Connect with us

Lucas do Rio Verde

Guarda Civil Armada de Lucas do Rio Verde é referência em Mato Grosso

Publicado

em

A primeira Guarda Civil Armada no estado de Mato Grosso, com autorização da Polícia Federal, tem servido de referência para diversos municípios que têm a intenção de implantar o modelo. Municípios como Sinop, Sorriso e Colíder já estiveram visitando Lucas do Rio Verde para conhecerem de perto o funcionamento e os trâmites necessários para o processo de implantação da guarda armada.

“Para nós é um orgulho ter essa conquista toda, e isso se deve a um time que trabalhou para implantar a GCM Armada, devidamente autorizada pela PF. Depois de todo o processo, hoje a guarda está aí, servindo a sociedade com muito mais robustez, com muito mais treinamento e capacitação e, obviamente, armada, que dá muito mais impacto positivo frente as demandas que tem na cidade. Para nós é um orgulho ver a nossa guarda servindo de referência no estado”, disse o prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz.

Na última sexta-feira (19), o prefeito Miguel Vaz e o secretário municipal de Segurança Pública, coronel Marcos Vieira da Cunha, receberam o prefeito de Colíder, Hemerson Máximo (Maninho), o presidente da Câmara Municipal de Colíder, vereador José Moreira e os vereadores Alencar Pereira, Euler Borges, Carlos Martins, Maria Helena e Adriano Santos, além do comandante da Guarda Civil de Colíder, Diego Roberto dos Santos.

“Primeiramente, quero agradecer a receptividade aqui no município pelo prefeito Miguel, pelo vice-prefeito Márcio, também pelo secretário de segurança, coronel Cunha e os demais aqui da Guarda Civil Municipal. Nós temos lá a guarda, que foi criada em 2005, transformamos ela em 2022, 2023, em Guarda Municipal. Agora, viemos buscar aqui o aprimoramento, e Lucas é essa referência na Guarda Municipal Armada, para poder dar mais segurança para a população. Queremos levar esse bom exemplo para Colíder que, em breve, também estará tendo esse grande trabalho na segurança pública, ressaltou o prefeito de Colíder, Maninho.

O presidente do parlamento de Colíder também participou e enalteceu a Guarda Civil Municipal de Lucas do Rio Verde.

“Nós tivemos a informação de que Lucas do Rio Verde é o modelo hoje a ser seguido na Guarda Civil Municipal. Outros municípios também estão buscando em Lucas esse modelo, uma referência hoje a nível de estado. E nós sabemos que, para armar a guarda e realmente ela começar a trabalhar, precisa de além dos investimentos, a capacitação. Então a gente quer buscar em Lucas do Rio Verde esse apoio técnico para a implantação da Guarda Municipal Armada em Colíder”, disse o presidente da Câmara Municipal de Colíder, vereador José Moreira.

A GCM de Lucas do Rio Verde também já recebeu a visita da guarda de Sinop. Lá, a implantação está avançando. “Aqui em Sinop agora foi aprovada corregedoria e a ouvidoria da Guarda Municipal. Foi trocada a Secretaria que era de Trânsito e Transporte Urbano para Secretaria de Segurança e Trânsito. Então, nós já estamos com todos os armamentos. Estamos aguardando para o mês de junho, julho, uma empresa para dar o curso de formação teórico, que é obrigatório. Depois disso, a gente parte para o treinamento de tiro, que aí nós temos a cidade de Lucas como referência em cima disso. Já temos uma previsão para a construção de uma sede própria. Estamos aguardando o processo licitatório para que uma empresa assuma e construa a nossa base operacional. Também estamos esperando a abertura de um concurso público”, disse o comandante da GCM de Sinop, Benhur Carvalho.

GCM Armada de Lucas do Rio Verde

Em Lucas do Rio Verde o processo de reestruturação da Guarda Civil Municipal, criada em 1999, contou com a aprovação de um projeto de lei, regulamentado pela Lei n° 222/2022, elaborado pela atual Administração Municipal, por meio das secretarias de Segurança Pública e de Governo e Administração.

Após um longo processo de capacitação e treinamento em 2022, a Guarda Civil Municipal – GCM, recebeu em 2023 o armamento necessário para atuar integrada as forças de segurança de Lucas do Rio Verde. A entrega das armas aconteceu após a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Polícia Federal, permitindo que a GCM de Lucas do Rio Verde atue de maneira armada, sendo a primeira do estado com autorização da PF. A corporação recebeu ao todo, 60 pistolas PT92, 10 carabinas CT9 calibre 9 mm e quatro espingardas calibre 12 mm.

(Foto: Ascom Prefeitura/Janderson Kavano)

Como mais um capítulo histórico da Guarda Civil Municipal, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Segurança Pública, entregou em 2023 a nova sede da instituição. O prédio, que abrigava o 13º batalhão da Polícia Militar, teve investimento de R$ 461.970,42 na reforma e ampliação do espaço. A readequação do espaço de 528 m² conta com salas de recepção, administrativo, operacional, corregedoria, centro de videomonitoramento, sala de gerenciamento de crise, alojamento, cozinha e refeitório. Além disso, conta com a sala Maria da Penha, que atende as ocorrências das vítimas de violência doméstica no município, que são acompanhadas pela GCM, através do Botão do Pânico.

Comandada atualmente por Jota Lima, o efetivo da GCM no município é formado por 37 guardas civis municipais. Com a finalização do concurso público em andamento, 30 candidatos serão chamados de imediato, no prazo de 90 dias após a finalização do curso de formação. Os outros candidatos ficarão no cadastro reserva. Ao todo 55 candidatos estão em fase de formação.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo

Lucas do Rio Verde

Mais de 470 animais foram microchipados em Lucas do Rio Verde

Publicado

em

Por

Desde setembro deste ano, mais de 470 animais já foram microchipados em Lucas do Rio Verde. O serviço oferecido gratuitamente para cães e gatos atendidos na Unidade Permanente de Castração – UPC, passa a ser ofertado a toda cidade.

O pequeno dispositivo de identificação eletrônica é implantado sob a pele e é praticamente indolor, como se fosse uma vacina. O chip permite que o tutor seja localizado em caso de perda ou abandono.

“Mais um passo importante estamos dando nessa nobre frente que é a causa animal. A microchipagem eh uma ferramenta fundamental para avançarmos na luta contra o abandono, além de outros benefícios, como a redução de pets perdidos e informações do animal”, explicou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palis.

A microchipagem passou a ser obrigatória em Lucas do Rio Verde, por meio da Lei nº 3.716, de setembro de 2024 e tem como slogan de campanha “Cuidado Inteligente”. O chip implantado no cão ou gato, contém informações como o telefone de contato do tutor e endereço, além da raça do pet, nome, idade e se ele tem algum tipo de doença ou usa medicação específica (em caso de doença).

Inicialmente a UPC estava realizando a microchipagem nos cães e gatos que já estavam agendados para a castração na unidade. Desde a abertura da UPC, o número de animais já castrados pela Prefeitura chega a mais de 3.290 cães e gatos, entre fêmeas e machos.

Cadastro para microchipagem
Inicialmente, apenas os cães e gatos da UPC estão sendo atendidos. A partir do dia 22 de novembro, a ação será estendida para todas as pessoas, mediante ao cadastro prévio. O atendimento será toda sexta-feira, na UPC.

Para tanto é necessário realizar um cadastramento no seguinte endereço eletrônico: https://www.animalltag.net/

O cadastramento é simples e contém dados sobre o tutor, o animal e foto do cão ou gato.

Mais informações ou dúvidas entre em contato no 65 3549 -7197 ou 3549 -7172.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora