Connect with us

MATO GROSSO

Grupo de Fiscalização Carcerária inspeciona unidades penitenciárias de Água Boa e Nova Xavantina

Publicado

em

O Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo de Mato Grosso (GMF/MT) visitou na terça-feira (17 de outubro) as unidades prisionais dos municípios de Água Boa e Nova Xavantina.
 
A equipe liderada pelo supervisor do GMF, desembargador Orlando de Almeida Perri, percorreu as unidades da Região do Araguaia para verificar as condições estruturais da Penitenciária e Cadeia Pública das respectivas comarcas e garantir o cumprimento digno da pena, com ações de ressocialização, para as pessoas privadas de liberdade (PPL’s) no Estado. A inspeção teve como um dos principais focos a preocupação com a saúde mental dos recuperandos.
 
Além da fiscalização, a viagem teve como objetivo ampliar parcerias com as prefeituras e empresários locais, para a geração de emprego e oferta de cursos profissionalizantes no sistema carcerário de Mato Grosso.
 
Penitenciária Major PM Zuzi Alves da Silva – A unidade prisional conta com 467 pessoas privadas de liberdade. Destas, 235 estudam, 250 fazem remição pela leitura e 67 trabalham intramuro e extramuro. As contratações são intermediadas por termos de cooperação através da Fundação Nova Chance (Funac), com contratos com a Prefeitura de Água Boa e Defensoria Pública do município.
 
Reunião na Prefeitura de Água Boa – Durante a visita ao município, o GMF se reuniu com o prefeito municipal, Dr. Mariano Kolankiewicz, secretários e empresários do município para fomentar a implantação do Escritório Social e a contratação da mão de obra de recuperandos na localidade. Ao fim da reunião, o gestor do Poder Executivo do município assinou o termo de intenção de adesão ao equipamento de abraçamento de egressos e pré-egressos do sistema prisional, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
 
O supervisor do GMF, desembargador Orlando Perri, classifica como muito produtiva a visita à unidade prisional e a reunião com os gestores municipais e empresários. “Estivemos reunidos com a classe empresarial e abrimos a possibilidade da contratação de recuperandos no município. A Prefeitura de Água Boa já contrata a mão de obra de pessoas privadas de liberdade e assinou o termo de intenção para adesão ao Escritório Social, o que foi muito importante.”
 
Para o Prefeito de Água Boa, a instalação do Escritório Social será muito positiva ao município. “Vai organizar a questão das pessoas privadas de liberdade, ajudar por meio de parceria com o Creas, com assistência na rede municipal de saúde, na parte social, psicológica e também para os familiares dessas pessoas. E a questão da empregabilidade, que vai permitir que o comércio de Água Boa faça contratações, inserindo os recuperandos no mercado de trabalho e proporcionando o crescimento da economia no município.”
 
Cadeia Pública Feminina de Nova Xavantina – A unidade prisional do município conta com 30 mulheres privadas de liberdade. Destas, 22 participam de atividades de estudo e 06 iniciam trabalho junto à prefeitura de Nova Xavantina em novembro. A cadeia conta com oficina de costura, onde 06 recuperandas exercem atividades têxteis.
 
Encontro na Prefeitura de Nova Xavantina – A comitiva do GMF esteve reunida na tarde de terça-feira com o prefeito e secretários do município, autoridades do Sistema de Justiça de Nova Xavantina e empresários para viabilizar parcerias entre Poder Judiciário e Executivo na empregabilidade de recuperandos.
 
Entre as pautas da reunião, foi sugerida a possibilidade da assinatura de termos de cooperação com o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Médio Araguaia (CODEMA), que conta com 09 municípios da região.
 
O desembargador Orlando Perri afirma que o encontro foi fundamental para criar oportunidades às pessoas privadas de liberdade. “Em Nova Xavantina, finalizamos o termo com a prefeitura para contratação de recuperandas e vamos aprofundar ainda mais o diálogo com o consórcio de municípios (CODEMA), para gerar mais empregos aos reeducandos do sistema prisional.”
 
De acordo com o prefeito de Nova Xavantina, João Bang, poder ouvir as propostas trazidas pelo GMF, com muitos benefícios à região e ao município, é muito gratificante. “Tenho certeza que logo teremos muitas novidades para as nossas empresas e reeducandas. Nossa parceria não será apenas essas 06 reeducandas que estamos contratando, com certeza contrataremos mais e ajudaremos a dar uma segunda chance a essas pessoas. O desembargador e toda equipe do GMF estão de parabéns pela iniciativa.”
 
#Paratodosverem 
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Imagem 1: desembargador supervisor do GMF percorre os corredores da penitenciária. Imagem 2: supervisor do GMG está no corredor da penitenciária e conversa com os presos. Imagem 3: Supervisor e equipe do GMF em reunião no gabinete do prefeito de Água Boa. Imagem 4: supervisor do GMF e equipe conversam com mulheres na cadeia de Nova Xavantina. Imagem 5: reunião da equipe de GMF com o prefeito de Nova Xavantina.
 
Marco Cappelletti/ Fotos: Alair Ribeiro
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Forças de segurança impedem mais uma invasão de terra em MT; 44ª ação realizada para combater ocupações ilegais

Publicado

em

Por

As forças de segurança de Mato Grosso impediram, neste sábado (09.11), uma invasão de terra em Barão de Melgaço. Essa já é a 44ª ação realizada desde 2023 para impedir ocupação de terras ilegais no Estado.

Conforme informações da Polícia Militar, um grupo de cerca de 30 pessoas quebrou o cadeado da porteira, arrebentou as cercas da fazenda e invadiu o local. Quando a polícia chegou eles já estavam levantando barracas de lona.

Os invasores foram detidos e levados para a delegacia de Santo Antônio do Leverger.

O secretário de Estado de Segurança Pública, César Roveri, lembra que Mato Grosso foi o primeiro Estado a declarar tolerância zero com as invasões de Terras.

“É uma determinação do governador Mauro Mendes, para impedir que os invasores se instalem em propriedades urbanas e rurais aqui no Estado, e assim foi feito. Logo que o boletim de ocorrência foi registrado, a polícia deu início ao atendimento e aplicação do programa tolerância zero à invasão de terras, da mesma forma como já foi feito nos 43 casos anteriores, desde março de 2023”, disse o secretário.

“As forças de segurança no Estado trabalham integradas para impedir as invasões, dando uma resposta rápida ao cidadão, e mantendo a ordem e a segurança pública”, ressaltou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Mendes.

Tolerância Zero

Desde 2023, o Governo de Mato Grosso tem atuado com tolerância zero com as invasões de terras no Estado.

As forças de segurança do Estado atuam de forma integrada para impedir invasões ilegais. A atuação é realizada por agentes da Polícia Militar, Polícia Civil, Politec, unidades especializadas como Rotam e Força Tática, e também o Corpo de Bombeiros, quando necessário.

Monitoramento constante é realizado pela Secretaria Adjunta de Inteligência, da Secretaria de Estado de Segurança Pública, bem como pela Polícia Judiciária Civil (PJC).

A Patrulha Rural, da Polícia Militar, também atua com apoio. Diariamente, os policiais realizam o monitoramento georreferenciado das propriedades rurais e visitam os moradores, buscando estabelecer um diálogo e promover maior proximidade com os cidadãos locais.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora