Connect with us

Diamantino

Grupo Viver Legal retornam as atividades

Publicado

em

Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, deu início as atividades do Grupo Viver Legal nesta terça-feira (27.02). Ao todo, são mais de 100 idosos que participam do grupo em diversas oficinas.

Com início às 13 horas e término previsto para às 16 horas as oficinas deste ano serão realizadas as terças-feiras no Centro de Eventos Juarez de Abreu e as quintas-feiras no Mini Centro Olímpico Darcy Capistrano com a participação de todos os idosos em ambos os locais.

O coordenador do Grupo Viver Legal, Lucas Gabriel De Melo, faz um pedido à população: “Caso tenha um idoso(a) em sua família, que esteja sem uma atividade ou momentos de lazer, traga-os aqui para o centro de eventos, que faremos a inscrição dele(a) para poderem participar desse programa que foi desenvolvido especialmente para eles.”

Dona Maria Alencar expressou emocionada como se sente ao fazer parte desse grande grupo.

“Fico ansiosa quando entro de férias, porque aqui é a minha casa, a nossa casa, aqui a gente se sente bem e faz o que a gente gosta, abraçar os amigos, eu já estava com saudades. Estou aqui desde o começo, e falo a verdade: quem não vem, está perdendo.”

Conforme a pasta, aqueles idosos que não possuem meio de transporte, poderão entrar em contato com o centro de eventos, que através do município e com apoio da Secretária de Educação disponibilizará o meio de condução.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo

Diamantino

Diamantino articula o desenvolvimento de um novo protocolo na saúde

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, participou na quarta-feira, 30 de outubro, do encontro com o Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT) em Cuiabá-MT.

De acordo com o secretário de Saúde, Itamar Bonfim, o encontro teve como tema central a elaboração do “Protocolo de Prescrição de Medicamentos e Solicitação de Exames por Enfermeiro na Atenção Primária”.

“A iniciativa é inédita em nosso município e se tornará um projeto piloto a nível de Estado, com o objetivo de estabelecer diretrizes para a prescrição de medicamentos e solicitação de exames a serem realizados por enfermeiros na APS.”

Segundo a coordenadora da Atenção Primária, Bárbara Barroso, a Atenção Primária à Saúde (APS) é o primeiro nível de atendimento no sistema de saúde e como porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), a APS é crucial para a comunicação com toda a Rede de Atenção à Saúde.

Bárbara Barroso ainda destacou a importância do novo protocolo e o apoio das equipes para a realização do mesmo.

“Pela primeira vez, em 28 anos, graças ao apoio do Secretário de Saúde Itamar Bonfim e ao empenho dos próprios enfermeiros da APS, estamos tornando institucional esse tipo de protocolo na APS.”

Ela ainda completou: “Dessa forma o profissional enfermeiro seja respaldado e ganhe mais autonomia diante das suas atribuições e a população possa ter mais acesso aos serviços de saúde de acordo com a agenda de cada ESF.”

Ainda segundo a Secretária Municipal de Saúde, a comissão composta por servidores da pasta está à frente da elaboração do projeto e conta com a parceria da Universidade do Estado de Mato Grosso – Campus Diamantino (UNEMAT) e do Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT).

O Conselho Regional de Enfermagem do Mato Grosso destacou que “O desenvolvimento do protocolo representa um avanço importante para a enfermagem em Mato Grosso, oferecendo uma base de suporte contínuo e orientação para que os enfermeiros desempenhem suas atividades de forma ainda mais eficazes.”

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora