Connect with us

Diamantino

Grupo Viver Legal de Diamantino comemora 23 anos de história com passeio inesquecível

Publicado

em

A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, em comemoração aos 23 anos do Grupo Viver Legal, realizou o passeio “Viagem Legal” na última quinta-feira (31.08) para o parque aquático em Nova Mutum. A ação faz parte da programação dos 295 anos do município e buscou proporcionar uma atividade de lazer em valorização aos idosos participantes do grupo.

Também atendidos pela Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, além dos idosos do Grupo Viver Legal também estiveram presentes os pequenos do Projeto Criança Protagonista. Ao todo 180 pessoas entre idosos e crianças aproveitaram o dia especial.

O secretário da pasta, Gilson da Silva, que é formado em pedagogia e que atua no setor público com ampla experiência na área social, falou sobre o objetivo e a importância de realizar ações diferenciadas que incentivem a inclusão cultural e social para pessoas em situação de vulnerabilidade.

“Temos a responsabilidade de promover ações que integrem a socialização, humanização e o lazer de forma positiva na vida de pessoas que estejam em situação de vulnerabilidade social. É através desse olhar da gestão que buscamos oferecer atividades e serviços com foco na melhoria da qualidade de vida de nossos munícipes.”

O coordenador do Grupo Viver Legal, Lucas Gabriel, revelou como o cuidado com cada detalhe foi essencial para que toda a experiência se tornasse inesquecível para os idosos.

“Pensando no conforto de nossos idosos, alugamos três ônibus de viagem climatizados, com leitos e assentos acessíveis e confortáveis. Para o bem-estar de todos os participantes, disponibilizamos café da manhã, almoço e lanche da tarde, além de realizar atividades como exercícios físicos. Tudo integrado ao ambiente escolhido, as ações também contaram com equipamento adequado como espaguete flutuador, prancha para natação e colchonetes. Nossos idosos puderam contemplar a natureza em volta.”

Lucas Gabriel também comentou sobre a participação das crianças na “Viagem Legal”.

“Para que esse momento fosse possível também as crianças, a Prefeitura de Diamantino juntamente com o Parque das Águas firmaram uma parceria onde recebemos uma doação de 40 entradas e com o apoio da Secretaria de Esportes e Lazer levamos nossas crianças no ônibus dos atletas.”

Participante há 9 anos do Grupo Viver Legal, Mateus Beia, de 82 anos, compartilhou a emoção de ter vivenciado o dia de lazer e a importância que o grupo tem em sua vida.

“Sou viúvo há 32 anos e o Grupo Viver Legal é onde interajo socialmente, tenho amizades e saio, gosto muito dos meus professores e dos meus colegas. Aprecio muito o cuidado que a gestão teve em providenciar ônibus e pude aproveitar e me divertir durante todo o passeio com segurança.”

Maria Adalgisa Meira, de 54 anos, integrante do Grupo Viver Legal há mais 5 anos, comentou sobre a relevância da ação para o grupo e agradeceu a realização de momentos como este.

“Agradeço ao nosso coordenador do grupo e as equipes por organizar tudo com muito carinho para o dia de hoje. Com muito amor agradeço ao nosso prefeito, Dr. Manoel Loureiro, por proporcionar esse dia de lazer a nós do grupo. Estávamos precisando de um momento como este.”

Paolla Rodrigues, de 9 anos, que participa do projeto Criança Protagonista há 8 meses, contou sua experiência de ter participado da ação “Viagem Legal”.

“Eu gostei muito de ter ido ao parque aquático, de nadar na piscina e no tobogã. É muito bom viver isso. Nos dias de hoje, muitas crianças podem não ter condições de vivenciar um dia como esse, de diversão e de lazer, mas através desse projeto tudo é possível.”

A voluntária, Louise Godoes, chefe do tributos da Secretaria Municipal de Fazenda, compartilhou a experiência em poder ajudar na ação e destacou o cuidado que a equipe teve para organizar os monitores e demais pessoal de apoio.

“É muito gratificante poder servir e acompanhar nossos idosos, ver a alegria em cada um. Todo o cuidado foi tomado, desde o início da viagem. Da locomoção, monitor para cuidar dos idosos e também profissionais de saúde.”

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo

Diamantino

Saúde de Diamantino é uma das três do Brasil contempladas pelo PIE

Publicado

em

Por

Uma equipe do Hospital Sírio Libanês deu início, na manhã desta segunda-feira (18-11), a implementação do projeto de Apoio à Institucionalização de Políticas Informadas por Evidências – PIE no SUS em Diamantino. A Secretaria de Saúde do município foi uma das três do Brasil contempladas pelo projeto entre 80 municípios inscritos, sendo a única de Mato Grosso.

O titular da pasta, Itamar Bonfim, conta que a reunião dá início a este projeto inédito e de suma importância para Diamantino. “O município seguirá, até 2026, trabalhando ações e projetos baseados e informados por evidência”, disse o secretário, informando ainda que serão indicados 10 profissionais do SUS para receberem capacitação pelo Sírio Libanês.

“O projeto vem para somar, haja visto que a Secretaria Municipal de Saúde de Diamantino trabalha muito com planejamento e esta parceria será um sucesso, sem sombra de dúvida”, completou o gestor.

Fernanda Carrer, especialista de campo do Sírio Libanês no projeto ESPIA e professora da USP, explicou que se trata de um projeto que realizando juntamente com o Ministério da Saúde e que quer promover o uso das melhores evidências disponíveis para formulação de políticas públicas.

“A partir de agora viremos sempre aqui com a equipe do hospital para ajudar a cidade a melhorar ainda mais as políticas públicas de saúde”, pontuou a especialista, ressaltando que o uso de pesquisa, evidências, da ciência, podem ser um grande diferencial na oferta de melhores serviços, de políticas públicas para os cidadãos.

Durante a reunião, Fernanda Carrer enalteceu o alinhamento entre as equipes de transição do atual e do próximo governo municipal. “Isso mostra que estão no caminho certo para dar continuidade às boas práticas e incrementar novas políticas para a cidade.

*Sobre o projeto*

No Brasil, as PIE têm evoluído no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) sob a liderança do Ministério da Saúde, especialmente pela expansão e consolidação da Rede de Políticas Informadas por Evidências (EVIPNet Brasil), institucionalizada em 2010, com o objetivo de apoiar a implementação de mecanismos e ferramentas de Tradução do Conhecimento (TC) para políticas de saúde no Brasil.

EVIPNet Brasil integra-se à EVIPNet Global, liderada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que coordena globalmente a articulação entre os componentes regionais e nacionais da rede.

As Políticas Informadas por Evidências dizem respeito ao uso sistemático, transparente e equitativo das evidências para informar a tomada de decisão e a deliberação pública sobre temas e problemas prioritários de saúde pública, visando a melhores resultados em saúde para a população.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora