A Avenida dos Universitários em Sorriso (a 420km de Cuiabá), próximo ao Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), teve a sinalização de trânsito revitalizada a pedido da Comissão Pró-Grêmio Estudantil do IFMT, constituída recentemente por incentivo do Ministério Público de Mato Grosso por meio do projeto Cidadãos com Voz e Vez. Tanto a avenida quanto outras vias próximas ganharam novas placas de sinalização destacando o limite de velocidade dos veículos e também informando a proximidade da unidade escolar. A região ainda deve receber faixa de pedestres, trazendo assim, mais segurança para a população.
A solicitação foi encaminhada ao Poder Público Municipal pelas alunas Isadora Fagundes e Amanda Casagrande e pela professora Daiana Dal Pupo, em nome da Comissão Pró-Grêmio Estudantil do IFMT. A demanda foi recebida pela Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), por intermédio do promotor de Justiça Márcio Florestan Berestinas, responsável pelo projeto Cidadãos com Voz e Vez. “Parabenizamos a todos os envolvidos, primeiro às estudantes, pela atuação proativa, e também ao Município, que prontamente acatou a sugestão”, destacou.
A mobilização das representantes do Instituto Federal foi inspirada pelo MPMT, que em março deste ano levou o projeto Cidadãos com Voz e Vez ao IFMT e à Escola Estadual 13 de Maio e reforçou junto aos estudantes a importância da organização em grêmios estudantis. Na oportunidade, a equipe do projeto explicou como criar o grêmio, entregou kits com orientações e falou sobre a importância dos centros para a democratização da gestão escolar. “Normalmente, a gente só reclama, não vai atrás das coisas e fico muito feliz em ver nossa primeira solicitação já sendo atendida”, destacou Isadora.
Cidadãos com Voz e Vez – O projeto desenvolvido pela 3ª Promotoria de Justiça Cível de Sorriso, desde 2019, tem como objetivo fortalecer a participação popular na gestão pública e o controle social, fazendo com que os moradores de Sorriso sejam protagonistas da construção de um país melhor e mais justo.
(Com informações da Prefeitura de Sorriso)
Foto: Semsep
Fonte: Ministério Público MT – MT