóptero era formada pelo capitão Javier Hinestroza (piloto), major Félix Barrera (copiloto) e cabo Héctor Atencio (técnico).
O Serviço Nacional Aeronaval (Senan), do Ministério da Segurança Pública do país, foi o responsável pelas buscas da aeronave e dos tripulantes. O helicóptero é um AW-139, com a matrícula AN-141.
Ela teria desaparecida em uma área entre Punta Rincón e a cidade de Santiago ,em Veraguas, durante uma operação de resgate e socorro para as estações navais do Caribe.
Ao todo, quatro aeronaves foram destinadas para a busca do AW-139, com o objetivo de encontrar o helicóptero e entender o estado da tripulação. As informações são de que ela foi encontrada na zona montanhosa da cordilheira de Coclesito, distrito de Donoso, província de Coclé.
Segundo o Senan: “Devido à dificuldade de acesso ao local do acidente, o estado dos tripulantes é desconhecido e os esforços para chegar ao local do acidente estão sendo esgotados.”
O Serviço ainda informou que montou uma equipe de busca e salvamento, com forças em meio aéreo e terrestre, que estão sendo deslocadas para o local do acidente.
#COMUNICADO | El Servicio Nacional Aeronaval informa, que el helicóptero AN-141 fue encontrado y se prepara una operación para poder llegar hasta el lugar del siniestro y conocer la condición de la tripulación. pic.twitter.com/uIZ822qypB
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.
O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.
De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.
Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.
“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.
O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.
A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.
Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.