Com a proposta de desenvolver espaços de escuta, trocas culturais e simbólicas com jovens em conflito com a lei, o Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativa (GMF-MT) desenvolve o Projeto Roda de Conversas nas unidades de internação masculina e feminina de Cuiabá.
O Projeto teve início em no dia 10 de outubro e é realizado em parceria com a Secretaria Adjunta de Justiça (SAJU) e a União das Faculdades Católicas de Mato Grosso (UNIFACC).
O projeto de extensão desenvolve rodas de conversas propondo espaços de escuta, trocas culturais e simbólicas que possibilitam a ressignificação subjetiva dos jovens em conflito com a lei, contribuindo para recuperação e reintegração na sociedade. Além disso, há uma contrapartida fundamental aos extensionistas e estagiários que podem vivenciar a experiência da escuta em face de grupos socialmente vulnerabilizados.
O Projeto inicial tem a duração até 20 de dezembro, podendo dar continuidade nos anos seguintes.
A UNIFACC – integra o “Programa Interinstitucional de Fortalecimento da Política Púbica de acesso à Educação para Jovens e Adultos em Privação de Liberdade e Egressos do Sistema Prisional e Socioeducativo” do GMF/TJMT, que no eixo socioeducativo é coordenado pela Juiza Dra Leilamar Aparecida Rodrigues.
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT