Connect with us

BRASIL

Heleno cancela ida à CPI do 8 de janeiro: ‘Não colocar gasolina’

Publicado

em

Augusto Heleno prestaria depoimento na CPI de 8 de janeiro nesta quarta-feira (19)
Marcos Corrêa/PR

Augusto Heleno prestaria depoimento na CPI de 8 de janeiro nesta quarta-feira (19)

O ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), General Augusto Heleno , cancelou sua ida à Comissão Parlamentar de Inquérito ( CPI ) da Câmara Legislativa do Distrito Federal sobre os atos antidemocráticos de 8 de janeiro . O depoimento estava marcado para esta quarta-feira (19).

Em um ofício enviado à Câmara Legislativa, Heleno afirmou que cancelou sua ida para “não colocar mais gasolina” sobre o assunto. Como o ex-ministro do GSI foi apenas convidado para prestar depoimento, ele não era obrigado a comparecer à CPI.

A sessão desta quarta-feira foi cancelada pela presidência da comissão, comandada pelo deputado Chico Vigilante (PT). Ele informou não haver tempo hábil para o agendamento de outro depoimento.

O iG questionou o parlamentar sobre a possibilidade de refazer o convite ao general ou a possibilidade de convocar Augusto Heleno para depor. A reportagem ainda não obteve resposta.

A Câmara Legislativa apura os atos antidemocráticos de 8 de janeiro, que provocou a depredação dos prédios do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal (STF). Os parlamentares investigam a participação de policiais militares e uma possível conivência do governo do DF com os ataques.

Um dos alvos da CPI é o ex-ministro da Justiça Anderson Torres, que está preso na carceragem da Polícia Militar do DF. Na época, Torres era secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, mas estava nos Estados Unidos em férias com a família.

Ataques em Brasília

Os prédios do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal (STF) foram invadidos por bolsonaristas na tarde de 8 de janeiro. Eles protestaram contra a vitória de Lula e o uso das urnas eletrônicas.

No dia anterior, caravanas de bolsonaristas chegaram à Brasília para o ato. O ministro da Justiça, Flávio Dino, chegou a solicitar o uso da Força Nacional para manter a segurança da Praça dos Três Poderes.

No Congresso, os manifestantes vandalizaram o salão verde da Câmara dos Deputados e invadiram o plenário do Senado. Já no Planalto, os suspeitos quebraram portas e tentaram invadir o gabinete presidencial.

Na Suprema Corte, os manifestantes tentaram invadir os gabinetes dos ministros, quebraram as portas dos armários onde ficam as togas, além de quebrar vidraças e vandalizar a fachada do prédio.

Cerca de mil pessoas foram presas e levadas para a carceragem da Polícia Federal na capital. Algumas já foram liberadas por decisões do STF, enquanto outros ainda aguardam o pedido de habeas corpus.

Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.

Fonte: Nacional

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

BRASIL

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Publicado

em

Por

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição
André Braga

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Neste mês de setembro , o Dia Mundial do Daltonismo tem o objetivo de esclarecer alguns pontos envolvendo o distúrbio da visão, como os sinais para identificá-lo ainda na infância. De acordo com a oftalmologista Mayra Melo, o diagnóstico é crucial para garantir o suporte adequado no desenvolvimento escolar e social.

O daltonismo é conhecido como discromatopsia, sendo portanto, alteração na percepção das cores que afeta cerca de 8% dos homens e 0,5% das mulheres no mundo.

“Os pais devem observar sinais como dificuldade em distinguir cores básicas, como vermelho e verde, ou quando a criança troca frequentemente as cores ao desenhar ou colorir”, orienta Mayra.

É comum também que os pais notem uma certa preferência por roupas de cores neutras ou frequência da dificuldade em atividades que envolvam a diferenciação de cores, como jogos e brincadeiras.

“Em muitos casos, a criança pode sentir frustração ou desinteresse em atividades escolares que envolvem cores, o que pode ser erroneamente interpretado como falta de atenção ou interesse”, alerta a especialista.

O diagnóstico é feito por um oftalmologista, utilizando testes específicos como o de Ishihara, que avalia a percepção das cores. Apesar de não haver cura para a condição, o diagnóstico precoce permite que a criança seja orientada e adaptada para lidar melhor.

“O uso de ferramentas adequadas, como material escolar com contrastes fortes e a utilização de óculos ou lentes com filtros especiais, pode fazer toda a diferença no desenvolvimento acadêmico e na autoestima da criança”, afirma.

The post Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora