O Seminário Nacional de Participação e Adesão ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), organizado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, foi realizado em Brasília, esta semana. O evento contou com a participação de representantes de 163 municípios brasileiros, inclusive do Comandante Geral da Guarda Civil Municipal de Sinop, Benhur Carvalho.
“O programa tem como objetivo articular ações de segurança pública para prevenir, reprimir e controlar a criminalidade nesses municípios que concentram 50% das mortes violentas intencionais e tem como os focos prioritários os jovens e adolescentes que estão egressos no sistema prisional, famílias expostas a violência urbana, vítimas da criminalidade, mulheres em situação de violência, combate ao crime organizado, combate ao racismo e tem como meta reduzir essa taxa nacional de homicídios e lesão corporal até 2030”, destacou Benhur.
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, e a coordenadora do Pronasci, Tamires Sampaio, também participaram do seminário e assinaram o termo de adesão dos municípios ao programa. “O prefeito Roberto Dorner está de parabéns pela iniciativa de investir e melhorar nossa segurança pública em Sinop, procurando fazer de nosso município um exemplo em educação e segurança”, acrescentou o comandante.
O Pronasci tem uma perspectiva de política transversal para garantia de direitos básicos como educação, cultura e moradia, importantes ferramentas de prevenção à criminalidade. “Nesse evento discutimos o papel do município na prevenção à violência, os fatores de risco e as ações de prevenção às violências. É muito importante para Sinop, podemos estar com diversas autoridades do país e discutimos os papéis dos municípios”, completou.
O Seminário também contou com oficinas com representantes municipais para discutir prioridades e estruturas necessárias à implementação do Pronasci 2 nas cidades.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT