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MATO GROSSO

Grupo de Monitoramento promove ação da Justiça Restaurativa com equipe de unidade penal

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O Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo de Mato Grosso (GMF/MT), em parceria com o Núcleo Gestor da Justiça Restaurativa (Nugjur), está promovendo nos dias 10 a 12 de abril um programa de formação em Justiça Restaurativa destinado à equipe que atuará na Central Integrada de Alternativas Penais (CIAP), prevista para ser inaugurada em maio, em Cuiabá.
 
A unidade faz parte do programa Fazendo Justiça, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e vista atender as pessoas que são colocadas em liberdade provisória após passarem por audiência de custódia, para acompanhamento de medidas alternativas à prisão.
 
Conforme explica a juíza responsável pelo eixo Alternativas Penais do GMF, Edna Coutinho, esta unidade irá trabalhar a área psicossocial da pessoa, no intuito de evitar a reincidência de novos crimes. Para isso, haverá uma equipe composta por psicólogas, assistentes sociais, servidores, que farão encaminhamentos para redes de saúde, assistência social, trabalho e emprego, além de parcerias com entidades que auxiliarão em cursos e prestação de serviços.
 
A ideia de preparar a equipe da CIAP nos moldes da Justiça Restaurativa, com o apoio do Nugjur, é trazer esse enfoque diferente do caráter punitivista, para uma visão de acolhimento e acompanhamento.
 
“As pessoas que vão trabalhar na CIAP precisam ter outro enfoque, de enxergar no outro que precisa de um acompanhamento, não na punição. Teremos o trabalho feito em grupos, rodas de conversa e círculos de paz. A Justiça Restaurativa traz esse olhar para o outro, para que a pessoa possa rever seus atos, se conscientizar e, com isso, reavaliar e escolher outros caminhos fora do crime. O enfoque da Justiça Restaurativa é tão importante para o servidor, bem como para com o assistido, com o grupo e com ele mesmo, e entre os próprios servidores”, destaca a magistrada.
 
Ao todo, 25 pessoas estão passando pela capacitação.
 
#Paratodosverem
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.
Descrição de imagem: foto horizontal colorida da equipe no treinamento. Homens e mulheres estão sentados em U em uma sala com piso e paredes brancas. Alguns olham para uma mulher loira que está de costas para a câmera e fala, outros anotam e outros olham para a frente. Eles estão sentados em cadeiras de escritório e há duas janelas à direita.
 
Mylena Petrucelli
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

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MATO GROSSO

Escola da rede estadual cria projeto de recuperação de nascentes em Nova Monte Verde

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A comunidade da Escola Estadual Professora Neide Enara Sima, em Nova Monte Verde (a 944 km de Cuiabá), criou o projeto “Adote uma Nascente – Águas do Futuro” para recuperação das fontes de água de rios e córregos do município.

Criado neste ano, o projeto surgiu de forma interdisciplinar nas matérias eletivas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza com o objetivo de identificar e caracterizar as principais fontes causadoras de impactos ambientais nas nascentes urbanas e rurais do município, em um raio de 10 quilômetros ao redor da escola.

“A escola foi além da identificação das áreas degradadas e da criação de um banco de dados. Com o envolvimento de 60 alunos do ensino fundamental e médio, iniciamos a recuperação da vegetação ciliar em 100% das áreas aderentes ao projeto e já temos mais de 100 mudas de árvores plantadas crescendo de forma vistosa. Ano que vem vamos dobrar essa quantidade”, explicou a coordenadora do projeto, professora Patrícia Inácio Passos.

A professora comentou também que a promoção da consciência ambiental, iniciada por 60 estudantes do projeto, agora atinge os demais 488 alunos da escola. “Nosso objetivo para 2025 é engajar 100% das turmas do ensino médio, além de estender o projeto às salas anexas que ficam fora do perímetro urbano”, completou.

Para iniciar a recuperação ambiental das fontes de água, o projeto baseou-se nas orientações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e no apoio da gestão escolar, da coordenação pedagógica e dos demais professores.

“Me sinto em uma experiência diferente vendo na prática que estamos ajudando a natureza a se recuperar. Estamos deixando um impacto positivo e um bom exemplo. Demonstramos que pequenas atitudes, como a de plantar uma muda de árvore, podem ajudar o meio ambiente a se equilibrar”, disse a estudante Rafaela Rubi Moreira Marcon, de 17 anos.

Já a aluna Lorena Colnaghi Bazani, de 18 anos, avaliou que o projeto a fez “entender melhor como a preservação das nascentes afeta tudo ao nosso redor”.

“Participar do projeto foi uma experiência transformadora. Senti-me privilegiada em fazer parte de uma iniciativa tão importante para o futuro da nossa cidade e do planeta. Plantar cada árvore foi um ato de esperança e um compromisso com a sustentabilidade”, comentou também a estudante Rafaela Rubi Moreira Marcon, de 18 anos.

De acordo com o diretor da escola, professor Valdinei de Oliveira Prado, as iniciativas têm sua importância por promover o protagonismo juvenil na resolução de problemas do meio ambiente, principalmente no contexto da degradação ambiental de nascentes.

“Estamos realizando uma aprendizagem diferenciada que vai estimular as potencialidades dos nossos jovens e crianças, além de contribuir no contexto socioambiental em que vivem”, concluiu.

Fonte: Governo MT – MT

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