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MATO GROSSO

Grupo de Monitoramento do Sistema Carcerário e Unemat oferecem curso de extensão

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O Grupo de Monitoramento do Sistema Carcerário e Socioeducativo (GMF), através da Rede MT Ubuntu de Educação Popular, e a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) abrem inscrição para o preenchimento de 30 vagas para o “Curso de Extensão – Diferença que faz Diferença: preparatório para ingresso em Programas de Pós-graduação” no Brasil ou exterior. Esse projeto é destinado a profissionais do sistema penitenciário e socioeducativo de Mato Grosso.
 
O curso é aberto aos profissionais de quaisquer unidades administrativas, penais e centros socioeducativos vinculados à Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária (Saap) e Secretaria Adjunta de Justiça (Saju) da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp/MT).
 
Os candidatos devem ser graduados nas mais variadas áreas de conhecimento, em Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), ou estarem cursando último ano da graduação.
 
A inscrição deve ser realizada, exclusivamente, mediante envio de e-mail com cópia dos documentos pessoais; identidade com foto, podendo ser a carteira funcional; comprovante de vínculo com o Sistema Penitenciário ou Socioeducativo de Mato Grosso; diploma do curso superior e histórico escolar. Esses dados devem ser encaminhados, até 24 de fevereiro, para o e-mail:formulariosgmf@gmail.com. No assunto da mensagem deve ser colocado em fonte maiúscula a palavra inscrição e o nome completo do candidato, candidata.
 
A avaliação das inscrições vai ser por meio de análise dos documentos enviados dentro do prazo estipulado na carta convite, sendo que as primeiras 30 inscrições com a documentação estipulada no edital vão ser validadas. As aulas vão ocorrer de forma remota entre os meses de abril e outubro de 2023, aos sábados entre 15h e 18h (horário oficial de Brasília).
 
 
Álvaro Marinho
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT

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MATO GROSSO

Escola da rede estadual cria projeto de recuperação de nascentes em Nova Monte Verde

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A comunidade da Escola Estadual Professora Neide Enara Sima, em Nova Monte Verde (a 944 km de Cuiabá), criou o projeto “Adote uma Nascente – Águas do Futuro” para recuperação das fontes de água de rios e córregos do município.

Criado neste ano, o projeto surgiu de forma interdisciplinar nas matérias eletivas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza com o objetivo de identificar e caracterizar as principais fontes causadoras de impactos ambientais nas nascentes urbanas e rurais do município, em um raio de 10 quilômetros ao redor da escola.

“A escola foi além da identificação das áreas degradadas e da criação de um banco de dados. Com o envolvimento de 60 alunos do ensino fundamental e médio, iniciamos a recuperação da vegetação ciliar em 100% das áreas aderentes ao projeto e já temos mais de 100 mudas de árvores plantadas crescendo de forma vistosa. Ano que vem vamos dobrar essa quantidade”, explicou a coordenadora do projeto, professora Patrícia Inácio Passos.

A professora comentou também que a promoção da consciência ambiental, iniciada por 60 estudantes do projeto, agora atinge os demais 488 alunos da escola. “Nosso objetivo para 2025 é engajar 100% das turmas do ensino médio, além de estender o projeto às salas anexas que ficam fora do perímetro urbano”, completou.

Para iniciar a recuperação ambiental das fontes de água, o projeto baseou-se nas orientações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e no apoio da gestão escolar, da coordenação pedagógica e dos demais professores.

“Me sinto em uma experiência diferente vendo na prática que estamos ajudando a natureza a se recuperar. Estamos deixando um impacto positivo e um bom exemplo. Demonstramos que pequenas atitudes, como a de plantar uma muda de árvore, podem ajudar o meio ambiente a se equilibrar”, disse a estudante Rafaela Rubi Moreira Marcon, de 17 anos.

Já a aluna Lorena Colnaghi Bazani, de 18 anos, avaliou que o projeto a fez “entender melhor como a preservação das nascentes afeta tudo ao nosso redor”.

“Participar do projeto foi uma experiência transformadora. Senti-me privilegiada em fazer parte de uma iniciativa tão importante para o futuro da nossa cidade e do planeta. Plantar cada árvore foi um ato de esperança e um compromisso com a sustentabilidade”, comentou também a estudante Rafaela Rubi Moreira Marcon, de 18 anos.

De acordo com o diretor da escola, professor Valdinei de Oliveira Prado, as iniciativas têm sua importância por promover o protagonismo juvenil na resolução de problemas do meio ambiente, principalmente no contexto da degradação ambiental de nascentes.

“Estamos realizando uma aprendizagem diferenciada que vai estimular as potencialidades dos nossos jovens e crianças, além de contribuir no contexto socioambiental em que vivem”, concluiu.

Fonte: Governo MT – MT

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