Connect with us

MUNDO

Hackers norte-coreanos invadem empresa russa que projeta mísseis

Publicado

em

Uma das possíveis áreas de interesse dos hackers norte-coreanos incluiria os combustíveis usados nos armamentos
Reprodução/Twitter

Uma das possíveis áreas de interesse dos hackers norte-coreanos incluiria os combustíveis usados nos armamentos

Hackers da Coreia do Norte acessaram de forma secreta a rede da empresa NPO Mashinostroieniia, que desenvolve foguetes com sede em Reutov, próxima a Moscou. A ação ocorreu no ano passado, em 2022, e durou cinco meses. As informações são da agência Reuters e foram analisadas por especialistas em segurança digital.

Ainda não se sabe se algum dado foi obtido ou quais informações teriam sido visualizadas. Hackers “de elite”, conhecidos como ScarCruft e Lazarus, vinculados ao governo da Coreia do Norte, participaram da invasão. Meses após o ataque cibernético, representantes norte-coreanos anunciaram melhorias no seu próprio sistema de mísseis balísticos.

O caso veio à tona poucos dias após o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, receber o chefe russo da Defesa, Serguei Choigu, para as celebrações do 70º aniversário do fim da Guerra da Coreia (1950-1953). Especialistas apontam que o incidente mostra como a Coreia do Norte visa até mesmo aliados, como a Rússia.


A empresa invadida foi pioneira no desenvolvimento de mísseis hipersônicos. Nos últimos anos, a Coreia do Norte trabalhou na elaboração de mísseis que pudessem atingir o território dos Estados Unidos.

O regime norte-coreano justificou o teste do dia 12 de julho deste ano, com o lançamento de um projétil Hwasong-18, que a crise de segurança atingiu sua fase mais crítica após a Guerra Fria. Kim Jong-un, que supervisionou pessoalmente o lançamento, afirmou que o país tomará medidas cada vez mais fortes para se proteger, enquanto os EUA e seus aliados não abandonarem o que chamou de “políticas hostis”.

Fonte: Internacional

Continue Lendo

MUNDO

Putin confirma encontro com Xi Jinping na Rússia em outubro

Publicado

em

Por

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho
Sputnik

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho


O presidente da Rússia, Vladimir Putin,  confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.

O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.

De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.

Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.

“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.

O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.

A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.

Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do  nosso canal no WhatsApp e da  nossa comunidade no Facebook.

Fonte: Internacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora